xultz escreveu:O Marcelo tem toda razão, ARM é uma droga mesmo. Talvez seja por isso que ninguém mais usa.
Foi isso que eu observei, viu xultz.
Todo mundo esta usando pic, e atmel.
Que pena, eu gostava muito do arm7, vou voltar pro 16fxx e ATMEGA64.
Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga
xultz escreveu:O Marcelo tem toda razão, ARM é uma droga mesmo. Talvez seja por isso que ninguém mais usa.
rcakto escreveu:voces tão e louco, espero nunca precisar voltar pro pic... o que voce pode fazer em um pic não chega aos pes do que voce faz em um unico ARM....
Marcelo Samsoniuk escreveu:essa historia de que o 6502 era mais barato, mais completo e mais rapido na realidade eh uma grande lenda urbana que circula na internet!
finalmente, em relacao a performance: pura lenda!
veja que o 6502 requer apenas 2 clocks para executar as instrucoes mais simples, contra 4 do Z80 no mesmo caso.
porem o 6502 usavam clock de duas fases rodando ateh 2MHz, o que significa que vc tinha duas bordas de sincronismo. isso nao apresenta vantagem alguma se vc comparar com um clock de fase simples em 4MHz: o tempo de propagacao em uma fase de 4MHz eh o mesmo que entre duas fases de 2MHz! portanto o tempo total para o 6502 de 2MHz e duas fases de clock executar uma instrucao eh exatamente o mesmo do Z80 de 4MHz com fase simples de clock.
soh que se vc considerar a quantidade de registros que o Z80 tem, fica obvio que o 6502 vai precisar puxar dados da memoria muito mais frequentemente, requerendo instrucoes muito mais longas. enfim, eh a evolucao tecnologica, da mesma forma que migrar de PIC para ARM.
portanto o tempo total para o 6502 de 2MHz e duas fases de clock executar uma instrucao eh exatamente o mesmo do Z80 de 4MHz com fase simples de clock.
polesapart escreveu:Vou começar a usar 8051. Melhor ainda, vou montar meu próprio 8051 usando bc548/558 em montagem aranha. Vou clocar a 10 Khz pq esse negócio de Mhz tá mto avançado pra minha cabeça.
xultz escreveu:Alex, os dsPIC não são MIPS, os PIC32 que são.
xultz escreveu:Se você for montar o teu 8051 transistorizado, e for montar em protoboard, eu te ajudo, mas em aranha eu não faço mais nada, tiver que libar um FPGA em aranha ontem e foi meio chato, mas funcionou. E esquece esse negócio de colocar memória interna no teu 8051, ele só é bom se usar memória rom e ram externa, chaveando o barramento com dois latches.
MarcusPonce escreveu:Se vocês estão querendo montar um micro bom em aranha, tem que ser de uma empresa de renome para não perder tempo: Intel
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Seria mais exato (e mais honesto) comparar 6502 e Z80 ambos com clock de 2 MHz.
Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 1 visitante