calcular velocidade média para saber quanto tempo percorre

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

calcular velocidade média para saber quanto tempo percorre

Mensagempor cristian » 11 Jan 2012 11:27

Então pra velocidade média bastará somar as velocidade e depois divide?

Eu já tenho a velocidade em km dado pelo sensor de velocidade e através dele calculo quantos metros o carro andou

Agora eu quero saber a velocidade média para saber quanto tempo vai chegar a x km

ex. Vou rodar 50km, aí através da velocidade média quero saber quantos minutos vou chegar a 50km
cristian
Word

Re: calcular velocidade média para saber quanto tempo percor

Mensagempor EvandrPic » 11 Jan 2012 11:57

cristian escreveu:Então pra velocidade média bastará somar as velocidade e depois divide?

Desconsiderar isso aquí.... conforme explicado mais abaixo, pelo André_teprom. No meu exemplo, a média teria que ser ponderada. Houve um raciocínio defeituoso aqui.. :lol:

Acredito que tenha diferença entre velocidade média e média de velocidade.
Média da velocidade é a divisão da soma de todas as velocidades pela quantidade de somas que você fez.
Ex.: (V1 + V2 + V3 + ... + Vn)/n

A velocidade média do percurso me parece que é diferente.
Ex.:
se você andar nas seguintes velocidades durante os tempos a seguir:
30 km/h durante 12 minutos > percorrerá 6 km.
25 km/h durante 24 minutos > percorrerá 10 km.
36 km/h durante 10 minutos > percorrerá 6 km.

A média da velocidade será (30+25+36)/3 = 30,333 km/h
já a velocidade média será a distância percorrida dividida pelo tempo gasto para percorrê-la.
distância percorrida= 22 Km
Tempo = 46 minutos = 0,76666 horas
22/0,7666 = 28,69 km/h

cristian escreveu:Agora eu quero saber a velocidade média para saber quanto tempo vai chegar a x km
ex. Vou rodar 50km, aí através da velocidade média quero saber quantos minutos vou chegar a 50km

Divide a distância que irá percorrer pela velocidade média do percurso.
EX.:
Dist/Vel
percurso de 120 km à uma velocidade média de 30km/h
120/30 = 4 horas
Editado pela última vez por EvandrPic em 11 Jan 2012 21:25, em um total de 1 vez.
EvandrPic
Dword

Mensagempor xultz » 11 Jan 2012 12:28

Velocidade média será sempre Delta t / Delta x
onde Delta t é o tempo que levou do ponto a até o ponto b, e Delta x é a distância do ponto a até o b.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor EvandrPic » 11 Jan 2012 12:31

xultz escreveu:Velocidade média será sempre Delta t / Delta x
onde Delta t é o tempo que levou do ponto a até o ponto b, e Delta x é a distância do ponto a até o b.

o contrário... :lol:

Delta x / Delta t
EvandrPic
Dword

Mensagempor cristian » 11 Jan 2012 13:10

pensei no seguinte

medir a distancia a cada segundo depois multiplicar por 3,6 = km/h

exemplo

1km/h = 0,2777 m/s

entoa se deslocar 27,77m/s x 3,6 = 10km/h de velocidade media

correto ?

mas o velocimetro do carro nao é uma velocidade media 50km/h =

percorrer 50km em 1 hora ? se manter a velocidade ?

entao se eu tirar a media do velocimetro nao vou estar tendo a media da velocidade media ?
cristian
Word

Mensagempor RobL » 11 Jan 2012 15:52

Não inverta a operação do xultz, se não veremos somente as pernas pogando em seu avatar!

Não houve engano ao digitar não, da mesma forma que resistência e condutância o cara em vez de velocidade usou a velutância !

Agora eu quero saber a velocidade média para saber quanto tempo vai chegar a x km

Ficará difícil saber quanto tempo vai levar se a velocidade do auto for variável. O que é possível é fazer sempre uma estimativa da última velocidade média ( e não das médias da velocidade) e projetar esta velocidade para a distância que falta.
Por exemplo, de n em n segundos se refaz o cálculo da velocidade média.
Subtrai da distância total o que já percorreu e projeta, pela distância que falta e a mais atual velocidade média o tempo que falta para chegar ao final.

Nota: A distância percorrida é mais fácil retirar do número de voltas da roda, conhecendo todas as reduções (engrenagens, etc) até chegar aos pulsos gerados. A calibragem incorreta dos pneus dá erro e tração dianteira dá mais erro ainda, dependendo do desarvorado motorista. Freiar bruscamente ou arrancar bruscamente a todo instante dá um errão. Na estrada a coisa melhora.
RobL
Dword

Mensagempor EvandrPic » 11 Jan 2012 16:32

Teoricamente, no velocímetro você teria que ter a velocidade instantânea... Ou seja, velocidade com delta t bem pequeno. Na física seria o delta t tendendo a zero segundos.
Não adianta um velocímetro que indique a velocidade média levando em conta os últimos 3 minutos, por exemplo.
Para velocímetro é bom não ultrapassar 2 segundos de delta t. Acredito que 1 segundo seja um bom delta t.

Corrigindo o teu cálculo:
2,777m/s x 3,6 = 10km/h

É como o Robl disse...
Você tem a cada instante a velocidade instantânea, que é uma velocidade média com delta t bem pequeno. Aí você calcula o tempo que falta pra percorrer a distãncia que você previu só que a cada instante você atualiza o cálculo subtraindo a distancia já percorrida até esse instante e calcula o novo tempo de acordo com a nova velocidade instantânea.

cristian escreveu:pensei no seguinte

medir a distancia a cada segundo depois multiplicar por 3,6 = km/h

exemplo

1km/h = 0,2777 m/s

entoa se deslocar 27,77m/s x 3,6 = 10km/h de velocidade media

correto ?

mas o velocimetro do carro nao é uma velocidade media 50km/h =

percorrer 50km em 1 hora ? se manter a velocidade ?

entao se eu tirar a media do velocimetro nao vou estar tendo a media da velocidade media ?
EvandrPic
Dword

Mensagempor cristian » 11 Jan 2012 18:27

Então é isso que quero, pegar a distância percorrida até agora e subtrair da que falta
e usando o valor da velocidade média atual calcular quanto tempo falta para chegar baseado não velocidade média atual

então a dúvida ainda persiste, como calcular a velocidade média?Atual

1 pegando 10 amostras por segundo e tirando a média?
2 ou pegando a distância percorrida em um seg e transforma em km/h
cristian
Word

Mensagempor pbernardi » 11 Jan 2012 19:51

cristian escreveu:Então é isso que quero, pegar a distância percorrida até agora e subtrair da que falta
e usando o valor da velocidade média atual calcular quanto tempo falta para chegar baseado não velocidade média atual

então a dúvida ainda persiste, como calcular a velocidade média?Atual

1 pegando 10 amostras por segundo e tirando a média?
2 ou pegando a distância percorrida em um seg e transforma em km/h

Cálculo básico: se você fizer a integral da sua função velocidade, você vai ter a distância percorrida. Daí é só dividir pelo tempo.

computacionalmente falando: some n valores de velocidade v1, v2, v3.... vn , em (unidade de distânica)/(unidade de tempo), com amostragem de 1/(unidade de tempo). depois divida tudo por n.

Então, se sua amostragem for 1/10 s, sua velocidade precisará estar no formato (1/10) x m/s.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor andre_luis » 11 Jan 2012 20:54

EvandrPic escreveu:...se você andar nas seguintes velocidades durante os tempos a seguir:

Evandro,

Não creio que haja algum significado físico nesse cálculo, uma vez que a duração de cada amostra foi diferente.
No caso, a média deveria ser ponderada :
Código: Selecionar todos
V = ( 30(12)+25(24)+36(10) ) / ( 12+24+10 ) = 28,69

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor EvandrPic » 11 Jan 2012 21:04

cristian escreveu:Então é isso que quero, pegar a distância percorrida até agora e subtrair da que falta

Ficou meio confuso isso aí hein..

cristian escreveu:então a dúvida ainda persiste, como calcular a velocidade média?Atual

O que você fala de velocidade média acredito que seja a velocidade instantânea, ou seja, aquela que você vê no velocímetro.
Já tem vários tópicos discutindo sobre como calcular essa velocidade instantânea na prática.
Mas vamos dar uma pincelada:
Você tem a frequência de pulsos proporcional à rotação dos pneus:
Por exemplo, 12 pulsos por volta do pneu. Você calcula a circunferência do pneu (2.pi.R), que suponhamos seja 1,2 m pra simplicar o cálculo.
Numa conta simples você sabe que a cada pulso o carro andou 10 cm ou 0,1 m.

Duas formas de calcular a velocidade:
1 - Você conta o tempo entre os pulsos e divide a distância percorrida entre esses pulsos e o tempo que levou na contagem desses pulsos.
V = Dpp/Tp
V: Velocidade
Dppp: Distância percorrida a cada pulso (Fator fixo. Depende só da circunferência do pneu)
Tp: tempo entre um pulso e outro. Ou seja, é isso que você precisará medir (tempo)
Veja que nesse caso a quantidade de pulsos é fixa e você mede o tempo entre os pulsos.
Por exemplo, o tempo entre 1 pulso e outro foi de 25 milisegundos. Então você andou 0,1 m em 0,025. Velocidade é 0,1/0,025 = 4 m/s (14,4 km/h)

2 - Na outra forma de calcular, você conta os pulsos num período de 1 segundo e multiplica por 0,1 metros (fator multiplicativo baseado na circunferência da roda e quantidade de pulsos por volta).
V= Dppp . Qpps
V= Velcidade
Dppp= Distância percorrida por pulso. (Fator fixo. Depende só da circunferência do pneu)
Qpps= quantidade de pulsos por segundo.
Por exemplo, você contou 48 pulsos em 1 segundo. Então temos que a velocidade é igual a 0,1 X 48 = 4,8 m/s (17,28 km/h)

A diferença entre a primeira e a segunda forma de calcular a velocidade é que no primeiro caso você mede o período entre os pulsos e no segundo caso você calcula a frequência dos pulsos.

Observação 1: Você precisa escolher um fator mulplicativo Dppp que facilite o cálculo da velocidade. Eu usei um que facilitou na demonstração mas você pode usar múltiplos. Lembrando que aí terá que levar isso em conta no Tp ou no Qpps tambpem.
Ficaria assim:
Se você usar Dppnp, teríamos Tnp ou Qppns. conforme o modo escolhido para cálculo.
Dppnp = Distância percorrida durante n pulsos.
Tnp = Tempo decorrido entre n pulsos.
Qppns = Quantidade de pulsos por n segundos.

Observação 2: Velocidade média quando o tempo tende a zero (pequeno) é o mesmo que velocidade instantânea. De certa forma, sem preciosismos, podemos dizer que o que temos no velocímetro é a velocidade instantânea (tempo não maior que 1 ou 2 segundos).
EvandrPic
Dword

Mensagempor EvandrPic » 11 Jan 2012 21:07

Muito bem observado André... teria que ser média ponderada.
Desconsiderar isso... :lol:

andre_teprom escreveu:
EvandrPic escreveu:...se você andar nas seguintes velocidades durante os tempos a seguir:

Evandro,

Não creio que haja algum significado físico nesse cálculo, uma vez que a duração de cada amostra foi diferente.
No caso, a média deveria ser ponderada :
Código: Selecionar todos
V = ( 30(12)+25(24)+36(10) ) / ( 12+24+10 ) = 28,69

+++
EvandrPic
Dword

Mensagempor cristian » 13 Jan 2012 09:21

a velocidade media atual , quero dizer

a velocidade media , media ate agora

estou estudadno estes dados de vcs , ainda estou confuso
cristian
Word

Mensagempor MOR_AL » 13 Jan 2012 10:02

1 - Se a sua velocidade for constante e você souber a localização do veículo em apenas um instante, você poderá saber quanto tempo leva
para alcançar uma determinada distância.

2 - Se a sua velocidade variar, você não poderá saber quanto tempo leva para chegar a um determinado ponto (local). A única excessão é se você conhecer a função matemática da velocidade com o tempo.

3 - Conhecendo a velocidade média, você poderá ter apenas uma estimativa do tempo que leva para chegar ao local.

4 - Para conhecer o espaço percorrido, você tem que integrar a função velocidade no tempo.

Calcule a velocidade (em metros por segundo) a cada segundo (como exemplo). Vai somando os valores encontrados. Isso significa que você está calculando metros por segundo vezes UM segundo. Isso dá o resultado em metros. Variável "metros".
A cada 1000 metros alcançados, incremente a variável km (kilômetros percorridos) e subtraia 1000 da variável "metros".
Para saber a velocidade média (VM) você tem que calcular o percurso total e dividir pelo número de segundos que sua medida alcançou.
VM em m/s - A distância percorrida TEM que estar em METROS.
VM em km/h - A distância percorrida TEM que estar em km e o tempo decorrido em horas. Ou seja divida a distância em metros por 1000 e o tempo, em segundos, por 3600 (60 segundos por minuto vezes 60 minutos por hora). Isso significa fazer a conta 1000/3600 = 0,2777.
VM em km/h = 0,2777 vezes VM em m/s.

Bom. Fiz rapidamente. Se estiver alguma coisa errada, me corrijam.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor RobL » 13 Jan 2012 15:58

estou estudadno estes dados de vcs , ainda estou confuso

Em simples palavras :

Quanto tempo falta para chegar?

Pegue a distância que está faltando e divida pela velocidade que está no velocímetro. É só isso, simples assim!!!

Escolha um tempo confortável para atualizar de 1 em 1s 2 em 2 s ou outro qualquer.

O que está acima é o que quer.

Para "enjambrar" , mas não tem utilidade de uso geral, só particular:

Se quisesse estimar o tempo de chegada, pelo comportamento do veículo na estrada, neste caso tomar a distância percorrida e dividir pelo tempo percorrido (até este ponto). Note, neste caso, não usa a velocidade do velocímetro.
Dividir esta velocidade média pela distância que falta. Vai ter o tempo que falta, considerando o comportamento do motorista.
Desta forma se a estrada for dupla, mesmo durante uma ultrapassagem, o tempo que falta para chegar, praticamente não se altera, como durante uma ultrapassagem, no processo usado acima.
Se a estrada tiver metade do percurso, pista simples, sinuosa e na outra metade pista dupla, o tempo que falta pode ser pouco significativo.
RobL
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos