Fontes Chaveadas 1

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor kaoalex » 18 Jul 2010 00:14

MOR_AL,

Infelizmente não posso ajudar pois não sou "eletrônico" profissional, mas estou gostando muito. Sempre quis me aventurar nesse tipo de fonte. Parabéns!!
kaoalex
Byte

Mensagempor kaoalex » 18 Jul 2010 00:16

Parece ser um bom programa para calcular indutores.
http://www.dl5swb.de/html/mini_ring_core_calculator.htm
kaoalex
Byte

Mensagempor MOR_AL » 18 Jul 2010 01:19

O problema é que ou é para núcleos toroidais ou é para núcleo de ar.
Você terá dificuldade em encontrar esses núcleos, aqui no Brasil.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor kaoalex » 18 Jul 2010 10:24

Aqui tem a fórmula para calcular indutores.... É isso?
http://www3.telus.net/chemelec/Projects ... ductor.htm
kaoalex
Byte

Mensagempor Abuda » 18 Jul 2010 11:42

Conheço dois softwares de cálculo de indutores que me parecem bem completos.

O primeiro é a EPCOS que fornece.

http://www.epcos.com/web/generator/Web/ ... le=en.html

O segundo é o Magnetics Designer da Intusoft:

http://www.intusoft.com/mag.htm

Acho que vale a pena dar uma olhada.

Parabéns pelo tópico, tenho acompanhado.
Abuda
Byte

Mensagempor MOR_AL » 18 Jul 2010 14:27

Abuda.
O problema desses softwares é que eles convergem para o núcleo deles, conforme já comentado.
Eu quero usar os núcleos da Thornton, porque a empresa é do Brasil e se encontram com facilidade.
Não possuo nenhum vínculo com essa empresa. Apenas por facilidade de obtenção dos núcleos. O porém é que o manual deles é bem simples, não se comparando com as empresas sitadas por vocês, que até disponibilizam o software para comprar com eles.
Já pensei em entrar em contato com a Thornton para ver se eles estariam interessados em um programa que auxiliasse o projetista a calcular o indutor, mas parei no pensamento mesmo.

Kaoalex
Essas fórmulas (do site que você postou) são bem conhecidas. Como é informado, precisa possuir um medidor de impedância You "Do Need an Inductance Meter". Eu discordo do enfoque dele.
Geralmente os medidores de impedância aplicam um sinal senoidal, para a medição. Ainda por cima, alguns aplicam a senóide com pequenos níveis de tensão e corrente. Isso mede realmente a indutância, mas apenas no início da curva BxH do núcleo, o que apresenta um valor maior de indutância que no caso de usá-lo em uma fonte chaveada. Também tem o fato de que o indutor medido não está sujeito a uma corrente contínua.
No meu tutorial (o próximo) eu apresento um circuito para medir a indutância nas condições de operação da fonte. O valor da indutância é realmente o medido.
O site de armazenamento não está operando. Assim que estiver eu forneço para quem pedir.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor kaoalex » 18 Jul 2010 15:19

MOR_AL,
Eu tenho indutimetro! rs... É um projeto aberto que encontrei na internet ele usa 16f628a para medir a frequência de um circuito RLC conhecido.
kaoalex
Byte

Mensagempor MOR_AL » 18 Jul 2010 16:29

kaoalex escreveu:MOR_AL,
Eu tenho indutimetro! rs... É um projeto aberto que encontrei na internet ele usa 16f628a para medir a frequência de um circuito RLC conhecido.

Ótimo! Mas apesar disso eu recomendo que você monte o meu circuito. Acho que todo mundo tem muitas peças na sucata de fonte de PC.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 18 Jul 2010 18:24

Kaoalex.
Te mandei por email.
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor kaoalex » 18 Jul 2010 20:57

MOR_AL,

Obrigado!
Vou começar a ler agora mesmo!
kaoalex
Byte

Mensagempor rcakto » 21 Out 2010 18:54

ae boto fé de continuar com esse tutorial... hj em dia se tem como aproveitar fontes chaveadas de celulares e até mesmo transformadores... mas se voce projetar uma fonte adequada para sua aplicação, isso pode dobrar o tempo de vida pelo fato que voce garante ao cliente uma maior qualidade de sua operação... ainda mais se for um aparelho para areas industriais, onde a tenção é quase sempre trifasica e de 380 e 440V... são poucos os pontos de 220V
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
rcakto
Word

Mensagempor MOR_AL » 22 Out 2010 08:47

rcakto escreveu:ae boto fé de continuar com esse tutorial... hj em dia se tem como aproveitar fontes chaveadas de celulares e até mesmo transformadores... mas se voce projetar uma fonte adequada para sua aplicação, isso pode dobrar o tempo de vida pelo fato que voce garante ao cliente uma maior qualidade de sua operação... ainda mais se for um aparelho para areas industriais, onde a tenção é quase sempre trifasica e de 380 e 440V... são poucos os pontos de 220V

Olá rcakto!
O trabalho é maior que eu pensava. No momento estou envolvido em outras tarefas, que me tomam mais tempo que eu desejaria.
Inclusive já havia contatado um colega nosso, do fórum, para me auxiliar mas realmente estou sem tempo.
Um abraço.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor rcakto » 22 Out 2010 10:31

sem problema, não custa nada tentar... XD
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 22 Out 2010 12:32

hehe, eu e o die6o estamos projetando uma para aplicação médica.
São 6 normas, e 5 exigencias...
Depois de atendermos tudo e funcionar dentro de todas exigencias, acho que vamos poder escrever um livro que vai ser um best seler, hahaha
15.5V - 17A, full range,
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor rcakto » 22 Out 2010 15:08

rapa... corrente alta em... para que aparelho???
rcakto
Word

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais