LPC2478

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor rcakto » 09 Out 2010 02:04

o Marcelo, vc não como membro super-hyper-mega-ultra-fan da freescale pode falar nada não.. tava falando com um amigo meu que trabalhou como programador e ele disse que a diferenca entre as duas familias e que a NXP tem como utilizar quase todos os perifericos juntos mas alterando DRASTICAMENTE via software( resumindo aja trabalho), e a freescale ja não tem tanta dor de cabeca quanto ao design de hardware, mas se precisar fazer alguma alteração para usar formas diferente para ter perifericos em pinos diferentes voce sofre 10x mais para programar o software.. em todos os casos existem seus lados bom e ruim... nxp pode ter uma melhor facilidade para programar pois existem varias IDEs para se trabalhar, mas em muitos os casos tem problema para desenvolver o hardware e não tem muita opção de periferico em um unico chip, mas tem uma variedade ENORME de chip com e sem memoria com varias opcoes divercifcada e limitada de perifericos em cada...
freescale tem um GIGANTE problema com relação a IDE, pois muitos dos chips so funcionam direito se programado pelo coldfire e este não e NADA facil de usar logo de cara, mas depois que pega o jeito isso ja não e problema algum... com relação aos chips elá tem uma divercificação GIGANTE de chips com MUITOS perifericos.. mas o foco da empresa é em micro(uC) PCs e mobile fone.. por isso que quase voce não ve chip ARM sem modulo de memoria externa de alto nivel como as DDR e DDR2(sinceramente so vi 2 familias i.MX que não tinha opção de ddr pelomenos)... são muito baratos mas voce acaba tendo um SUPER uC onde voce não usa nem 1/5 da capacidade dele pelo fato que a sua aplicação não precisa XD... fico meio triste por não fazer o bixinho pegar fogo usando 100% da sua capacidade pq a aplicação que lhe foi imposta nao precisa nem de 1% do que ele é capaz...
rcakto
Word

Mensagempor rcakto » 09 Out 2010 02:13

como o post fico grande o resto vai aqui...

MUITOS podem discorda e até querer me chingar pelo que vou dizer mas acho que seria uma ação de alto retorno em relação a custo x beneficio...
todos deveriam saber programar os chips de todos os fabricantes, pois dependendo da aplicação a ser projetada existem um uC que atende melhor, por exemplo um projeto do tempo de escola... onde so precisava ler um conjunto de botoes e enviar via serial os valores para um PC... e como o chip usado era o 18F4550, paguei 6 reais no chip mas toda a capcidade dele fui pra vala pq não precisava... quase 2 anos depois eu conheci um pic 12F que tinha a seria e o mesmo numero de io e quase nada a mais nele pelo mesmo valor... nos 2 casos ele iria atender... mas pra que colocar uma maquina robusta pra fazer a mesma coisa... bom pelomenos é assim que eu penso... e sei que e praticamente impossivel de fazer isto... não digo que farei o que esta escrito aqui, mas garanto que pelomenos irei tentar conhecer outros fabricantes melhor... nunca se sabe o dia de amanha...
rcakto
Word

Mensagempor tcpipchip » 09 Out 2010 09:28

Como está ficando o kit LPC2478, falta reposicionar muita coisa...
Imagem
tcpipchip
Dword

Mensagempor rcakto » 09 Out 2010 09:57

tcpip, ta ficando irado a placa, mas pra que 3 uarts??? so a 0 e 1 ta otimo, fora a 1 que tem controle de processo o resto e tudo igual e a 0 precisa para gravar e pode ser aproveitada para comunicação tb... até agora não achei nenhum produto que precise desse controle, nem produtos industriais... todos são de comunicação simples
rcakto
Word

Mensagempor rcakto » 09 Out 2010 11:42

so uma pergunta....

se eu colocar o meu LPC2478 em posição de leitura para achar o pino 1, ele tem 4 marcações iguais o do datasheet dele na pagina 6, sendo que no datasheet so mostra 1 do lado esquerdo no alto, mas no chip o unico que é diferente, é o do lado esquerdo embaixo... como eu faco para saber qual é o pino 1 entao?? ( meu modelo é o LQFP208)
rcakto
Word

Mensagempor Sergio38br » 09 Out 2010 12:36

Tambem tive esta duvida , mas ai reparei que dentro de um dos circulos tem uma area mais rebaixada.

[ ]`s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor rcakto » 09 Out 2010 13:12

vlw sergio, depois eu tiro ele denovo da proteção e reparo melhor nisso... mas ae, o LCD que postaram aqui é 24 ou 16BITs
rcakto
Word

Mensagempor msamsoniuk » 09 Out 2010 16:01

lamento, mas eu nao entendi absolutamente nada do que vc postou! :)

rcakto escreveu:o Marcelo, vc não como membro super-hyper-mega-ultra-fan da freescale pode falar nada não.. tava falando com um amigo meu que trabalhou como programador e ele disse que a diferenca entre as duas familias e que a NXP tem como utilizar quase todos os perifericos juntos mas alterando DRASTICAMENTE via software( resumindo aja trabalho), e a freescale ja não tem tanta dor de cabeca quanto ao design de hardware, mas se precisar fazer alguma alteração para usar formas diferente para ter perifericos em pinos diferentes voce sofre 10x mais para programar o software.. em todos os casos existem seus lados bom e ruim... nxp pode ter uma melhor facilidade para programar pois existem varias IDEs para se trabalhar, mas em muitos os casos tem problema para desenvolver o hardware e não tem muita opção de periferico em um unico chip, mas tem uma variedade ENORME de chip com e sem memoria com varias opcoes divercifcada e limitada de perifericos em cada...
freescale tem um GIGANTE problema com relação a IDE, pois muitos dos chips so funcionam direito se programado pelo coldfire e este não e NADA facil de usar logo de cara, mas depois que pega o jeito isso ja não e problema algum... com relação aos chips elá tem uma divercificação GIGANTE de chips com MUITOS perifericos.. mas o foco da empresa é em micro(uC) PCs e mobile fone.. por isso que quase voce não ve chip ARM sem modulo de memoria externa de alto nivel como as DDR e DDR2(sinceramente so vi 2 familias i.MX que não tinha opção de ddr pelomenos)... são muito baratos mas voce acaba tendo um SUPER uC onde voce não usa nem 1/5 da capacidade dele pelo fato que a sua aplicação não precisa XD... fico meio triste por não fazer o bixinho pegar fogo usando 100% da sua capacidade pq a aplicação que lhe foi imposta nao precisa nem de 1% do que ele é capaz...
msamsoniuk
Dword

Mensagempor rcakto » 09 Out 2010 17:06

em resumo... voce fala que a freescale e melhor que a nxp tanto que ocorreu uma pequena discução aqui em casa quando eu mostrei o forum para uns amigos meus e na raiva eu acabei falando aquilo tudo e esqueci de apagar.. mas o fato e o seguinte..
como muito que estao querendo aprender a programar arm como eu, se baseiam em comentarios de membros do forum e no caso dos meus amigos eles ficaram reclamando que eu estava querendo trabalhar com a nxp pq ela e pior do que a freescale.. mas na verdade existem fatores positovos e negativos em todos os fabricantes...

até aonde pude analisar:

NXP ->

software -> é uma das mais faceis de se programar pelo fato da alta documentação no site do fabricante e na net, é possivel trabalhar com varias IDEs diferentes, e tem um custo x beneficio grande com relação aos perifericos e valor por unidade, para varias aplicações diferentes que precisem de uma arquitetura de alto nivel como a ARM

hardware -> não encontrei quase nenhuma documentação sobre o que é necessario para o chip funcionar normalmente, sem contar que a distribuição dos pinos com relação aos perifericos que cada um trabalha e com a alimentação e outras partes basicas para que o chip funcione normalmente dificulta o desenvolvimento de certas aplicações e o desenvolvimento da placa pois sera necessario o uso de uma placa de dupla face ou a placa ira ter um tamanho muito grande para que suas conecções fiquei adequadas encarecendo no produto final

FREESCALE ->

software - até aonde eu achei falando sobre a freescale somente pode ser usado o coldfire e essa IDE não e nada facil para se aprender a utilizar toda sua capacidade em algumas horas, em alguns casos será preciso algumas semanas a meses para se ter todo o controle dessa ferramente que por sinal é OTIMA mas tem seus problemas...

hardware - infelizmente a maioria dos seus chips são BGA algo que não é qualquer um que pode soldar na primeira vez pois existe um grande risco de sobreaquecer o chip e queimalo, mas é um fabricante que tem um dos maiores numeros de perifericos diversos e que em muitos casos não atrapalha o trabalho entre si, mas como é BGA sua PCB ira ser de dupla face no minimo, encarecendo o produto final e como quase todos seus chips tem muitos perifericos, dependendo da aplicação que voce va usar um chip ARM da freescale, acabe colocando um "computador" para receber dados de sensores e enviar para um supervisorio ao preco de um mesmo chip de outro fabricante com menos perifericos que lhe atende mas pelo mesmo valor, por isso a propaganda da freescale e de smartfones, tablets com leitor de ebooks e palmtops e micro PCs...

a freescale tem muito a oferecer, mas as suas aplicações são mais "recomendadas" para certos tipos de aplicações e como a NXP não tem tanta funcionalidade como a freescale acaba sendo melhor usar a nxp mesmo

ex.: para o meu projeto que eu tinha comentado tantas vezes aqui no forum a freescale e praticamente perfeita para o que eu pretendo fazer, mas para o TCC que o fabim ta pra fazer sobre termoanemometro a NXP é a melhor opcao pois ela ja atende tudo e acaba sendo o mesmo preco ou um uns 5 dolares mais caro para compra de 1 unico chip...

Bom.. me desculpe por tudo que eu disse antes, não queria agredir de forma alguma caso seja o caso!!

sobre os %, e que eu não gosto nenhum pouco da ideia de colocar algo tao potente e usar somente 1% do que ele é capaz de fazer!
rcakto
Word

Mensagempor mastk » 09 Out 2010 17:43

Rcakto, para programar coldfire, vc precissa do condenado warrior, mas tem uma lista grande de ides para eles, exemplo: green hills, IAR, gcc entre muito outros. Eu gosto muito do easy68k.

Se gostou do core arm, existem muitas opções de fabricantes, luminary e cirrus, tem alguns modeles impressionates.
mastk
Dword

Mensagempor rcakto » 09 Out 2010 18:22

mask pera ae entao... coldfire não é o nome da IDE que voce e obrigado a usar para programar os chips da freescale?? entao para programar os chips arm da freescale usa o que?? me falaram que voce so pode usar o coldfire que e a ide e que ela e muito boa so e um porre para aprender a usar ela...
Editado pela última vez por rcakto em 09 Out 2010 18:26, em um total de 1 vez.
rcakto
Word

Mensagempor mastk » 09 Out 2010 18:25

Nao, coldfiire eh a evolução do core 68k, ide eh o code warrior.

Como o coldfire tem uma certa herança, posso usar o easy68k para fazer código para ele, tanto que tudo que fiz ate agora com o mcf5270, foi no easy68k.
Editado pela última vez por mastk em 10 Out 2010 00:21, em um total de 1 vez.
mastk
Dword

Mensagempor rcakto » 09 Out 2010 18:28

mas o 68K é arm?? eu achava que so a serie i.MX que tinha core arm
rcakto
Word

Mensagempor mastk » 09 Out 2010 21:12

Sam trás os pregos, vamos crusificar o rcakto.

68K, nao tem nada a ver com arm, eh outro core, velhinho.
mastk
Dword

Mensagempor rcakto » 09 Out 2010 21:19

a tá...agora eu entendi.. 68K e mais uma copia do PIC.. entendi agora...

OBS.: brincadeirinha..... mas entendi agora... e quais são as familias ARM da freescale?? posso porgramar via keil??
rcakto
Word

AnteriorPróximo

Voltar para ARM