Projeto Osciloscopio OSHW e FOSS

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor mastk » 22 Out 2010 18:20

Ta querendo usar PIC agora?

Como vc ta usando ARM, ja pensou em usar o LPC2138? 64 patas e o adaptador dele para DIP eh facil de achar.

Ao codigo postado bati o olho e achei uma bosta, mas como niguem ta pagando rs...

Se for para acompanhar os profisionais, vc ta lascado cakto, USB OTG nao eh uma coisa muito trivial nao.

Quanto ao GLCD, eh o mais dificil eh iniciar ele, dai para frete eh soh alegria, no site do Renie-sensei tem um tutorial para KS108 e o ou esquisito e caro, que pelo que eu saiba sao os padroes de GLCD.
mastk
Dword

Mensagempor rcakto » 22 Out 2010 18:51

Mastk,

eu não entendi essa parte :
"KS108 e o ou esquisito e caro, que pelo que eu saiba sao os padroes de GLCD.'

Eu não vou usar PIC, eu so estou vendo alguns codigos para ter uma base do que fazer.. pq das vezes que eu precisei usar pic so foi para ler memoria via i2c, io para lcd e atuadores, e o Vref para leitura de temperatura... fora isso mais nada.. entao estou tentando entender como um ADC funciona, pois sem isso não adianta nada saber sobre os registradores sem ter pleno conhecimento do seu proprio principio de funcionamente.. mas achei 2 materias sobre adc na revista saber que deve prestar para alguma coisa... hj vou estar com tempo livre e ler....

tipow aqui em casa eu tenho 1 LPC2478 que eu posso usar, e 1 LPC2368 que está soldado a um kit que eu comprei mas achei muito complicado trabalhar com os pinos dele.... mas vou dar uma olhada no lpc que voce recomendou... so acho dificil usalo... so dia 5 eu recebo.. se eu for usar ele sera mais tempo parado no zero... agora se eu usar o que eu tenho sera menos tempo perdido...

ALGUEM PODE ME INFORMAR ONDE EU ACHO O QUE É NECESSARIO PARA USAR A UART0 PARA GRAVAR OS LPCs???
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor mastk » 22 Out 2010 19:03

Um MAX232 e um resistor, e pronto pode grava-lo.

T69xx algo o outro LCD que vende por ai, esse ai eh mais chato porque o controlador dele eh mais inteligente, tem mais RAM e custa muito mais caro.

To ligado do seu 2478, mas para comecar, acho que menos pinos eh melhor, sujestao soh.
mastk
Dword

Mensagempor rcakto » 22 Out 2010 19:55

a ta.. o lcd grafico so vou poder comprar mes que vem quando entra a grana, no momento eu vou usar um de caracter 2x16 que tenho aqui em casa para mostrar a frequencia, tensão e por ai vai....

bom algumas duvidas eu resolvi.. comecando pela burrise aguda minha, o Vref fala qual é a maxima tensão que o adc trabalha, no caso vou por 3,3V, segundo acabei de achar sobre o gravador interno, tenho de por o pino P2(10) em LOW, assim ele entra em modo de gravação, so me pergunto como o kit que eu tenho faz isso sozinho...e so eu roda o programa de gravar via serial da nxp(nao lembro o nome e flash alguma coisa e nao to em casa) que ele grava sozinho e se o pino fica em low ele sempre entra em modo de gravacao nao sei como isso acontece automaticamente.....

bom so isso mesmo de atualidade... chegando em casa vou ler o user manual e comecar a programar o 2478... so não vou poder testar....
rcakto
Word

Mensagempor Silvio51 » 22 Out 2010 20:31

Rcakto... Vref é simplesmente o valor máx de tensäo para o qual teu código (saída do Adc) vai apresentar o valor máximo...

Ou seja, se Vref=2,00V, o teu código de saída será 0FFh (em 8bits)...
Repare que para alguns micros, o valor de tensäo que deve ir para o pino de Vref deve ser metade do valor (ou Vref/2).
Silvio51
Byte

Mensagempor rcakto » 22 Out 2010 21:06

mas era isso que eu tava falando silvio, caso eu coloque 2V:

Vmax = 2V = 1024
Vmin=0 = 0
ZERO=1V = 512

pois o adc é de 10bits.

como vou colocar 3,3V quero ver como eu faco para ter na entrada do adc 1,65V constante quendo nao estiver usando a ponta de prova...
rcakto
Word

Mensagempor msamsoniuk » 22 Out 2010 22:56

certa vez fiz um voltimetro frequencimetro de 2 canais com um HC908GR4:

Imagem

o LCD ficou preso com fita adesiva no microcontrolador hehehe:

Imagem

tem o fonte aqui, eh meio zuado, mas funciona bem:

http://framework.sourceforge.net/hc908s ... ltimetro.c

rcakto escreveu:a ta.. o lcd grafico so vou poder comprar mes que vem quando entra a grana, no momento eu vou usar um de caracter 2x16 que tenho aqui em casa para mostrar a frequencia, tensão e por ai vai....

bom algumas duvidas eu resolvi.. comecando pela burrise aguda minha, o Vref fala qual é a maxima tensão que o adc trabalha, no caso vou por 3,3V, segundo acabei de achar sobre o gravador interno, tenho de por o pino P2(10) em LOW, assim ele entra em modo de gravação, so me pergunto como o kit que eu tenho faz isso sozinho...e so eu roda o programa de gravar via serial da nxp(nao lembro o nome e flash alguma coisa e nao to em casa) que ele grava sozinho e se o pino fica em low ele sempre entra em modo de gravacao nao sei como isso acontece automaticamente.....

bom so isso mesmo de atualidade... chegando em casa vou ler o user manual e comecar a programar o 2478... so não vou poder testar....
msamsoniuk
Dword

Mensagempor rcakto » 22 Out 2010 23:10

sam, so voce mesmo cara... mas vlw pelo codigo... sobre a tensão de 1,65V, como da pra resolver isso?? por onde eu comeco para achar a solução??
rcakto
Word

Mensagempor msamsoniuk » 22 Out 2010 23:41

aqui tem um circuito que converte um sinal dentro de um range de 10VAC pk-pk para um range de 3VDC:

http://www.daycounter.com/Circuits/OpAm ... fter.phtml

note que eh necessario uma referencia de 1.6V para o circuito.

bom, eu nao sei dizer quanto de corrente precisa, mas um pull-up no 3.3V e um pull-down usando resistores de mesmo valor vai gerar 1.6V e a corrente vai depender do valor dos resistores. uma dica: em circuitos analogicos como estes, vale a pena fazer uma simulacao *antes* de partir para o circuito pratico, pq as vezes nao fica tao bom e no simulador eh facil variar valores para encontrar o melhor resultado.

rcakto escreveu:sam, so voce mesmo cara... mas vlw pelo codigo... sobre a tensão de 1,65V, como da pra resolver isso?? por onde eu comeco para achar a solução??
msamsoniuk
Dword

Mensagempor rcakto » 23 Out 2010 00:35

sam vlw, vai ajuda bastante... ja me falaram para usar o proteus para usar como teste de circuito.. o problema e que eu achei ele SUPER dificil de usar... e nunca achei um tutorial direito para aprender a usar direito na epoca... entao dexei de lado...

deu uma olhada no seu codigo... meio complicado ele... vo dexa pra amanha pq tenho de dormir... vestibula amanha as 13h... o porre...

ps.: momento de desabafo... PU#$ QUE P%@&%... SO ACHO MODELO DE FREQUENCIMETRO USANDO TIMER... NÃO EXISTE SO USANDO O ADC NÃO??
rcakto
Word

Mensagempor msamsoniuk » 23 Out 2010 01:03

eh que sao coisas independentes! :)

o ADC eh para vc capturar um snapshot da forma de onda no instante do trigger, soh que devido a propria capacidade da visao humana, vc nao precisa capturar mais de 75 snapshots por segundo. no caso da frequencia, vc precisa contar continuamente os eventos de trigger para determinar a frequencia com precisao. entao nao eh algo que vc vai fazer por software, mas sim algo que vc vai fazer continuamente por hardware, daih o uso do timer.

bom, eu jah fiz tb um osciloscopio para usar com a placa de som no linux e neste caso eu determinei a frequencia justamente fazendo a analise do sinal. infelizmente faz um bom tempo que fiz isso e hoje, mesmo olhando o codigo, nao me lembro exatamente qual foi o processo. acredito que contei a quantidade de passagens por zero em um determinado intervalo de tempo. bom, o codigo esta disponivel aqui:

http://xstep.sourceforge.net/xstep-4.1/ ... stepwave.c

bons tempos! este sinal capturado era do meu sistema de comunicacao digital a laser, no teste rodando com 11kbit/s, mas cheguei a conseguir 256kbit/s com ele:

Imagem

rcakto escreveu:sam vlw, vai ajuda bastante... ja me falaram para usar o proteus para usar como teste de circuito.. o problema e que eu achei ele SUPER dificil de usar... e nunca achei um tutorial direito para aprender a usar direito na epoca... entao dexei de lado...

deu uma olhada no seu codigo... meio complicado ele... vo dexa pra amanha pq tenho de dormir... vestibula amanha as 13h... o porre...

ps.: momento de desabafo... PU#$ QUE P%@&%... SO ACHO MODELO DE FREQUENCIMETRO USANDO TIMER... NÃO EXISTE SO USANDO O ADC NÃO??
msamsoniuk
Dword

Mensagempor rcakto » 23 Out 2010 01:29

sam, entao como os caras so usam o ADC do pic e faz a onda junto com o valor de frequencia?? valor de tensão ta na cara mas o resto..... fazer o grafico na teoria e facil.. delimita o tamanho na tela e divide o valor de tensão, mas agora se eu quiser ver mais perto a onda to fu, pq o tamanho da tela ira aumentar... e sobre esses 75 frames?? irei fazer colher 75 valores e parar?? não to entendendo ainda essa parte... tem como entra em mais detalhes...
bom agora eu... tem como madruga nao
rcakto
Word

Mensagempor rcakto » 23 Out 2010 10:17

sam, o 1,6V eu acho que resolvi....

Imagem

se der certo, é so colocar um 1N60 na entrada do pino Vref....

obs.: para quem não sabe, 1N60 é um diodo de germanio, então tem uma queda de 0,3V

ps.: tudo bem que sai um pouco caro, mas vou dar preferencia a compra de componentes na farnell, pedi quinta, deu baixa na sexta atarde e chegou o sedex HOJE... adorei.. vou poder montar ja a fonte de 3,3v na proto e comecar a fazer alguns teste com relação ao 1,6V ainda to pensando em como fazer para ter os 1,65V para ficar tudo exato... e como irei usar diodos para fazer o 1,6v, posso me despreocupar com o nivel de corrente pois o circuito irá definir o niver de corrente que não deve passar dor 80mA que é um valor basico de opamp... pelomenos eu so vi 80mA e de 50mA....

ps2.: acabo de chegar a da soldafria.. XD
rcakto
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Out 2010 12:29

Caro mas, é um barato

Imagem

este Display OLED

http://www.mammothelectronics.com/Produ ... 2028%2DP1T

(Passar o Mause sobre a foto do Site)

O forte do Display, ou TV, a LED são as cores.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 23 Out 2010 13:42

nao tem problema o valor ficar um pouco fora! na hora de montar o software, vc calibra o valor 1.6V como sendo a referencia zero. vc viu o circuito que eu indiquei, nao eh?

Imagem

sobre as outras questoes suas:

1) sobre os 75 frames/s:

note que 75 frames/s eh a velocidade de atualizacao da tela de um tektronix TDS-210. possivelmente, se vc usasse um monitor convencional, essa velocidade seria de 60 frames/s. vc soh nao pode baixar isso de uns 15 frames/s, senao comeca a ficar meio estatico demais! :)

vamos supor que vc vai adotar 20 frames/s no seu LCD de 160x64 pixels. entao vc tem que atualizar a tela de 160x64 pixels 20x por segundo. possivelmente vc vai ter um timer de 20Hz e esse timer vai disparar uma rotina de captura e redesenho da tela. o redesenho no caso de um osciloscopio consiste em apagar a tela e desenhar as linhas da imagem de acordo com os dados que vc tem. como vc tem 160 pixels de largura, cada tela contem 160 amostras e o valor da amostra vai definir justamente a posicao vertical. como as amostras sao de 8 bits e vc na verdade soh tem 64 pixels de altura, vc vai dividir o valor de cada amostra por 4. mas vc pode ter opcao de zoom, assim o que vai mudar eh a divisao:

zoom 1x: divisor por 4
zoom 2x: divisor por 2
zoom 1x: divisor por 1

em essencia:

timer de 20Hz -> capturar 160 amostras, desenhar elas, parar e esperar.

2) frequencimetro:

no esquema acima, vc vai capturar uma janela de 160 amostras rapidamente e entao parar para desenhar a tela. como vc nao quer uma salada de linhas mais rapido do que o olho pode acompanhar, vc vai efetivamente parar. isso significa que vc nao esta processando a entrada do ADC neste tempo, mas entao como determinar a frequencia?

existem duas formas: a primeira seria um hardware externo continuamente ficar capturando os triggers gerados pelo hardware. vc compara o valor entre duas amostras de 1/20s da rotina de display e multiplica a diferenca por 20, assim obtem a frequencia a cada tela. outra forma, mais precisa, eh usar um timer de 1 segundo e assim acumular a contagem de pulsos em um segundo.

a segunda forma seria por software: contar nas amostras capturadas quantas vezes vc tem cortes pela tensao de trigger. se for detectar pela borda de subida, sao pontos onde o valor anterior estava abaixo da tensao de trigger e agora esta acima. como a janela de captura eh uma proporcao da frequencia de amostragem, basta multiplicar esse tamanho para obter a frequencia.

por ex, supondo que a janela eh de 160 amostras e a taxa do ADC esteja em 160ksample/s, se vc contar 10 bordas de subida nessa janela vc sabe que tem outras 1000 janelas q vc nao esta considerando, mas q devem ser aproximadamente iguais. assim sao 10 ciclos x 1000, portanto 10kHz.

rcakto escreveu:sam, o 1,6V eu acho que resolvi....

Imagem

se der certo, é so colocar um 1N60 na entrada do pino Vref....

obs.: para quem não sabe, 1N60 é um diodo de germanio, então tem uma queda de 0,3V

ps.: tudo bem que sai um pouco caro, mas vou dar preferencia a compra de componentes na farnell, pedi quinta, deu baixa na sexta atarde e chegou o sedex HOJE... adorei.. vou poder montar ja a fonte de 3,3v na proto e comecar a fazer alguns teste com relação ao 1,6V ainda to pensando em como fazer para ter os 1,65V para ficar tudo exato... e como irei usar diodos para fazer o 1,6v, posso me despreocupar com o nivel de corrente pois o circuito irá definir o niver de corrente que não deve passar dor 80mA que é um valor basico de opamp... pelomenos eu so vi 80mA e de 50mA....

ps2.: acabo de chegar a da soldafria.. XD
msamsoniuk
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos