Controle PID Tutorial

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor MOR_AL » 26 Abr 2011 06:22

Rodrigo_P_A escreveu:eu num recebi ainda! MOR_AL manda pra mim tbm!

Já mandei ontem.
Te mando outra vez.
guest2003. Já mandei.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor ze » 26 Abr 2011 09:38

amigo moris, "manda pra mim também" , "parabéns pela inciativa" e coisas do gênero são frases óbvias demais. Objetivei fazer algo a mais propondo uma leitura adicional e não substituta a tua. Não foi dirigida exclusivamente a voce e sim aos incautos viajantes no assunto. Mas seria interessante para voce comparar o estilo literário (e não a técnica em si) o qual deve ser dirigido a seres extremamente inferiores. Neste quesito creio que a 2ª proposta ficou em ligeira vantagem. e óbvio que não há necessidade de se comentar. Muito menos de se considerar comentário de tais seres nos quais orgulhosamente me incluo. Mesmo assim obrigado por teres adicionado maiores explanações!
Ah e como disse algo pessoal sobre o ccs e asm, não poderia deixar de fazer um comentário: adimiro muito tua paciencia. consegue desenhar algo no papel, fotografar, postar e explicar! até o momento desconheço (neste mundo virtual) alguém com estas qualidades! Taí uma merecida e nada original frase "parabéns pelas iniciativas!" e uma original Vá! Enfrente!
sucessos!
ze
Dword

Mensagempor leoabubauru » 26 Abr 2011 13:29

MOR_AL

Por favor, também gostaria de receber o Tutorial.

leoabubauru@hotmail.com

Grato

Laercio
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
Ô negocim bunitim essa tal eletrônica de barco!
leoabubauru
Byte

Mensagempor MOR_AL » 26 Abr 2011 18:43

Lellis!
Obrigado pelas gentis palavras.
Na verdade eu peço desculpas.
Como eu ainda não tinha apresentado um índice, com alguns tópicos iniciais, aproveitei seu comentário para fazê-lo.
Um abraço.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 26 Abr 2011 18:47

leoabubauru escreveu:MOR_AL

Por favor, também gostaria de receber o Tutorial.

leoabubauru@hotmail.com

Grato

Laercio

Já mandei.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor cfreund » 26 Abr 2011 23:45

MOR_AL, poderia me enviar o tutorial?

Sds,

Cláudio S. Freund
cfreund
Word

Mensagempor MOR_AL » 27 Abr 2011 07:16

cfreund escreveu:MOR_AL, poderia me enviar o tutorial?

Sds,

Cláudio S. Freund

Mandei.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor okdok » 27 Abr 2011 08:13

Valeu
okdok
Nibble

Mensagempor cfreund » 27 Abr 2011 14:28

Muito bacana o tutorial, ótima linguagem e de fácil entendimento.

Parabéns e obrigado.

Sds,
cfreund
Word

Mensagempor Fabio777 » 27 Abr 2011 19:05

Olá MOR_AL

Se puder enviar pra mim, eu ficarei grato. Estou precisando fazer uma aplicação com PID

Abraço
Fabio777
Nibble

Mensagempor ÁgioFelipe » 13 Ago 2012 09:20

Olá MOR_AL !

Poderia me enviar o tutorial?

agiofelipe(Aroba)yahoo.com.br

Agradeço.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor MOR_AL » 13 Ago 2012 15:51

ÁgioFelipe.
Mandei o tutorial.
Fabio777.
Não sei se lhe mandei o tutorial (não consta minha resposta), mas se ainda estiver interessado me passe seu email.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 27 Ago 2012 19:52

Depois de algum tempo reativaram o tópico.
Aproveito para lembrar que, apesar do trabalho ser a nível da linguagem assembler, os fluxogramas contém informações completas para ser possível implementar com qualquer linguagem.
O tutorial é apenas um "pontapé inicial", que permite ao leitor ter uma noção geral do entendimento e do ajuste do PID.
Para maiores detalhes, recomendo estudar pelas referências. Estudei pelos livros informados e observei outros. Os da referência foram os mais fáceis (ou menos difíceis) de estudar.
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Fabio777 » 28 Ago 2012 08:04

Olá Moral

Eu recebi sim.
Parabéns pela iniciativa

Eu não conhecia o Método "Ziegler-Nichols" e nem o "Método MOR_AL" para fazer o ajuste.
Eu fazia o ajuste +- assim:
KP = x, KI=x/2, KD = x/4

Também achei legal a sua abordagem voltada a sistemas digitais, de utilizar uma somatória no lugar da integral, e a variação do erro para o fator derivativo.

Uma outra literatura que eu recomendo é o AN937 da Microchip.

Abraço
Fabio777
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 28 Ago 2012 10:27

Fabio777 escreveu:Olá Moral

Eu recebi sim.
Parabéns pela iniciativa

Grato, Fabio777!
Sei que muitos daqui do fórum podem fazer o mesmo. Já até tivemos exemplos de contribuições e aprendi com suas experiências. Seria interessante se mais foristas contribuíssem.

Eu não conhecia o Método "Ziegler-Nichols" e nem o "Método MOR_AL" para fazer o ajuste.
Eu fazia o ajuste +- assim:
KP = x, KI=x/2, KD = x/4

O método "Ziegler-Nichols" é muito conhecido e sua estabilização é rápida. O problema é que ele apresenta um overshoot de 25% antes de estabilizar. Esse fato, às vezes, é um inconveniente.
O método "MOR_AL" foi mais uma brincadeira que fiz. Ele não apresenta overshoot, mas leva o dobro do tempo para estabilizar. Fiz o método mais no sentimento. Testei para diversas equações de plantas. Em todas elas deu certo, mas isso não quer dizer que sempre dará. Não fiz um estudo teórico que comprovasse. Aliás, nem sei se saberia fazer, ou quanto tempo levaria.

Também achei legal a sua abordagem voltada a sistemas digitais, de utilizar uma somatória no lugar da integral, e a variação do erro para o fator derivativo.

É isso que é feito mesmo.
Como sabemos, a integral é o limite do somatório quando o número de termos tende para o infinito e a distância entre valores tende para zero. A derivada é a inclinação entre dois pontos, quando a distância entre eles tende a zero. Se a nossa taxa de amostragem for muito maior que as frequências envolvidas na planta, então o erro introduzido pode ficar pequeno a ponto de ficar menor que o nosso limite aceitável.

Gostei de sua colocação. Mostra que você leu o tutorial. Valeu.

Uma outra literatura que eu recomendo é o AN937 da Microchip.

Já baixei e vou ler mais tarde. Recomendo ler a AN964. É um exemplo de aplicação em um pêndulo invertido. Tirei algumas coisas de lá, para fazer o tutorial. Na prática o sujeito teve que introduzir um filtro passa-baixas de segunda ordem na saída do sensor (se ainda me lembro) para atenuar o ruído.

[]’s
MOR_AL

Abraço
MOR_AL
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais