por MOR_AL » 18 Jul 2010 14:27
Abuda.
O problema desses softwares é que eles convergem para o núcleo deles, conforme já comentado.
Eu quero usar os núcleos da Thornton, porque a empresa é do Brasil e se encontram com facilidade.
Não possuo nenhum vínculo com essa empresa. Apenas por facilidade de obtenção dos núcleos. O porém é que o manual deles é bem simples, não se comparando com as empresas sitadas por vocês, que até disponibilizam o software para comprar com eles.
Já pensei em entrar em contato com a Thornton para ver se eles estariam interessados em um programa que auxiliasse o projetista a calcular o indutor, mas parei no pensamento mesmo.
Kaoalex
Essas fórmulas (do site que você postou) são bem conhecidas. Como é informado, precisa possuir um medidor de impedância You "Do Need an Inductance Meter". Eu discordo do enfoque dele.
Geralmente os medidores de impedância aplicam um sinal senoidal, para a medição. Ainda por cima, alguns aplicam a senóide com pequenos níveis de tensão e corrente. Isso mede realmente a indutância, mas apenas no início da curva BxH do núcleo, o que apresenta um valor maior de indutância que no caso de usá-lo em uma fonte chaveada. Também tem o fato de que o indutor medido não está sujeito a uma corrente contínua.
No meu tutorial (o próximo) eu apresento um circuito para medir a indutância nas condições de operação da fonte. O valor da indutância é realmente o medido.
O site de armazenamento não está operando. Assim que estiver eu forneço para quem pedir.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain