[GERAL] duvida sobre os tipos de memoria interna

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor fabim » 13 Set 2010 09:42

xultz escreveu:O Marcelo tem toda razão, ARM é uma droga mesmo. Talvez seja por isso que ninguém mais usa.

Foi isso que eu observei, viu xultz.
Todo mundo esta usando pic, e atmel.
Que pena, eu gostava muito do arm7, vou voltar pro 16fxx e ATMEGA64.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor rcakto » 13 Set 2010 10:44

voces tão e louco, espero nunca precisar voltar pro pic... o que voce pode fazer em um pic não chega aos pes do que voce faz em um unico ARM....
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 13 Set 2010 10:51

rcakto escreveu:voces tão e louco, espero nunca precisar voltar pro pic... o que voce pode fazer em um pic não chega aos pes do que voce faz em um unico ARM....

uauauauauauaua
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 13 Set 2010 11:29

Marcelo Samsoniuk escreveu:essa historia de que o 6502 era mais barato, mais completo e mais rapido na realidade eh uma grande lenda urbana que circula na internet! :)

finalmente, em relacao a performance: pura lenda!

veja que o 6502 requer apenas 2 clocks para executar as instrucoes mais simples, contra 4 do Z80 no mesmo caso.

porem o 6502 usavam clock de duas fases rodando ateh 2MHz, o que significa que vc tinha duas bordas de sincronismo. isso nao apresenta vantagem alguma se vc comparar com um clock de fase simples em 4MHz: o tempo de propagacao em uma fase de 4MHz eh o mesmo que entre duas fases de 2MHz! portanto o tempo total para o 6502 de 2MHz e duas fases de clock executar uma instrucao eh exatamente o mesmo do Z80 de 4MHz com fase simples de clock.

soh que se vc considerar a quantidade de registros que o Z80 tem, fica obvio que o 6502 vai precisar puxar dados da memoria muito mais frequentemente, requerendo instrucoes muito mais longas. enfim, eh a evolucao tecnologica, da mesma forma que migrar de PIC para ARM.

Eu possui um TK2000 com 6502 e nele podia-se transferir o conteúdo da Rom para a
Ram (16 kBytes) e modificar e rodar na Ram.
O tempo para transferir os 16KBytes era, em termos humanos, praticamente instantâneo.

Só se pode comparar performance em igualdade de condições.

Se vc diz:
portanto o tempo total para o 6502 de 2MHz e duas fases de clock executar uma instrucao eh exatamente o mesmo do Z80 de 4MHz com fase simples de clock.

então o 6502 tem melhor perfomance.

Seria mais exato (e mais honesto) comparar 6502 e Z80 ambos com clock de 2 MHz

Quanto ao maior número de Registros do Z80 os: AF' BC' DE' HL' tinham a finalidade
primeira de atender a Interrupção mais rapidamente. Não era necessário salvar o status
da CPU mas, isso era válido apenas para Interrupção de mesmo tipo, se não deixava
de ser vantagem.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor polesapart » 13 Set 2010 11:37

Vou começar a usar 8051. Melhor ainda, vou montar meu próprio 8051 usando bc548/558 em montagem aranha. Vou clocar a 10 Khz pq esse negócio de Mhz tá mto avançado pra minha cabeça. :D
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor rcakto » 13 Set 2010 11:39

fabim, pensa comigo, fora a serie dspic voce leva uma surra para poder aproveitar ao maximo os pinos para trabalhar com lcd e touchscreen junto, sendo que com os dois ja foi quase todos os pinos embora.... agora tentar colocar esses dois em um "pic plc", não da, voce vai gasta uma nota comprando um pic com 50 io e assim mesmo não vai ficar a mesma coisa...
agora usa um arm como nucleo de plc e usa esses 2... da e sobra, e nem precisa do arm ter esse periferico interno, so vai ser mais dolorido programar...

agora se colocarmos os perifericos em comparação, o arm tem mais do que o dspic, mas em compensação ate agora parece que os pics estao mais faceis de programar e ja escutei falar que tem melhor resultado....se isso é verdade somente voces para em dizer...
resumindo, cada caso deve-se observar o que é, melhor para a aplicação....
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor polesapart » 13 Set 2010 11:44

Os dsPIC são core MIPS, e isso seria ótimo, só que como quem faz é a microshit, ops, microchip, os preços não são lá essas coisas e os periféricos costumam ser toscos. Mas tirando isto, você pode por lado a lado com ARM em termos de facilidade de programação, performance, etc. Especialmente quando vc programa em C, não tem diferenças substanciais, só muda o setup: atendimento de interrupções, configurações dos periféricos e funções dos pinos, de resto o programa vai ser muito similar.
polesapart
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 13 Set 2010 12:02

polesapart escreveu:Vou começar a usar 8051. Melhor ainda, vou montar meu próprio 8051 usando bc548/558 em montagem aranha. Vou clocar a 10 Khz pq esse negócio de Mhz tá mto avançado pra minha cabeça. :D

No Museu do Radio, aqui no Rio, tem Radio Galena comercial
Precisa ver o Painel dele
Sintonia com Venier e
Contrôle de Volume com Zero central, girando a direita aumenta, girando a esquerda diminui, o Volume.

VC já pensou o quanto era avançada a Maquina a Vapor, vulgo Maria Fumaça ?
Não a Maria que cheira, claro .

rsrsrs
DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor xultz » 13 Set 2010 13:10

Alex, os dsPIC não são MIPS, os PIC32 que são.

Se você for montar o teu 8051 transistorizado, e for montar em protoboard, eu te ajudo, mas em aranha eu não faço mais nada, tiver que libar um FPGA em aranha ontem e foi meio chato, mas funcionou. E esquece esse negócio de colocar memória interna no teu 8051, ele só é bom se usar memória rom e ram externa, chaveando o barramento com dois latches.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor polesapart » 13 Set 2010 13:27

xultz escreveu:Alex, os dsPIC não são MIPS, os PIC32 que são.

Verdade, eu confundi! Pra ser honesto, nem lembrava dos PIC32, por isso a cafusão! :P

xultz escreveu:Se você for montar o teu 8051 transistorizado, e for montar em protoboard, eu te ajudo, mas em aranha eu não faço mais nada, tiver que libar um FPGA em aranha ontem e foi meio chato, mas funcionou. E esquece esse negócio de colocar memória interna no teu 8051, ele só é bom se usar memória rom e ram externa, chaveando o barramento com dois latches.

HAHAHAH FPGA em aranha? e vc ñ tirou nem uma foto dessa peripécia pra mostrar pra gente? :P

Eu não falei que ia por memória interna, quem usou isso (a contragosto, mas depois curtiu!) foi um conhecido meu que se deixassem ainda faria projetos com z80! :P

E falando sério, eu queria ter saco de montar uma tralha dessas só por esporte mesmo :P

E pra ferrar mesmo tinha que por um leitor de cartão perfurado e um daqueles programadores de prom em que vc entra os códigos em hexa :P
polesapart
Byte

Mensagempor xultz » 13 Set 2010 14:12

É que eu montei e desmontei rapidinho, tava passando um programa na TV a cabo e fiquei com vontade de assistir (sem pagar), aí montei ligeiro e fiz um circuito de descrambler, gravei e assisti o programa, e quando acabei desmontei e apaguei o firmware (eu esqueci de salvar no computador).
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MarcusPonce » 13 Set 2010 14:23

Se vocês estão querendo montar um micro bom em aranha, tem que ser de uma empresa de renome para não perder tempo: Intel
Vocês podem baixar aqui:
http://download.intel.com/museum/archiv ... ematic.pdf
MarcusPonce
Byte

Mensagempor polesapart » 13 Set 2010 14:23

Eu fiz o descrambler assim: joguei água benta no decoder, desenhei um pentagrama e chamei o exú destranca-rede. Funciona, mas é melhor ainda pra fazer modem adsl funcionar quando a linha telefônica tem ruído.

Ah, e quando o decoder morre, tem que enterrar e colocar uma pedra em cima, pq o decoder é feito em Israel e merece um enterro judeu decente, afinal ele vai ressuscitar (assim como as operadoras de tv a cabo analógicas, obviamente) no dia do juízo final.
polesapart
Byte

Mensagempor polesapart » 13 Set 2010 14:27

MarcusPonce escreveu:Se vocês estão querendo montar um micro bom em aranha, tem que ser de uma empresa de renome para não perder tempo: Intel

hahahah! boa!
polesapart
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 13 Set 2010 16:18

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Seria mais exato (e mais honesto) comparar 6502 e Z80 ambos com clock de 2 MHz.

os chips usam tecnologia de silicio praticamente identica, porem o Z80 usa um clock de 4MHz de fase unica, enquanto o 6502 usa dois clocks de 2MHz com fases diferentes. quem jah mexeu mais a fundo com logica digital jah sabe q eles sao perfeitamente equivalentes!

a explicacao eh simples: no Z80 de 4MHz todos os flip-flops comutam na mesma borda de clock, então entre dois flip-flops vc pode colocar logica combinacional ateh o limite de 250ns. assim, para decodificar e executar uma instrucao, 4 fatias de 250ns sao requeridas pelo Z80. no 6502 de 2MHz os flip-flops podem se organizar de modo que um flip-flop comute na borda de uma fase de clock e o proximo na borda da outra fase de clock. soh que a diferenca de fase entre os dois clocks eh de 250ns, portanto esse tambem eh o limite de tempo para logica combinacional entre dois flip-flops.

assim, como os projetistas do 6502 nao fizeram milagre algum, o 6502 requer as mesmas 4 farias de 250ns para decodificar e executar uma instrucao, tal como o Z80. no final das contas, o que diferencia eles mesmo eh o poder das instrucoes... e nisso o Z80 ganha de lavada! :)
msamsoniuk
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para ARM