MODBUS ARM7

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor okdok » 06 Jul 2010 07:52

Valeu jeanfernandes, Baixei este simulador ele se comunica bem com a minha paquinha, mas quando coloco para comunicar a minha paquinha com os inversores da weg ou com os controladores da novus não retorna nenhum valor para minha paquinha
okdok
Nibble

Mensagempor verd » 06 Jul 2010 09:28

Ela é mestre ou escravo? os equipamentos industriais pedem uma requisição atraz da outra se não tiver um tratamento legal do recebimento da serial pode ser que fique algum "bit enroscado" hehehe!
"Tem pessoas qua acham que sabem tudo....
eu já acho que não sei nada!!!"
verd
Byte

Mensagempor okdok » 06 Jul 2010 11:15

É mestre, estou enviando os valores e depois fica em um loop para ler os valores recebido mas não retorna nenhum valor, vou colocar a serial como interrupção para ver se melhora
okdok
Nibble

Mensagempor verd » 06 Jul 2010 11:31

sim tem que ter uma inerrupão pela serial!! verifique também se não está dando time out, erro de crc, e veja se no caso você está apontando para o endereço certo do escravo.

se no caso você irá ler 2 holdregister você tem que enviar sua requisição indicando que irá ler 2 holdregisters e o endereço que eles se encontram!
"Tem pessoas qua acham que sabem tudo....
eu já acho que não sei nada!!!"
verd
Byte

Mensagempor okdok » 06 Jul 2010 15:11

Então coloquei a interrupção os valores estão certo
Estou enviando os valores:

0x01 0x03 0x00 0x00 0x00 0x01 0x84 0x0A

End do escravo= 01
Função= 03
Registrador= 00 00
Q. Byte=00 01
CRC=84 0A

mas não retorna nenhum valor
okdok
Nibble

Mensagempor okdok » 06 Jul 2010 15:17

Testei em 3 simuladores slave e todos me responde
okdok
Nibble

Mensagempor rcakto » 06 Jul 2010 22:42

so uma pergunta.
Tem varias outros linhas de rede industrial mais robustas e TAMBEM gratuitas para se trabalhar, mas pq o povo procura logo a modbus que e TÃO problematica nas industrias metalurgicas??
a nessecidade de se ter um computador na area para atuar CASO o PLC de pau, para tudo (geralmente ele nao funciona) , sem contar que tem um limite DRASTICO em relação a distancia maxima e velocidade de transferencia... sem contar no limite de atuadores que podem ser conectados a ele... são so 25 valvulas de controle que ele suporta ( pelomenos aonde eu trabalho o modbus tinha esse problema ) e o custo de implementação em area é quase o mesmo gasto utilizando-se outros protocolos...
rcakto
Word

Mensagempor okdok » 13 Jul 2010 14:02

Estou trabalhando com inversor da weg e o controlador da novus por isso precisa ser com o protocolo modbus RTU, mas valeu pela dica.

Consegui comunicar com o inversor mas tenho que inverter o Rx com tx e quando vou simular no pc preciso voltar o TX e RX
okdok
Nibble

Mensagempor rcakto » 13 Jul 2010 17:53

cara pq nao falo isso antes... procura o pessoal da WEG ( www.weg.net/br ) e so saber como pedir ajuda que eles irão te ajudar... infelizmente so comeco a trampar nela em janeiro, senao eu mesmo te ajudava....
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 13 Jul 2010 21:56

rcakto escreveu:so uma pergunta.
Tem varias outros linhas de rede industrial mais robustas e TAMBEM gratuitas para se trabalhar, mas pq o povo procura logo a modbus que e TÃO problematica nas industrias metalurgicas??
a nessecidade de se ter um computador na area para atuar CASO o PLC de pau, para tudo (geralmente ele nao funciona) , sem contar que tem um limite DRASTICO em relação a distancia maxima e velocidade de transferencia... sem contar no limite de atuadores que podem ser conectados a ele... são so 25 valvulas de controle que ele suporta ( pelomenos aonde eu trabalho o modbus tinha esse problema ) e o custo de implementação em area é quase o mesmo gasto utilizando-se outros protocolos...
fioti, se liga''
não confunda melancolia profunda com melancia na bunda...

Não é o protocolo, e sim o meio fisico de comunicação que da xinxa.....

Modbus, Fieldbus, etcbus,,, se for RS485..
Juntar pela total falta de experiencia de quem executa a infra estrutura, a total analfabetia sobre emi, sobre aterramento etc... ai meo fioti, ja era.. Pode usar até o capeta que num funciona, nem fodendo.. hehehe

Modbus é simples, robusto, didatico, e putamente flexivel, e basicamente de gratis....
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 14 Jul 2010 09:46

Esse fabim ...

E o pior é que ele esta certo.

camadas são abstrações.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor rcakto » 14 Jul 2010 17:27

Fabim, malz entao, pq até aonde eu sei (foi o que eu tinha dito antes), o problema era do protocolo, e quem me passou isso foi um dos ENGENHEIROS da CST, e por isso mudaram para uma outra que no momento nao me lembro mais por ser bem estranho o nome...
mas ta de boa... errando se aprende tambem >< .... sempre tem alguem pra corrigir...
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 15 Jul 2010 09:54

rcakto escreveu:Fabim, malz entao, pq até aonde eu sei (foi o que eu tinha dito antes), o problema era do protocolo, e quem me passou isso foi um dos ENGENHEIROS da CST, e por isso mudaram para uma outra que no momento nao me lembro mais por ser bem estranho o nome...
mas ta de boa... errando se aprende tambem >< .... sempre tem alguem pra corrigir...

Então, são esses "ENGENHEIROS da CST", que me pagam para executar projetos.
Pergunte para o Proex, a quantidade de "ENGENHEIROS de CST´S" que pagam mini fortunas para ele fazer a bagaça andar...

Você infelizmente aprendeu errado...

Mais isso ai meo, andando e e gastando a sola.. Abraços

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Anterior

Voltar para ARM