QT how to.

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor chipselect » 24 Fev 2011 21:34

Do ponto de vista de software, algumas sugestões pra ter portabilidade:
- java + swt + eclipse

- java + swing + netbeans (swing não é recomendado mais pela extinta SUN...)

- wxwidgets (ou gtk ou qt) + gcc + code::blocks ou anjunta ou outra IDE

- dot net + Visual Studio + mono no linux (conforme já foi mencionado)

Avalie o que você mais precisa:
- Portabilidade, internet -> java, flash (ok, flash é "quase" uma linguagem)
- Performance e acesso a hardware -> c/c++
- Facilidade de fazer interfacezinha -> flash

Nada impede de misturar linguagens: flash + c++ -> interfaces bonitinhas com algo em c++ rodando rápido.

Os problemas atualmente:
1- tá difícil achar um programador c/c++ pra contratar, a maior parte das "software houses" estão procurando mais DOT NET e JAVA...
2- tá difícil achar programador java pra contratar, mas tem mais que programador c/c++
3- programador dot net tem de penca, duro é achar um que preste e queira ser contratado
4- Delhi/CBuilder parece estar morrendo... e a maior parte das empresas pequenas pagam salário de banana pra esses profissionais
5- Flash tem "profissionais" de penca, se são bons daí é outra história, mas ainda tem o lance de um tal HTML 5 cujo apelido é Flash Killer...

Quem trabalha em empresas de software pequenas a "média" (a maioria das empresinhas do Brasil), tá tentando migrar de Delphi/CBuilder (ou outra linguagem usada) para Java ou DOT NET, não são todas as empresas, mas a maioria.

Acesso a hardware no java o pessoal faz via api da jvm, se existir uma, ou faz no braço, via JNI, ou via qualquer outro método criativo.

Cobol e afins existem ainda, mas ninguém quer começar um projeto novo com essas linguagens quase extintas. A IBM ainda tem programador COBOL, mas muitas vezes são considerados "dinossauros", só que ganham muito bem.

Resumindo, as "software houses " que conheço estão investindo em basicamente duas tecnologias: JAVA ou DOT NET.

A probabilidade de um profissional ser contratado sabendo java ou dot net é maior que um profissional que sabe c/c++.

Isso é o que vejo no mercado de software hoje...
chipselect
Word

Mensagempor msamsoniuk » 24 Fev 2011 22:37

convenhamos... se vc vai fazer um produto que tem interface, o produto com android vai ser mais bonito que o produto sem android! :)

pode ateh ser uma maquina de cafeh, equipamento de medida ou banco de dados de locadora! vai dizer que uma telinha "android like" nao faz mais sucesso que uma telinha "pic like"? ;D

http://s1.appbrain.com/screen?id=-10237 ... 591870&i=1

bom, eu nao manjo muito de android (hoje em dia eu nao faco as coisas: eu mando fazer! hehehe), mas pelo que vi eh possivel rodar na boa em um PC normal tb, como rodaria em qq celular ou tablet:

http://www.theiloop.com/try-android-2-1-on-windows/

fabim escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:
vtrx escreveu:Fabim,voce ainda faz perguntas de matérias que não é o forte deste forum,como acha que vai encontrar respostas objetivas?
Se voce achar um forum correto,talvez em 3 posts voce encontra uma idéia.

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=50607.0

como se um forum ubuntistas fosse forte em alguma coisa! :)

na real, desenvolvimento para linux eh um beco sem saida... se vc correr para o gtk o bicho pega, se correr para o qt o bicho come! desenvolver para web continua sendo a melhor saida, mas android pode ser a salvacao! :)

tchelo.
Eu não estou entendendo muito bem.
Quando você fala pra desenvolver com o android.
O que você quer dizer ?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor xultz » 25 Fev 2011 09:06

Um display alfanumérico de 16x2 é mais que suficiente para qualquer aplicação.

Se o Bill Gates falou algo semelhante em relação ao DOS e ficou milionário mesmo assim, ninguém pode me recriminar.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 25 Fev 2011 09:43

chipselect.
Você foi o unico que quis ajudar focadamente e explicitamente.
Não falo do tchelo porque não gosto de japoneis!!! ;)!!!

Imagine a seguinte situação.
Um amigo seu, chega perto de ti e diz o seguinte.

chipselect, eu larguei a mão de mexer com pic faz tempo, não programo em pascal nem basic nem asm ja faz mais de 1 ano.
Estou atualmente atuando apenas com ANSI C, para ARM7 e CM3 do fabricante NXP.
Meu setor de operação é medico hospitalar, e desenvolvo equipos de suporte a vida junto com uma equipe.

Eu enjuei de ARM7 e CM3, tanto como peguei nojo de PIC. Me atende bem, e eu faço sair agua do negócio.
MAS, eu de alguns anos pra cá estou atraz de crescimento profissional e estou em busca de desafios.
Estou buscando inovar com ARM9 e ARM11, e para isto eu também quero utilizar um SO, sendo o linux o mais utilizado no planeta para embarcado eu quero aprender a trabalhar com linux, desenvolver aplicativos para linux, criar minha propria plataforma gui para equipos etc.

Entende ?
SO = baseado em linux.
Aplicativos = como fazer para linux ? por onde começar ? como aprender ?

Eu havia iniciado com o QT ai o sam me jogou um balde de lavagem gelada nas costas!!!

Ai frodinhou mesmo ..

Entende qual o problema ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 25 Fev 2011 13:12

Fabim, quanto tempo cara, levei um tempao para ler todo este tópico.

Eu abandonei o Delphi a tempos, quando o Criador do Delphi foi pra Micocoft fazer o C#, ja sabia que o delphi iria morrer. Ja estava de saco cheio com o Windows mesmo, desde entao estou só no linux.

Ainda nao escolhi como vou desenvolver aplicacoes para desktop, mas ultimamente estou me dando muito bem desenvolvendo aplicacoes em PHP+HTML+CSS+JaCaScript e ganho ainda de brinde o MySQL

Eu desejo muito ir para o Linux embarcado, mas falta tempo, dinheiro e disposição.

O bom de eu estar desenvolvendo assim com PHP é que minhas aplicacoes estao rodando em qualquer lugar, do PC 486 que tem do almoxarifado da empresa da geladeira com Internet e no meu celular, a mesma aplicacao, sem ajuste algum! Tudo bem que se eu fosse menos preguiçoso eu poderia fazer uns ajustes basicos para o celular e ai ficaria show, no lado PC. só preciso do velho LAMP (Linux, Apache,MySQL,PHP). No seu caso especifico, eu iria pro GTK mesmo. (EMBORA eu seja bem suspeito pq uso o gnome no ubuntu e boa parte das coisas no Gnome é feito em GTK)

O GNOME foi desenvolvido com a GTK; o KDE foi desenvolvido com a Qt. Isso lhe dá uma idéia de que qualquer coisa pode ser desenvolvida!

Outra coisa:

Além disso há uma imposição legal: a Qt é licenciada GPL ou QPL, enquanto
que a GTK é LGPL. Isso significa que ambas podem ser usadas para escrever
aplicativos Open Source, mas a Qt não pode ser usada para escrever
aplicativos proprietários. (Provavelmente não é uma questão importante
para você no seu TCC)

(embora parece que a QT tem uma licenca para codigo propretario tb)

http://lie-br.conectiva.com.br/pipermail/linux-br/2005-February/029007.html

depois aparece no msn para trocarmos umas ideias.

Marcelo, vc que conhece a turma da Nokia, a nokia vai abandonar o QT mesmo?
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor msamsoniuk » 25 Fev 2011 14:47

em alguns paises colocar "suporte a vida" e "nxp" na mesma frase pode ser entendido como homicidio qualificado! hahaha :D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 25 Fev 2011 14:53

os caras que eu conheco trabalham com central publica, entao eu sei tanto quanto todo mundo. li na internet que a nokia estaria cancelando o desenvolvimento de produtos com qt para focar no windows usando uma api proprietaria da microsoft, pq nao queriam que somente o nokia tivesse api diferente dos outros celulares que usam windows.

Wagner de Queiroz escreveu:Fabim, quanto tempo cara, levei um tempao para ler todo este tópico.

Eu abandonei o Delphi a tempos, quando o Criador do Delphi foi pra Micocoft fazer o C#, ja sabia que o delphi iria morrer. Ja estava de saco cheio com o Windows mesmo, desde entao estou só no linux.

Ainda nao escolhi como vou desenvolver aplicacoes para desktop, mas ultimamente estou me dando muito bem desenvolvendo aplicacoes em PHP+HTML+CSS+JaCaScript e ganho ainda de brinde o MySQL

Eu desejo muito ir para o Linux embarcado, mas falta tempo, dinheiro e disposição.

O bom de eu estar desenvolvendo assim com PHP é que minhas aplicacoes estao rodando em qualquer lugar, do PC 486 que tem do almoxarifado da empresa da geladeira com Internet e no meu celular, a mesma aplicacao, sem ajuste algum! Tudo bem que se eu fosse menos preguiçoso eu poderia fazer uns ajustes basicos para o celular e ai ficaria show, no lado PC. só preciso do velho LAMP (Linux, Apache,MySQL,PHP). No seu caso especifico, eu iria pro GTK mesmo. (EMBORA eu seja bem suspeito pq uso o gnome no ubuntu e boa parte das coisas no Gnome é feito em GTK)

O GNOME foi desenvolvido com a GTK; o KDE foi desenvolvido com a Qt. Isso lhe dá uma idéia de que qualquer coisa pode ser desenvolvida!

Outra coisa:

Além disso há uma imposição legal: a Qt é licenciada GPL ou QPL, enquanto
que a GTK é LGPL. Isso significa que ambas podem ser usadas para escrever
aplicativos Open Source, mas a Qt não pode ser usada para escrever
aplicativos proprietários. (Provavelmente não é uma questão importante
para você no seu TCC)

(embora parece que a QT tem uma licenca para codigo propretario tb)

http://lie-br.conectiva.com.br/pipermail/linux-br/2005-February/029007.html

depois aparece no msn para trocarmos umas ideias.

Marcelo, vc que conhece a turma da Nokia, a nokia vai abandonar o QT mesmo?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor polesapart » 25 Fev 2011 14:57

Marcelo Samsoniuk escreveu:em alguns paises colocar "suporte a vida" e "nxp" na mesma frase pode ser entendido como homicidio qualificado! hahaha :D

Particularmente, eu teria medo de colocar "suporte a vida" e "microcontrolador de mercado de qualquer fabricante", se não na mesma frase, ao menos no mesmo produto! :P

Mas assim, embora a nxp não seja (até onde eu sei) forte em aviônicos ou nenhuma área industrial que requeira altos níveis de certificação, a NXP herdou a philips medical, que era (e ainda é) a principal fabricante, dentre outras coisas, dos µCs (são pequenos DSPs) usados em marcapassos e determinados implantes biônicos.

Se recordo bem, a unidade responsável por isso fica no Japão.
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor fabim » 25 Fev 2011 16:37

polesapart escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:em alguns paises colocar "suporte a vida" e "nxp" na mesma frase pode ser entendido como homicidio qualificado! hahaha :D

Particularmente, eu teria medo de colocar "suporte a vida" e "microcontrolador de mercado de qualquer fabricante", se não na mesma frase, ao menos no mesmo produto! :P

Mas assim, embora a nxp não seja (até onde eu sei) forte em aviônicos ou nenhuma área industrial que requeira altos níveis de certificação, a NXP herdou a philips medical, que era (e ainda é) a principal fabricante, dentre outras coisas, dos µCs (são pequenos DSPs) usados em marcapassos e determinados implantes biônicos.

Seis são atrasadins...

Os concorrentes usam PIC,8051,ATMEGA,XUXULEGA,PROCEMERDA e muito mais.

Existe um munitor mult parametrico conceituadissimo no mercado. Usa um S3C2440 da samsung... E dai ?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor chipselect » 25 Fev 2011 18:22

fabim

OS baseado em Linux com uma GUI "cusomizada"... tem um que está muito na "moda" e já falaram aqui: Android... usa java, mas nada impede de você criar chamadas para C/C++, pra fazer o que o Java não consegue fazer direito...

tem várias placas com linux embarcado que tão rodando Android por ai, o Gumstix, por exemplo...

Interface bonita, relativamente fácil de programar, mais ou menos portável... não ligam muito pra Windows... essas coisas.
chipselect
Word

Mensagempor fabim » 26 Fev 2011 15:46

chipselect escreveu:fabim

OS baseado em Linux com uma GUI "cusomizada"... tem um que está muito na "moda" e já falaram aqui: Android... usa java, mas nada impede de você criar chamadas para C/C++, pra fazer o que o Java não consegue fazer direito...

tem várias placas com linux embarcado que tão rodando Android por ai, o Gumstix, por exemplo...

Interface bonita, relativamente fácil de programar, mais ou menos portável... não ligam muito pra Windows... essas coisas.

cara isto esta acabando comigo.

Imagina outra situação complementar a que eu coloque a cima.

Cara. Mas nada impede de você criar chamadas para C/C++, pra fazer o que o Java não consegue fazer direito.....

Como assim do que você ta falando ?

Vou dar um exemplo.

Existe uma biblioteca logica do chans muito legal e funcional na net. Existe um arquivo anexado a biblioteca chamado DISKIO.C.

Dentro deste DISKIO.C, existem rotinas que são chamadas logicas para acessar o fisico. Dentro destas rotinas eu coloco o LOGICO/FISICO de leitura e escrita para o tipo de memoria que eu estou utilizando.

No caso sistemas operacionais tipo linux ou android, seria a mesma coisa ? Por isso você diz chamadas para C/C++ ?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor chipselect » 26 Fev 2011 16:37

se vc tem o código em c++ super mega máximo que faz tudo e não quer perder ele e não quer reescrever ele em outra linguagem, quer enfiar ele no java, encapsula ele numa funçãozinha, gera uma DLL com ele se for no windows, ou uma biblioteca .so se for no Linux e chama ela via JNI... daí você integra java e c++ ... existem outras formas, essa é uma delas....

exemplo, se eu for chamar uma função dentro de uma dll no java:
1- crio a dll
2- no java, chamo a dll via System.loadLibrary, encapsulando as chamadas numa classezinha
3- no objeto instanciado do javinha, chamo o método público da dll que eu quero usar

por exemplo, eu vou integrar c++ com a tranqueira do flash:
1- falo pro flasheiro exportar uma função com tal assinatura, pq eu me recuso a programar em flash
2- faço uma chamada via activex pra função montando uma call em xml
3- o flah interpreta meu xml e o actionscript3 dele recebe os parametros que eu enviei

O processo inverso
1- o flasheiro me passa a assinatura de função que ele espera chamar do c++
2- eu escrevo um handle de evento que faz um parser no xml, interpreto os parâmetros, processo e retorno uma resposta.

Tem gente que ainda usa fscommand pra conversar do flash pra c++, mas não é mais recomendado.

Dessa forma que eu tô falando, você não faz mais nenhuma interface no c++, só baixo nível e código crítico, o resto faz em java mesmo... (ou flash)... problema é debugar um treco desse, as IDEs ainda não tão preparadas adequadamente para debugar toda essa salada que a gente faz com o coitado do C++, mas vc pode usar logs de tudo que é jeito...

agora, se o flash ou o java vai usar a api do windows, qt, gtk, wxwidgets ou o diabo pra montar as telas não vai mais ser problema teu, quando mudarem totalmente a api da GUI, as máquinas virtuais atualizadas fazem a "migração" procê...

a interface gráfica padrão do java, ele leva pra quase todas as plataformas que ele roda... vc não se preocupa muito se o ambiente hospedeiro vai usar X, Win32 ou sei lá o quê, você só se preocupa em instalar o javinha e fazer ele rodar corretamente no hospedeiro.

flash vc faz tela super rápido, mas dá mais dor de barriga pra fazer um código portável e integrado com c++
chipselect
Word

Mensagempor msamsoniuk » 26 Fev 2011 21:58

atrasado? :D hoje em dia eu nao perco tempo com nada que nao rode a menos de 1GHz, que nao tenha DDR3 e que nao tenha interfaces gigabit ethernet! sofrer por pouca coisa nao adianta! hehehe :D

fabim escreveu:
polesapart escreveu:

Seis são atrasadins...

Os concorrentes usam PIC,8051,ATMEGA,XUXULEGA,PROCEMERDA e muito mais.

Existe um munitor mult parametrico conceituadissimo no mercado. Usa um S3C2440 da samsung... E dai ?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor chipselect » 26 Fev 2011 22:28

Marcelo Samsoniuk escreveu:atrasado? :D hoje em dia eu nao perco tempo com nada que nao rode a menos de 1GHz, que nao tenha DDR3 e que nao tenha interfaces gigabit ethernet! sofrer por pouca coisa nao adianta! hehehe :D

kkkk, então mulhé fica em último na sua lista de prioridades... kkkkkkkk
cuidado, já vi gente assim ficar mais "delicado"...
chipselect
Word

Mensagempor msamsoniuk » 27 Fev 2011 04:06

vc acha que manter varias esposas custa barato? eh por isso que eu soh trabalho com alta tecnologia! :D

chipselect escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:atrasado? :D hoje em dia eu nao perco tempo com nada que nao rode a menos de 1GHz, que nao tenha DDR3 e que nao tenha interfaces gigabit ethernet! sofrer por pouca coisa nao adianta! hehehe :D

kkkk, então mulhé fica em último na sua lista de prioridades... kkkkkkkk
cuidado, já vi gente assim ficar mais "delicado"...
msamsoniuk
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Visual C++/C/C++/C#