O que é mais eficiente? Montar um NAS ou comprar pronto?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

O que é mais eficiente? Montar um NAS ou comprar pronto?

Mensagempor regiscruz » 15 Jul 2010 00:46

Pessoal, estou com uma dúvida que esta me impedindo de seguir em frente...Preciso de um NAS para fazer backup e para aliviar os HDs dos meus computadores, só que não sei qual seria mais eficiente, um pronto com tecnologia embedded ou um parrudo com placa mãe e tudo mais.

O motivo da dúvida é que dos modelos que eu e$colhi, todos tem algum tipo de reclamação a respeito de velocidade da transferência de dados e isso é o que mais me preocupa, sei que muita coisa influencia neste caso mas comecei a enxergar algumas vantagens em montar um.
De acordo com meus cálculos, montar um sai mais caro caso eu use apenas partes novas e além do mais eu pretendo usar uma daquelas mini itx juntamente com HDs de laptop por conta do baixo consumo de energia, a Zotac esta com uns preços muito bons no eBay.

Sei que não preciso de um hardware muito potente para um NAS mas, as vantagens que encontrei em montar um é que teoricamente eu não terei limite de capacidade de disco, muitas USBs para acessórios, placa de video para conexão com a TV, instalação de aplicativos de download e video players, saida de audio para ouvir rádio via internet e mp3 e todas as outras vantagens que um computador oferece além da possibilidade infinita de personalização.

Qual é a opinião de vocês a respeito disso?
Alguém já fez alguma coisa parecida com o que pretendo fazer?
Alguém tem alguma dica de software ou hardware?

Sei que também existe o risco de haver problemas de velocidade na transferência de dados entre os computadores na versão caseira, mas vocês precisam concordar comigo que o problema seria infinitamente mais fácil de ser resolvido em uma plataforma aberta. não é verdade?

Um abraço a todos, valeu!!! :D
Existem três leis que governam o mundo...
A Lei da gravidade, a Lei do mais forte e a lei de Murphy.
regiscruz
Byte

Mensagempor Sergio38br » 15 Jul 2010 08:29

Bom dia, vc quer um NAS ou um midia server??? Os dois são totalmente diferentes. Geralmente no NAS o importante é a segurança dos dados ( replicação, raid 1,3,5,10, espelhamento), no midia server o importante é velocidade de processamento, dos discos, um bom sistema multimidia..

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor regiscruz » 15 Jul 2010 09:19

Pois então, eu pensava que essa diferença existia por conta das limitações de hardware dos sistemas comerciais de uso geral e para reduzir o custo.
Se eu fizesse um sistema caseiro com um hardware mais potente eu teria condições de prover entreterimento e segurança ao mesmo tempo.
Ou não e bem assim?
regiscruz
Byte

Mensagempor Sergio38br » 15 Jul 2010 11:36

teria sim, afinal mesmo usando placas genericas, não fica muito caro um sistema de NAS e Midia server, imagina por baixo , precisaria de 2 disco para fazer os NAS, replicado nas placas mães novas em raid 1(espelhamento), começaria com dois disquinho de 500G, para a parte multimidia, colocaria um disco de 750G mais o windows + uma placa de audio descente (SoundBlaster), algumas placas mães ja tem saida hdmi ...

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor regiscruz » 15 Jul 2010 13:30

É mais ou menos isso mesmo que eu quero fazer com excessao de que vou usar alguma coisa em linux.
O acesso ao disco não será constante, vou usar mais para backup no caso da conexão com os compuadores, imagino que o acesso será uma ou duas vezes por dia.
Já a segurança é essencial sem dúvida, mas não vou precisar de uma fortaleza pois muito raramente vou acessar os arquivos via internet.
regiscruz
Byte

Mensagempor Sergio38br » 15 Jul 2010 13:48

bem se vai ser +/- no linux. vamos aos palpites,

2 nucleos
1) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ton-nf-_JM

ou

4 nucleos
2) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ngston-_JM

qto aos disco

1) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ntrega-_JM

ou

2) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ntrega-_JM

ou mais ainda

3) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 720011-_JM

qto ao sistema operacional coloca o linux que vc goste, mas cuidado veja se tem os drivers paras os codecs... instala o samba e deixe os discos ou parte dele acessivel via samba..

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor regiscruz » 15 Jul 2010 19:25

Pois é Sergio, agora você tocou em um ponto em que eu estava preocupado... Dual core tudo bem, mas será que eu realmente vou precisar de uma placa mãe parruda com 4 nucleos para rodar tudo legalzinho?

Acredito que um momento de sobrecarga seria quando eu estivesse rodando um video por exemplo e alguém acessasse algum arquivo no disco, mas eu imagino que isso dificilmente irá acontecer. Mas imaginando que aconteça algo parecido, será que isso justificaria um processador quadricore?

Eu tenho em mente algo tipo uma Mini ITX para ocupar pouco espaço e instalar em um gabinete pequeno, barramento de 800Mhz, 2GB de Ram e um processador Dual core qualquer de baixo consumo de energia.

Da uma olhada nessa aqui, menos de 20Cm, tem HDMI 1080p HD, saida de audio digital ou cinco saidas analógicas, gigabit ethernet, 10 USBs e 5 Satas e até entrada para controle remoto imagina só...rs... parece que foi feita pra isso.

Com esta quantidade de portas SATA eu posso deixar os discos de media separados dos discos de backup e ainda sobra uma para o sistema operacional. Claro que isso vai ficar para a época do upgrade, de inicio vai funcionar apenas como maquina de backup pois esta é a urgência atual.

Com relação ao Sistema operacional, eu quero fazer uma experiência com a combinação Ubuntu + Samba + Boxee TV para ver no que vai dar.

Será que funfa?
regiscruz
Byte

Mensagempor Sergio38br » 16 Jul 2010 08:47

Bom dia, gostei da placa, mas antes veja se tem no ubuntu os drivers para ela.., no caso tambem acho que o quad, não vai ser necessário.

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Voltar para Assuntos Gerais