Cap Touch Sense, Chave capacitiva, Capacitive Sensing etc...

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Cap Touch Sense, Chave capacitiva, Capacitive Sensing etc...

Mensagempor Mersin » 14 Dez 2011 14:16

Olá pessoal,

Haja visto a falta de resposta do meu tópico anterior "'Cap Touch Channels' como usá-los?", resolvi então abrir este outro tópico para que os interessados - como eu - em fazer um painel de chaves capacitivas possamos nos ajudar mutuamente.

Então, a intenção é fazer uma implementação de Chave capacitiva que leia atravéz de plástico e vidro utilizando mC comum das famílias 12F, 16F ou 18F.

Pelo que já lí sobre o assunto, existem umas 3 ou 4 formas de se implementar o Capacitive Sensing:
1) Através da medição de carga e descarga de um capacitor;
2) Através da medição da frequência gerada por um circuito simples RC na entrada do PIC;
3) Através da técnica de divisão de cargas "CVD" relatada na AN1298 da microchip;
4) Através do uso de alguns integrados com circuitos dedicados como os da Cypress ou mesmo a família 16F727 da microchip (só que não encontrei quem venda este modelo aqui no Brasil);

Estou muito interessado em desenvolver o item 3, que parece oferecer uma solução bastante simples, porém não tráz detalhes da montagem e ligação dos PAD's e pinos do PIC. A AN1298 pode ser baixada neste link:
http://www.microchip.com/stellent/idcpl ... e=en545264

Mas a AN1298 está muito pobre em termos de ilustração e esquema elétrico, por isso gostaria de discutí-la com mais alguém que esteja também interessado nisso.

Aguardo a posição de vocês!

Valeu gente!
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor ze » 14 Dez 2011 16:35

oi. já que insistiu...
na época eu achei isto interessante e até cheguei a abrir um tópico. foi há anos e o tempo soterrou. então caminhei com minhas proprias 'mãos' por estas veredas por alguns dias. Fiz com o item 2 e obtive sucesso com uma simulação do proteus apenas. Usei uma entrada de comparador do pic16f629 como oscilador de relaxação e realimentei o timer1 e medi a frequencia. Até que achei o projeto num backup véio mas foi feito com uma versão véia do mplab e hitech-c. (caso eu tenha paciencia, refaço atualizo. aguarde... ... ... ...)

Alguns pics tem fonte de corrente constante nos pinos que objetivam projetos com o item 1. Não nunca fiz mas derepente para brincar façamos algo do gênero. Só preciso me lembrar do nome do pic. Falaê se souber.
Não tenho estes pic´s (acho). na época pensei em fazer 01 fonte de corrente constante e usar um 4051 mulplex analógico
Achei legal aquele com slider. Preciso entender aquilo numa 2ª etapa

Ler aqueles an´s é um saco e pegar as lib´s prontas também parece que deixa o projeto meio nebuloso. O legal é entender e fazer mazoquistamente na unha. Mas sem exagerar. nada de asm.

Mostre o que já fez ou o que já sabe

abç
ze
Dword

Mensagempor Maia » 15 Dez 2011 09:35

Qual está sendo sua dificuldade? No outro post eu te disse qual PIC ( tem na Farnell ) e a biblioteca que uso. Tá tudo pronto nos exemplos. É só configurar o número de senores e os pinos que vai usar.
Abç,
Maia
Maia
Byte

Mensagempor Mersin » 15 Dez 2011 14:08

Oi Maia,
Na Farnell o 16F727 está em falta e ainda não encontrei nada aqui no Brasil.
Não sei de outro post que vc falou sobre o assunto, gostaria de ver, por favor coloque o link aqui pra nós. Obrigado!

Oi Lellis,
Enquanto agente não vê o outro post do Maia, vamos nóis aqui né... É o seguinte:
Parece que a AN1298 que explica"ria" como fazer o Cap Sense com QUALQUER PIC com ADC não está nada completa, falta detalhes de como ligar o circuito nos pinos do PIC.

Bom, parece que utilizar o PIC 16F727 seria o mais fácil de se utilizar, pois temos toda explicação nas AN1268 e AN1171 da microchip.

Enquanto não arrumo o 16F727, vou tentar fazer o circuito da AN1101 e AN1102 pois como vc disse, para usarmos mais de um botão, bastaria utilizarmos o CD4051 ou CD4053 para multiplexarmos os PAD's capacitivos, mas enquanto vou testar apenas um botão, só preciso agora do PIC. E vamos lá....

Quando tiver resultados vou postar aqui...
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor proex » 15 Dez 2011 19:47

Eu não usaria esse negocio de cap sense, pra mim isso já nasceu morto.

Eu usaria uma tela de touch screen resistiva de 4" que possibilita a criação de botões e controles deslizantes, e sem a necessidade de MCU dedicado.
proex
Dword

Mensagempor Maia » 16 Dez 2011 06:35

Maia
Byte

Mensagempor RobL » 17 Dez 2011 08:42

Não tenho dúvidas do uso dessa tecnologia para ambientes bem comportados, residenciais, comerciais, som na praia, no parque, na orelha, etc.
Qual o sucesso dessa tecnologia em ambiente ruidoso, como chão de fábrica?

Temos um ponto de alta impedância logo na entrada.
Tratamento por SW resolve de fato para ambiente de extremo ruído ?
RobL
Dword

Mensagempor Mersin » 29 Dez 2011 08:29

Oi Maia,

Agora vi o que vc postou anteriormente, obrigado!

Até já baixei o arquivo das Libraries e estou lendo sobre elas agora.

Agora posso perguntar onde vc encontrou o 16F1823? pois na Farnell está em falta também.

Grato!
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor Maia » 29 Dez 2011 14:34

Olá Mersin,
Não tem em estoque nacional mas tem no internacional. Demora de 2 a 3 semanas pra chegar. Tem outros que servem, inclusive o 1824. Se tiver com muita urgência, desse último eu tenho uns aqui e posso te mandar 1 ou 2 pelo preço que paguei.
Abraço,
Maia
Maia
Byte

Mensagempor Mersin » 10 Jan 2012 16:06

Oi Maia,

Realmente não encontro facilmente os novos PIC 16F18xx, mas gostaria de te perguntar o seguinte:

A AN1298 fala que podemos utilizar qualquer PIC com ADC, posso usar meu usual 12F683?
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor Mersin » 10 Jan 2012 17:57

Oi Maia,

Realmente não encontro facilmente os novos PIC 16F18xx, mas gostaria de te perguntar o seguinte:

A AN1298 fala que podemos utilizar qualquer PIC com ADC, posso usar meu usual 12F683?

Outra coisa que estou sentindo falta é do esquema elétrico - ou seja - em que hardware está rodando os exemplos das Lib's?
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor Mersin » 11 Jan 2012 10:29

Maia,

Estou querendo comprar de você uns 16F1824, umas 5pç, por quanto vc me faria ?

Meu CEP é 31710-110 - Belo Horizonte. Temos que ver o valor do SEDEX também.

Grato!
Mersin
Mersin
Byte

Mensagempor Maia » 11 Jan 2012 12:44

OLá Mersin,
Tentei usar outros PIC com AD seguindoa AN mas não consegui fazer funcionar. Tinha comprado uns PIC16F616 que segundo a própria Microchip tinha como usar o AD pra fazer chaves capacitivas mas não encontrei exemplo pronto em lugar algum e nem consegui fazer funcionar seguindo o indicado na AN. Com PIC18F1823 e 24 foi só ligar e funcionou de primeira.
Vou ver em casa quantos tenho e te falo os custos em PVT.
Abraço,
Maia
Maia
Byte

Voltar para PIC