CPU mais rapida do mercado......

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor enigmabox » 22 Nov 2010 07:06

Um dos problemas que falo em "bater cabeças" é que a AMD com o X6, tem uma performance irrisoria frente um X4 da mesma AMD. Outro problema é que no X6 são desligados os nucleos que estão ociosos e os que estão ativos, aumenta-se o clk(similar o que a intel faz no i5 e i7), mas varias pessoas que testaram o X6 já estão relatando problemas de performance. Se não me engano até agora até com Linux tem problemas, não fizeram uma correção no kernel do S.O. ainda.Por isso que a AMD está vendendo esta cpu a preço baixo.
Se for ver a tabela de benchmarks, no geral AMD X6 perde de i7 e Xeon.

http://www.cpubenchmark.net/high_end_cpus.html

Gostaria de ver o programa teste do do Samsoniuk, rodando em estes i5 e i7 novos com memoria de 1066 e 1333Mhz.... Será que mesmo assim perde pro PowerPc??? hahaha
Acho que vou comprar um PC i7 só pra dar um banho no PowerPc do Samsoniuk!!!
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 22 Nov 2010 08:40

eu tenho resultados rodando em um quad-xeon octocore, ou seja, um cat /proc/cpuinfo totaliza 32 cores rodando a 3GHz. a maquina possui 2 sub-sistemas independentes de memoria totalizando 48GB. usando um unico core a maquina conseguiu 15.5GB/s e 1.2 GMAC/s.

usando todos os cores, a performance variou muito e o benchmark precisa ser remodelado para ter um sincronismo melhor. os numeros chegaram a baixar para 0.5GB/s em um core e 224MMAC/s, o que seria muito inferior ao powerpc, mas compativel com 32 processadores disputando um canal de 15GB/s.

ou seja, nao tem milagre. se nao tem bandwidth, jah era.

enigmabox escreveu:Um dos problemas que falo em "bater cabeças" é que a AMD com o X6, tem uma performance irrisoria frente um X4 da mesma AMD. Outro problema é que no X6 são desligados os nucleos que estão ociosos e os que estão ativos, aumenta-se o clk(similar o que a intel faz no i5 e i7), mas varias pessoas que testaram o X6 já estão relatando problemas de performance. Se não me engano até agora até com Linux tem problemas, não fizeram uma correção no kernel do S.O. ainda.Por isso que a AMD está vendendo esta cpu a preço baixo.
Se for ver a tabela de benchmarks, no geral AMD X6 perde de i7 e Xeon.

http://www.cpubenchmark.net/high_end_cpus.html

Gostaria de ver o programa teste do do Samsoniuk, rodando em estes i5 e i7 novos com memoria de 1066 e 1333Mhz.... Será que mesmo assim perde pro PowerPc??? hahaha
Acho que vou comprar um PC i7 só pra dar um banho no PowerPc do Samsoniuk!!!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 22 Nov 2010 08:59

Marcelo,
É...no caso do powerpc, deve ser a eficiencia do core em comunicar com a memoria. Deve ser mais eficiente que um core X86.
Faz ai o teste com o blackfin, pra ver a diferença.....
Aqui explica com mais detalher porque AMD não funciona direito:

http://desciclo.pedia.ws/wiki/AMD

:shock:
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 22 Nov 2010 15:15

hahaha eu tive que reduzir os tamanhos brutalmente, para caber na SDRAM disponivel... o resultado para um blackfin BF527 de 525 MHz e SDRAM de 131 MHz foi:

Código: Selecionar todos
root:~> ./mem_super 1
running 1
        memcpy8   0.020 GB R/W in 172000 us: total bandwidth of 0.114 GB/s
        memcpy16  0.020 GB R/W in 172000 us: total bandwidth of 0.114 GB/s
        memcpy32  0.020 GB R/W in 176000 us: total bandwidth of 0.111 GB/s
        memcpy64  0.020 GB R/W in 172000 us: total bandwidth of 0.114 GB/s
        f-vector 6.000 iMACs in 6552000 us (0.001 GMAC/s and 0.005 GB/s)
        i-vector 6.000 fMACs in 1456000 us (0.004 GMAC/s and 0.025 GB/s)

soh para orientar o que seriam estes numeros... se o blackfin rodasse com o dobro do clock, estaria rodando com o clock do powerpc, mas ainda assim ele seria umas 10x mais lento! :)

enigmabox escreveu:Marcelo,
É...no caso do powerpc, deve ser a eficiencia do core em comunicar com a memoria. Deve ser mais eficiente que um core X86.
Faz ai o teste com o blackfin, pra ver a diferença.....
Aqui explica com mais detalher porque AMD não funciona direito:

http://desciclo.pedia.ws/wiki/AMD

msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 22 Nov 2010 16:38

Marcelo,

Então com um TMS320 DSP só dá pra fazer pisca-pisca??hehehe
Coitado do Blackfun, deve tar de cabeça quente com seus testes!!

Mais uns dados pra sua coleção.... Celeron723 1,2Ghz FSB800Mhz:

ubuntu@ubuntu:~$ ./mem 1
running 1
memcpy8 5.000 GB R/W in 1875920 us: total bandwidth of 2.665 GB/s
memcpy16 5.000 GB R/W in 1771180 us: total bandwidth of 2.823 GB/s
memcpy32 5.000 GB R/W in 1597488 us: total bandwidth of 3.130 GB/s
memcpy64 5.000 GB R/W in 1796337 us: total bandwidth of 2.783 GB/s
f-vector 600.000 iMACs in 4231332 us (0.142 GMAC/s and 0.851 GB/s)
i-vector 600.000 fMACs in 4533200 us (0.132 GMAC/s and 0.794 GB/s)

É impressão minha ou tem algumas tarefas que o Celeron tá dando um baile no seu core2duo? Veja os dados....
enigmabox

Mensagempor Jozias del Rios » 23 Nov 2010 06:39

Como eu disse, o Core2Duo pode estar sofrendo stall esperando pela DDR, pq ele mesmo não foi "inteligente" de fazer os pedidos de cache a tempo suficiente. Isso ocorre principalmente se ele estiver usando uma tecnologia DDR mais moderna que os outros sistemas mencionados, pois para DDR-X, haverá 2^X clocks de memória entre um pedido e uma entrega, basicamente.

Na forma correta de fazer esse benchmark para os Intels, terá que observar os Performance Counters, observando a existência desses stalls, e colocar acessos de leitura adiantados para que os dados sejam "cacheados" bem antes do momento que eles serão usados para cálculo...
Os vencedores são aqueles que sabem o que fazer se perderem.
Os perdedores são aqueles que não sabem o que fazer se ganharem.
Jozias del Rios
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 23 Nov 2010 11:19

mas nao tem nenhum nexo *otimizar* um benchmark! :D

a forma correta eh como eu estou fazendo: compilo o mesmo codigo com otimizacoes habilitadas e compilador e processador que se virem! e por sinal estou usando o mesmo compilador entre diferentes plataformas, portanto suponho que o nivel de otimizacao eh coerente. eh apenas a realidade que eu terei recompilando uma aplicacao unix entre diferentes plataformas: ninguem vai otimizar nada em asm.

bem pq, se eu for otimizar no braco para x86, vou ter que otimizar no braco para o powerpc e daih vai ficar na mesma: o powerpc vai dar um pau no x86... nao eh atoa que placas quad-G4 continuam a ser vendidas para processamento de sinais.

Jozias del Rios escreveu:Como eu disse, o Core2Duo pode estar sofrendo stall esperando pela DDR, pq ele mesmo não foi "inteligente" de fazer os pedidos de cache a tempo suficiente. Isso ocorre principalmente se ele estiver usando uma tecnologia DDR mais moderna que os outros sistemas mencionados, pois para DDR-X, haverá 2^X clocks de memória entre um pedido e uma entrega, basicamente.

Na forma correta de fazer esse benchmark para os Intels, terá que observar os Performance Counters, observando a existência desses stalls, e colocar acessos de leitura adiantados para que os dados sejam "cacheados" bem antes do momento que eles serão usados para cálculo...
Editado pela última vez por msamsoniuk em 23 Nov 2010 11:25, em um total de 1 vez.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Jozias del Rios » 23 Nov 2010 11:24

Otimizar benchmark não tem sentido, mesmo, mas vc tá fazendo benchmark de quê? Latência de DDR ou FLOP/Throughput de processador e memória? Tem que conseguir isolar as coisas, e isso *parece* que o seu programa de benchmark não conseguiu fazer para o sistema com C2DUO...

Sugestão: faça um downgrade para uma memória DDR-400 :D

Obs: não digo que PowerPC é melhor que x86, e nem o contrário. E ainda estou trabalhando numa suposição de stall. Mas o benchmark parece estar medindo uma grandeza no sistema com PPC e outra grandeza no sistema com C2DUO
Os vencedores são aqueles que sabem o que fazer se perderem.
Os perdedores são aqueles que não sabem o que fazer se ganharem.
Jozias del Rios
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 23 Nov 2010 13:11

o meu benchmark nao eh um benchmark sintetico, entao eu nao faco medidas de grandezas. ao inves disso, o benchmark realiza tarefas que produzem resultados na forma de dados. medindo do tempo necessario para realizar as tarefas, eu consigo converter isso em grandezas.

eh fato: nao eh um benchmark justo.

mas desde quando o mundo eh justo? se eu for fazer processamento de vetores 3D, eles podem ou nao caber nas caches do processador. se o processador tiver caches suficientemente grandes ou tiver uma arquitetura de memoria eficiente, ponto para ele.

Jozias del Rios escreveu:Otimizar benchmark não tem sentido, mesmo, mas vc tá fazendo benchmark de quê? Latência de DDR ou FLOP/Throughput de processador e memória? Tem que conseguir isolar as coisas, e isso *parece* que o seu programa de benchmark não conseguiu fazer para o sistema com C2DUO...

Sugestão: faça um downgrade para uma memória DDR-400 :D

Obs: não digo que PowerPC é melhor que x86, e nem o contrário. E ainda estou trabalhando numa suposição de stall. Mas o benchmark parece estar medindo uma grandeza no sistema com PPC e outra grandeza no sistema com C2DUO
msamsoniuk
Dword

Mensagempor chipselect » 24 Nov 2010 02:00

independente de testes de benchmark, qual cpu é mais rápida ou não, o fato é que eu não encontro um computador PowerPC "novo" para comprar, só os Macs e Commodore Amiga que já foram aposentado pelos seus fabricantes...

Pra dizer que não achei nada, tem esse aqui ó:
http://www.geek.com.br/posts/13036-netb ... or-powerpc

Que esterco isso...

O pior é que eu só acho notícias do tipo "Linux está deixando de ter suporte a PowerPC", "Apple abandona PowerPC"...

hoax ou não, pra quem vai desenvolver é complicado tentar ficar numa plataforma que não te dá certeza de mercado.

Eu achava muito interessante um tal de computador "Indy" que usava cpu MIPS (era o R3000 na época), mas essa CPU praticamente morreu... o Indy morreu junto?!

Essa CPU Cell podem falar o que for, mas aquele limitezinho de 256KB para cada núcleo SPE do Cell é dose, com tanta tecnologia e capacidade de memória das CPUs modernas, porque raios fizeram isso? E não tem predição de desvio... só serve pra stream... se eu multiplicar dois números inteiros, o treco converte para matriz 4x4, faz a operação e depois "desconverte"... é tudo 4x4, com operação simples como essa multiplicação, demora mais que no meu x86 véio, é isso?

Até achei uma placa de "expansão" para PC (olha o mal falado x86 ai, tô tentando matá ele mas tá difícil) com o tal do CELL, mas a plaquinha custa a bagatela de U$8 mil! Com essa grana eu pego um monte de x86 tosco e ligo em cluster, quando não quiser mais, desmonto o cluster e uso separado, bem mais versátil, só mais complexo pra programar...

Pelo jeito, se eu quiser usar algo do tipo PowerPC ou decendente, vai ser plataforma embarcada, aqueles trecos tipo VME ou PS3... a não se que eu tenha coragem de vender minha casa e comprar um mainframe da IBM com um PowerPC.
chipselect
Word

Mensagempor msamsoniuk » 24 Nov 2010 17:06

chipselect escreveu:independente de testes de benchmark, qual cpu é mais rápida ou não, o fato é que eu não encontro um computador PowerPC "novo" para comprar, só os Macs e Commodore Amiga que já foram aposentado pelos seus fabricantes...

mas daih vc esta misturando as coisas...

eu estou falando que existe um powerpc SoC de 1GHz que ateh o fabim consegue usar e que ele bate um core2 duo de 2GHz na boa. e comentei que realmente a apple fez um mau negocio migrando, mas entre isso e ir nas casas bahia comprar um PC novo com powerpc vai uma grande distancia! :)

e a commodore nunca fabricou maquinas com powerpc.

Pra dizer que não achei nada, tem esse aqui ó:
http://www.geek.com.br/posts/13036-netb ... or-powerpc

Que esterco isso...

eh uma maquina feia sim... mas tem varios x86 piores! :)

O pior é que eu só acho notícias do tipo "Linux está deixando de ter suporte a PowerPC", "Apple abandona PowerPC"...

hoax ou não, pra quem vai desenvolver é complicado tentar ficar numa plataforma que não te dá certeza de mercado.

a apple abandonar o powerpc nao eh hoax nao. aconteceu faz cinco anos. agora o linux deixar de ter suporte a powerpc seria demencia: eh o segundo processador mais importante, depois do x86.

Eu achava muito interessante um tal de computador "Indy" que usava cpu MIPS (era o R3000 na época), mas essa CPU praticamente morreu... o Indy morreu junto?!

essa indy era apenas um modelo de workstation da silicon graphics, se nao me falha a memoria foi precedida pela indigo e sucedida pela octane. ah sim, quando a silicon graphics migrou para itanium, todos os clientes que usavam irix ficaram furiosos e eles quebraram.

aconteceu mais ou menos a mesma coisa com todos os fabricantes que usavam unix em cima de processadores risc e migraram para intel. a apple foi a unica que sobreviveu a migracao e a ibm nao migrou.

Essa CPU Cell podem falar o que for, mas aquele limitezinho de 256KB para cada núcleo SPE do Cell é dose, com tanta tecnologia e capacidade de memória das CPUs modernas, porque raios fizeram isso? E não tem predição de desvio... só serve pra stream... se eu multiplicar dois números inteiros, o treco converte para matriz 4x4, faz a operação e depois "desconverte"... é tudo 4x4, com operação simples como essa multiplicação, demora mais que no meu x86 véio, é isso?

novamente, vc esta misturando as coisas... o fabim ateh pode passar a conversa no pallazi da freescale e arrumar um P2020. mas um cell da ibm nem eu consigo! provavelmente eles tem medo que alguem copie ou entao fabricam soh para eles mesmos, sei lah. nvidia, ibm, intel e amd nao sao empresas que vc vai no site e compra um processador ou baixa um reference design para fazer uma placa em casa.

Até achei uma placa de "expansão" para PC (olha o mal falado x86 ai, tô tentando matá ele mas tá difícil) com o tal do CELL, mas a plaquinha custa a bagatela de U$8 mil! Com essa grana eu pego um monte de x86 tosco e ligo em cluster, quando não quiser mais, desmonto o cluster e uso separado, bem mais versátil, só mais complexo pra programar...

perfeito! mas o que eu faco com um cluster de x86? por exemplo, quero processar video para uma camera digital... vou colocar um PC dentro da camera? ou quero um decoder para HDTV, vou colocar um x86 dentro de uma caixa patola? o PC jah se arrasta tocando um video do youtube...

nao dah para misturar as coisas! ;)

Pelo jeito, se eu quiser usar algo do tipo PowerPC ou decendente, vai ser plataforma embarcada, aqueles trecos tipo VME ou PS3... a não se que eu tenha coragem de vender minha casa e comprar um mainframe da IBM com um PowerPC.

os powerpcs viaveis para meros mortais sao os da freescale mesmo e praticamente sao todos SoC, ideais para embarcados. ou pelo menos eh que o pessoal da intel quer que todo mundo pense, pq um SoC destes seria perfeitamente viavel em um notebook.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor chipselect » 24 Nov 2010 23:26

Marcelo

O commodore amiga não usava PowerPC, mas usava os 68000, ancestral do PowerPC, pelo menos saía do x86.

Eu sei que tem x86 piores que aquele netbox e eu acho na esquina, mas eu TÔ tentando achar um powerpc normal, tipo desktop pra comprar, na faixa que custaria um I7 da intel (até uns U$2000), mas não acho! Sumiu do mapa. x86 eu acho no bar da esquina, ok, não presta, mas se eu quiser um x86 um pouco melhorzinho, eu acho também, não preciso ficar vasculhando a internet procurando um no mundo inteiro pra ver se eu consigo comprar...

Tudo tem que o Indy sumiu, a empresa quebrou, mesmo assim não tem mais computador com o tal do PowerPC a lá desktop pra eu comprar...

O que eu posso fazer com um cluster de pc é um banco de dados distribuido, entre outros. Pra processamento de imagem não prestaria? OK, CADÊ um desktop "normal" com o tal do PowerPC pra eu comprar? Eu tô precisando de um e não disponho de grana pra ficar comprando estação gráfica, mas x86 eu, pelo menos, consigo comprar! Eu tenho que renderizar vídeo, e fico usando x86, infelizmente... só tenho PC x86! E o software tb é pra x86, e pra WINDOWS!

Eu só quero um PowerPC pra usar como Desktop, não tô misturando as coisas não, eu bem que gostaria de um IBM z196 desses pra usar, mas não dá, cpu embarcada também não me serve, e o tal de limite de 256KB do SPE do CELL foi dado no Workshop da IBM sobre a cpu... isso tudo foi tirado de lá... o SPE não é uma CPU genérica, ele não é exatamente igual a um PowerPC tipo 'genérico', só o tal do PPE, pelo menos foi assim que me passaram. Corrigindo, a operação do SPE não é matriz 4x4, é vetor de 4 posições, tudo é feito com isso.

olha isso:
"Veja, enquanto uma operação a+1 exige somente uma instrução para x86, para a arquitetura cell, são necessárias SEIS, isso mesmo SEIS, instruções."
tirado de:
http://fabiocpn.wordpress.com/category/ibm-cell/

Bom, se resumindo é que o tal do PowerPC eu só consigo em aplicações embarcadas, então não tem nenhum nexo a comparação com o x86 como o I7 já que o tal do PowerPC simplesmente NÃO atende mais desktop! Então não posso falar que PowerPC é melhor que Intel, porque nem dá pra comprar um PC com o tal do PowerPC!

Fiquei falando do PowerPC na empresa e um cara me perguntou, por quê ninguém usa PowerPC então? E por quê a Apple não usa mais? Até justificar isso é dose.

Eu até que procurei um powerpc que nem doido pra comprar... dá até pra comprar um MAC com PowerPC, mas e depois? cabô ou alguma empresa santa vai produzir atualizações/novos hardwares pro coitado? E software, fico sozinho tb?

Eu só tô esperando que a Sony volte atrás e libere a instalação do Linux no PS3, só sobrou essa opção para eu ter algo parecido com um desktop usando cpu não x86.

Eu acho que a IBM devia bater de frente com a Intel e botar o CELL no mercado de desktop, ou outra variante de PowerPC que ela quiser inventar. Ou será que a Intel conseguiu um valor de custo dos processadores muito competitivo e acaba quebrando ou afugentando a concorrência? Não acho que isso seria o caso do PowerPC, senão ele o PPC teria um custo/benefício menor que um Intel?

Quanto ao hoax do Linux, na verdade é esse tipo de coisa:
http://ostatic.com/blog/fedora-dropping ... pc-support
chipselect
Word

Mensagempor msamsoniuk » 25 Nov 2010 03:34

chipselect escreveu:Marcelo

O commodore amiga não usava PowerPC, mas usava os 68000, ancestral do PowerPC, pelo menos saía do x86.

as maquinas nao-x86 da commodore sempre venderam bem: o C64 vendeu 22 milhoes de unidades e o amiga 6 milhoes de unidades. ateh onde ouvi falar, a commodore quebrou justamente tentando migrar de fabricante nao-x86 para fabricante x86 em 94 e acabou com um estoque monstro de maquinas x86 que nao conseguia vender. ironicamente, ressussitaram a commodore e quebraram ela novamente em 96 da mesma forma: com um **** estoque de maquinas x86 que nao conseguiam vender.

isso eh mais ou menos comum: fabricantes que trabalhavam com processadores risc ou qualquer coisa nao-x86 eram conhecidos justamente por isso. ficaram de olho gordo no volume de vendas do mercado x86 e tentaram migrar, mas com isso perderam o diferencial e afundaram.

Eu sei que tem x86 piores que aquele netbox e eu acho na esquina, mas eu TÔ tentando achar um powerpc normal, tipo desktop pra comprar, na faixa que custaria um I7 da intel (até uns U$2000), mas não acho! Sumiu do mapa. x86 eu acho no bar da esquina, ok, não presta, mas se eu quiser um x86 um pouco melhorzinho, eu acho também, não preciso ficar vasculhando a internet procurando um no mundo inteiro pra ver se eu consigo comprar...

entao meo, o que vc quer dizer com "powerpc normal tipo desktop"? nao sei de onde vc tirou essa ideia! :)

ok ok, nao precisa xingar... tem sim powerpc normal que daria perfeitamente para usar como desktop:

http://www.youtube.com/watch?v=SZDusxG13QQ

mas isso eh apenas um reference design da freescale e nao roda windows. e se vender x86 com linux jah eh dificil, imagina entao vender uma maquina que nao dah para formatar e instalar um windows pirata? eu acho que nao vale a pena perder tempo com mercado desktop.

se alguem usa este processador, nao vai te contar que usa, pq nao quer abrir o jogo.

Tudo tem que o Indy sumiu, a empresa quebrou, mesmo assim não tem mais computador com o tal do PowerPC a lá desktop pra eu comprar...

por falta de processador nao eh: a freescale continua fabricando o 7448, q eh o ultimo G4 nao-SoC e varios outros G4s SoC. se o processador fosse ruim, teria saido de linha pq ninguem estaria comprando. mas sei que existem varias empresas ainda fabricando placas dual e quad-G4 com o 7448. acho que a tendencia eh migrarem para os modelos SoC, mas duvido que algum fabricante importante tenha interesse no mercado desktop.

O que eu posso fazer com um cluster de pc é um banco de dados distribuido, entre outros. Pra processamento de imagem não prestaria? OK, CADÊ um desktop "normal" com o tal do PowerPC pra eu comprar? Eu tô precisando de um e não disponho de grana pra ficar comprando estação gráfica, mas x86 eu, pelo menos, consigo comprar! Eu tenho que renderizar vídeo, e fico usando x86, infelizmente... só tenho PC x86! E o software tb é pra x86, e pra WINDOWS!

quer dizer que para fazer qualquer coisa no x86 eu vou precisar de um cluster? o negocio jah eh grande, jah ocupa espaco e consome energia e ainda vou precisar gastar o espaco de uma sala para fazer algo que poderia ser feito em uma placa? nao estou vendo nexo nessa historia de "desktop" nao.

se eu chegar para meu chefe e falar "joga estes servidores fora e coloca um monte de desktop", possivelmente ele vai comecar a ignorar tudo que eu falo, pq nitidamente vou estar dando uma de louco. e se eu falar em migrar tudo para windows, ele possivelmente vai me dar um tiro! :)

nao sei de onde vc tirou essa historia de desktop, nao tem relacao alguma com o que estamos discutindo, lembrando: o powerpc nao roda windows. para falar a verdade, nem placa de video tem no reference desing! :)

Eu só quero um PowerPC pra usar como Desktop, não tô misturando as coisas não, eu bem que gostaria de um IBM z196 desses pra usar, mas não dá, cpu embarcada também não me serve, e o tal de limite de 256KB do SPE do CELL foi dado no Workshop da IBM sobre a cpu... isso tudo foi tirado de lá... o SPE não é uma CPU genérica, ele não é exatamente igual a um PowerPC tipo 'genérico', só o tal do PPE, pelo menos foi assim que me passaram. Corrigindo, a operação do SPE não é matriz 4x4, é vetor de 4 posições, tudo é feito com isso olha isso:
"Veja, enquanto uma operação a+1 exige somente uma instrução para x86, para a arquitetura cell, são necessárias SEIS, isso mesmo SEIS, instruções."
tirado de:
http://fabiocpn.wordpress.com/category/ibm-cell/

como nao? tou vendo que vc tah misturando tudo! :)

agora alem da onda de desktop, vem com essa historia de embarcado e cpu de videogame... quer dizer, o "embarcado" bater o "desktop" em 30% nao pode neh? chama a dilma que ela censura! e o que isso tem a ver com o videogame? :D hahaha

Bom, se resumindo é que o tal do PowerPC eu só consigo em aplicações embarcadas, então não tem nenhum nexo a comparação com o x86 como o I7 já que o tal do PowerPC simplesmente NÃO atende mais desktop! Então não posso falar que PowerPC é melhor que Intel, porque nem dá pra comprar um PC com o tal do PowerPC!

percebo que vc esta com a mesma doenca do steve jobs: acha que processador SoC eh embarcado! eu acho incrivel como a intel demorou tanto tempo para conseguir integrar processador, north bridge e south bridge no mesmo componente! :)

mas eh como eu comentei... se o "embarcado" anda dando porrada no "desktop", sera que nao tem alguma coisa errada? hehehe

Fiquei falando do PowerPC na empresa e um cara me perguntou, por quê ninguém usa PowerPC então? E por quê a Apple não usa mais? Até justificar isso é dose.

acho que seria similar ao fato de nenhuma empresa mais usar 386, 486 e pentium. mas eh aquela velha historia: se o powerpc fosse ruim, nao estaria mais sendo fabricado. mas tem powerpc de 1995 ainda em producao na freescale... jah os da ibm, intel e amd da mesma epoca... enfim, cpu RUIM sempre acaba saindo de linha! :D

Eu até que procurei um powerpc que nem doido pra comprar... dá até pra comprar um MAC com PowerPC, mas e depois? cabô ou alguma empresa santa vai produzir atualizações/novos hardwares pro coitado? E software, fico sozinho tb?

Eu só tô esperando que a Sony volte atrás e libere a instalação do Linux no PS3, só sobrou essa opção para eu ter algo parecido com um desktop usando cpu não x86.

se o desespero de fugir de um x86 eh tanto, compre um reference design da freescale. e nao tem ARM tb? eu vejo o pessoal falar tao bem de ARM, nao eh um powerpc, mas dizem que bate facil um x86 e as fontes confiaveis afirmam que tem 10 ARMs para cada x86 no mundo. entao pq vc perde tempo com x86 se tem tantas opcoes? se tah dificil com o powerpc, o negocio eh vc se abracar com um ARM! :)

e nao se engane: a apple esta trabalhando em uma facada pelas costas da intel. lembre-se que ela tem direitos eternos sobre o ARM (a apple co-projetou!) e, pior ainda, comprou uma **** fabrica de semicondutores. daqui a pouco eles chutam a bunda da intel e vai ter choradeira por todo lado! ;)

Eu acho que a IBM devia bater de frente com a Intel e botar o CELL no mercado de desktop, ou outra variante de PowerPC que ela quiser inventar. Ou será que a Intel conseguiu um valor de custo dos processadores muito competitivo e acaba quebrando ou afugentando a concorrência? Não acho que isso seria o caso do PowerPC, senão ele o PPC teria um custo/benefício menor que um Intel?

a ibm nao dah nem para o comeco. a intel nunca se preocupou com a ibm. veja que a intel lutou desde 1979 ateh 2006 contra a motorola/freescale e soh parou quando conseguiu puxar a apple para o lado deles.

a motorola sempre alertou todos com a velha historia "nao misture laranjas e bananas": processadores da motorola sempre foram mais inteligentes que os da intel, sempre fizeram mais com menos clock. e de lah para cah eu soh comprovei que nada mudou: um P2020 de 1GHz continua dando porrada no core2duo de 2.1GHz. se vc quer entender dessa forma, sem problemas: o "embarcado" da motorola (freescale) continua dando porrada no "desktop" da intel.

o fato de nao ter um desktop com powerpc eh falta de interesse dos fabricantes. como eu jah disse, powerpc nao roda windows e se jah eh dificil vender um linux com x86, imagina entao uma maquina que nao dah para formatar e instalar um windows piratao. eu nao sei como eu nunca ouvi um "nao dah para formatar esse cisco ae e instalar windows?". devo ter ouvido, mas eh algo tao idiota que ignorei sem perceber! :)

Quanto ao hoax do Linux, na verdade é esse tipo de coisa:
http://ostatic.com/blog/fedora-dropping ... pc-support

sei lah. eu fui ali na outra mesa, liguei o reference design e ele continua bootando na boa. e continua mais rapido que o maldito x86. eu nao sei se chamar ele de "embarcado" vai ajudar, ele insiste em querer rodar com velocidade de "desktop" :D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 25 Nov 2010 10:41

Marcelo Samsoniuk escreveu: ... por falta de processador nao eh: a freescale continua fabricando o 7448, q eh o ultimo G4 nao-SoC e varios outros G4s SoC. se o processador fosse ruim, teria saido de linha pq ninguem estaria comprando.

Bom texto e bem humorado.

Quer dizer a Intel faz oferta de seus x86 a preço de banana sabendo que vai derrubar
o concorrente.
Autentico cavalo de Tróia. :D

Quanto a Motorola manter seus µP há que se considerar o setor militar, a Defesa.
É o caso também da TI que mantem os TTL 74xx em produção.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor chipselect » 25 Nov 2010 12:42

ok, mas então para PC é x86 e pronto, já que a Apple deixou o PPC e tá usando x86 e até ARM em alguns dispositivos móveis. Ou seja, desktop eu não tenho mais PPC como opção, nem que eu quisesse, só se eu fizer um PC com ele, do zero. Tudo bem que qualquer um pode comprar uma cpu não x86 e montar um PC, mas isso é mais uma aventura solitária tipo Robson Crusoé.

E PPC normal tipo desktop é um computador pessoal, que você tem na mesa pra usar, como era os PowerMac. Não tô falando de algo embarcado pois existe muita opção de sistemas embarcados e mainframe, o que não existe opção é pro x86 no PC, talvez porque o x86 tenta manter compatibilidade com sua pré história e outras linhas de cpu não ligam muito pra isso.
chipselect
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais