Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
enigmabox escreveu:Um dos problemas que falo em "bater cabeças" é que a AMD com o X6, tem uma performance irrisoria frente um X4 da mesma AMD. Outro problema é que no X6 são desligados os nucleos que estão ociosos e os que estão ativos, aumenta-se o clk(similar o que a intel faz no i5 e i7), mas varias pessoas que testaram o X6 já estão relatando problemas de performance. Se não me engano até agora até com Linux tem problemas, não fizeram uma correção no kernel do S.O. ainda.Por isso que a AMD está vendendo esta cpu a preço baixo.
Se for ver a tabela de benchmarks, no geral AMD X6 perde de i7 e Xeon.
http://www.cpubenchmark.net/high_end_cpus.html
Gostaria de ver o programa teste do do Samsoniuk, rodando em estes i5 e i7 novos com memoria de 1066 e 1333Mhz.... Será que mesmo assim perde pro PowerPc??? hahaha
Acho que vou comprar um PC i7 só pra dar um banho no PowerPc do Samsoniuk!!!
root:~> ./mem_super 1
running 1
memcpy8 0.020 GB R/W in 172000 us: total bandwidth of 0.114 GB/s
memcpy16 0.020 GB R/W in 172000 us: total bandwidth of 0.114 GB/s
memcpy32 0.020 GB R/W in 176000 us: total bandwidth of 0.111 GB/s
memcpy64 0.020 GB R/W in 172000 us: total bandwidth of 0.114 GB/s
f-vector 6.000 iMACs in 6552000 us (0.001 GMAC/s and 0.005 GB/s)
i-vector 6.000 fMACs in 1456000 us (0.004 GMAC/s and 0.025 GB/s)
enigmabox escreveu:Marcelo,
É...no caso do powerpc, deve ser a eficiencia do core em comunicar com a memoria. Deve ser mais eficiente que um core X86.
Faz ai o teste com o blackfin, pra ver a diferença.....
Aqui explica com mais detalher porque AMD não funciona direito:
http://desciclo.pedia.ws/wiki/AMD
Jozias del Rios escreveu:Como eu disse, o Core2Duo pode estar sofrendo stall esperando pela DDR, pq ele mesmo não foi "inteligente" de fazer os pedidos de cache a tempo suficiente. Isso ocorre principalmente se ele estiver usando uma tecnologia DDR mais moderna que os outros sistemas mencionados, pois para DDR-X, haverá 2^X clocks de memória entre um pedido e uma entrega, basicamente.
Na forma correta de fazer esse benchmark para os Intels, terá que observar os Performance Counters, observando a existência desses stalls, e colocar acessos de leitura adiantados para que os dados sejam "cacheados" bem antes do momento que eles serão usados para cálculo...
Jozias del Rios escreveu:Otimizar benchmark não tem sentido, mesmo, mas vc tá fazendo benchmark de quê? Latência de DDR ou FLOP/Throughput de processador e memória? Tem que conseguir isolar as coisas, e isso *parece* que o seu programa de benchmark não conseguiu fazer para o sistema com C2DUO...
Sugestão: faça um downgrade para uma memória DDR-400
Obs: não digo que PowerPC é melhor que x86, e nem o contrário. E ainda estou trabalhando numa suposição de stall. Mas o benchmark parece estar medindo uma grandeza no sistema com PPC e outra grandeza no sistema com C2DUO
chipselect escreveu:independente de testes de benchmark, qual cpu é mais rápida ou não, o fato é que eu não encontro um computador PowerPC "novo" para comprar, só os Macs e Commodore Amiga que já foram aposentado pelos seus fabricantes...
Pra dizer que não achei nada, tem esse aqui ó:
http://www.geek.com.br/posts/13036-netb ... or-powerpc
Que esterco isso...
O pior é que eu só acho notícias do tipo "Linux está deixando de ter suporte a PowerPC", "Apple abandona PowerPC"...
hoax ou não, pra quem vai desenvolver é complicado tentar ficar numa plataforma que não te dá certeza de mercado.
Eu achava muito interessante um tal de computador "Indy" que usava cpu MIPS (era o R3000 na época), mas essa CPU praticamente morreu... o Indy morreu junto?!
Essa CPU Cell podem falar o que for, mas aquele limitezinho de 256KB para cada núcleo SPE do Cell é dose, com tanta tecnologia e capacidade de memória das CPUs modernas, porque raios fizeram isso? E não tem predição de desvio... só serve pra stream... se eu multiplicar dois números inteiros, o treco converte para matriz 4x4, faz a operação e depois "desconverte"... é tudo 4x4, com operação simples como essa multiplicação, demora mais que no meu x86 véio, é isso?
Até achei uma placa de "expansão" para PC (olha o mal falado x86 ai, tô tentando matá ele mas tá difícil) com o tal do CELL, mas a plaquinha custa a bagatela de U$8 mil! Com essa grana eu pego um monte de x86 tosco e ligo em cluster, quando não quiser mais, desmonto o cluster e uso separado, bem mais versátil, só mais complexo pra programar...
Pelo jeito, se eu quiser usar algo do tipo PowerPC ou decendente, vai ser plataforma embarcada, aqueles trecos tipo VME ou PS3... a não se que eu tenha coragem de vender minha casa e comprar um mainframe da IBM com um PowerPC.
chipselect escreveu:Marcelo
O commodore amiga não usava PowerPC, mas usava os 68000, ancestral do PowerPC, pelo menos saía do x86.
Eu sei que tem x86 piores que aquele netbox e eu acho na esquina, mas eu TÔ tentando achar um powerpc normal, tipo desktop pra comprar, na faixa que custaria um I7 da intel (até uns U$2000), mas não acho! Sumiu do mapa. x86 eu acho no bar da esquina, ok, não presta, mas se eu quiser um x86 um pouco melhorzinho, eu acho também, não preciso ficar vasculhando a internet procurando um no mundo inteiro pra ver se eu consigo comprar...
Tudo tem que o Indy sumiu, a empresa quebrou, mesmo assim não tem mais computador com o tal do PowerPC a lá desktop pra eu comprar...
O que eu posso fazer com um cluster de pc é um banco de dados distribuido, entre outros. Pra processamento de imagem não prestaria? OK, CADÊ um desktop "normal" com o tal do PowerPC pra eu comprar? Eu tô precisando de um e não disponho de grana pra ficar comprando estação gráfica, mas x86 eu, pelo menos, consigo comprar! Eu tenho que renderizar vídeo, e fico usando x86, infelizmente... só tenho PC x86! E o software tb é pra x86, e pra WINDOWS!
Eu só quero um PowerPC pra usar como Desktop, não tô misturando as coisas não, eu bem que gostaria de um IBM z196 desses pra usar, mas não dá, cpu embarcada também não me serve, e o tal de limite de 256KB do SPE do CELL foi dado no Workshop da IBM sobre a cpu... isso tudo foi tirado de lá... o SPE não é uma CPU genérica, ele não é exatamente igual a um PowerPC tipo 'genérico', só o tal do PPE, pelo menos foi assim que me passaram. Corrigindo, a operação do SPE não é matriz 4x4, é vetor de 4 posições, tudo é feito com isso olha isso:
"Veja, enquanto uma operação a+1 exige somente uma instrução para x86, para a arquitetura cell, são necessárias SEIS, isso mesmo SEIS, instruções."
tirado de:
http://fabiocpn.wordpress.com/category/ibm-cell/
Bom, se resumindo é que o tal do PowerPC eu só consigo em aplicações embarcadas, então não tem nenhum nexo a comparação com o x86 como o I7 já que o tal do PowerPC simplesmente NÃO atende mais desktop! Então não posso falar que PowerPC é melhor que Intel, porque nem dá pra comprar um PC com o tal do PowerPC!
Fiquei falando do PowerPC na empresa e um cara me perguntou, por quê ninguém usa PowerPC então? E por quê a Apple não usa mais? Até justificar isso é dose.
Eu até que procurei um powerpc que nem doido pra comprar... dá até pra comprar um MAC com PowerPC, mas e depois? cabô ou alguma empresa santa vai produzir atualizações/novos hardwares pro coitado? E software, fico sozinho tb?
Eu só tô esperando que a Sony volte atrás e libere a instalação do Linux no PS3, só sobrou essa opção para eu ter algo parecido com um desktop usando cpu não x86.
Eu acho que a IBM devia bater de frente com a Intel e botar o CELL no mercado de desktop, ou outra variante de PowerPC que ela quiser inventar. Ou será que a Intel conseguiu um valor de custo dos processadores muito competitivo e acaba quebrando ou afugentando a concorrência? Não acho que isso seria o caso do PowerPC, senão ele o PPC teria um custo/benefício menor que um Intel?
Quanto ao hoax do Linux, na verdade é esse tipo de coisa:
http://ostatic.com/blog/fedora-dropping ... pc-support
Marcelo Samsoniuk escreveu: ... por falta de processador nao eh: a freescale continua fabricando o 7448, q eh o ultimo G4 nao-SoC e varios outros G4s SoC. se o processador fosse ruim, teria saido de linha pq ninguem estaria comprando.
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante