Circuito Impresso

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor styg » 17 Mai 2010 13:28

Lembro que um tempo atrás, vi em algum site, algo parecido com esse enegrecedor.

Se não me engano, o camarada pegava um pedaço de algodão, molhava com tinta nanquim, e passava no lado da transparencia que tem o toner.

Ai o toner 'chupava' o nanquim, depois voce limpava (agora nao lembro se passava agua ou oq) e o nanquim saia da transparencia ficando apenas no toner.

Ficava show de bola, vou comprar essa tinta nanquim pra ver qual é e posto aqui.
Lucas
styg
Word

Mensagempor maxborn » 17 Mai 2010 15:30

styg eu tenho utilizado thinner como enegrecedor para o toner como os caras explicam aqui

http://www.fastpcb.com.br/forum/viewtopic.php?f=57&t=13&p=158&hilit=thinner#p158

funciona muito bem se tomar cuidado para não exagerar na dose
maxborn
Bit

Mensagempor styg » 17 Mai 2010 15:53

maxborn escreveu:styg eu tenho utilizado thinner como enegrecedor para o toner como os caras explicam aqui

http://www.fastpcb.com.br/forum/viewtopic.php?f=57&t=13&p=158&hilit=thinner#p158

funciona muito bem se tomar cuidado para não exagerar na dose

maxborn, só da pra acessar sendo registrado.

eu dei uma procurada e achei o que eu tinha falado:

"Escureça ainda mais a parte escura, usando algumas gotas de tinta nanquim em um algodão e esfregando sobre o desenho no lado do toner (onde o desenho é fosco). Em seguida, limpe com um papel-toalha seco até não aparecer mais tinta nas partes transparentes. A tinta nanquim se deposita no toner pois este é fosco, mas é facilmente removida das partes claras por serem lisas. Este truque não funciona em impressões feitas em impressoras laser coloridas."

fonte: http://www.diybr.com/como-fazer/21-elet ... as?start=5

tinta nanquim, no primeiro site q achei n google: R$7
http://www.artcamargo.com.br/product_in ... ts_id=2102
Lucas
styg
Word

Mensagempor maxborn » 17 Mai 2010 16:41

Vou tentar esse método. Tenho nanquim aqui
maxborn
Bit

Mensagempor styg » 26 Mai 2010 21:57

testei essa do nankin, infelizmente só tinha o azul onde comprei dai foi esse mesmo.

realmente ele dá uma escurecida, mas não fica 100% nao.

vou ver essas técnicas que tao deiscutindo no forum indicado pelo maxborn
Lucas
styg
Word

Mensagempor fabim » 27 Mai 2010 08:30

nossa, o povo ultrapassado.

Seguinte cambada.
Transparencia de jato de tinta.

Colocar uma folha de papel que cubra toda a parte aspera da transparencia.
Colocar a transparencia na impressora laser, para que a impressão saia na parte lisa da folha.

"obs: o thoner a 180°, vai se fundir quase que totalmente com o plastico da folha" Como a folha passa rapidamente no fusor, não da tempo de derreter a ponto de melecar tudo.

Pega tinta XADREZ preta.

De algumas gotas dela pura sobre o thonner. Espalhe com o dedinho, deixe secar a sombra...

Depois de seco, leve sob a agua corrente, e vá passando um pincel.

Como worka.:
O thonner fundido com a transparencia fica com micro fissuras, onde o material base do xadrez se funde, e não sai mais. mesmo que com agua corrente. é o mesmo que jogar xadrez na parede, depois de seco lavar.
O excesso sai, mais o que preencheu as fissuras da tinta/reboco - jamé.

"obs: Tomando cuidado para que não caia agua na parte aspera da transparencia, pois vai virar uma meléca"

Feito isto, sequem com um secador de cabelo, e olhem para a transparencia com preposição a uma lampada, ou sol...

tambem, conhecido como africanizador de transparencia.. hehehe

Abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor styg » 27 Mai 2010 22:49

ô meu querido, finalmente desse o caminho das pedras, ehaehau

1) whatahell que é essa tinta xadrez??

2) cara, num lembro de transparencia ter parte lisa e aspera nao.. amanha vo comprar.

3) colocar uma folha de papel, significa colar? com que tipo de cola?

4) blz, imprimo no tal lado liso

5) se a água cair na parte aspera vira uma meleca? na boa, isso é uma transparencia comum mesmo? rsrsrs

po meu nego, se tu responder essas duvidas ai mato a pau. valeu!
Lucas
styg
Word

Mensagempor MOR_AL » 28 Mai 2010 09:32

... Fabim, se me permite, vou responder ao nosso amigo.
styg escreveu:ô meu querido, finalmente desse o caminho das pedras, ehaehau

1) whatahell que é essa tinta xadrez??
É comprada nas lojas de tinta. Serve para colorir alguns tipos de tinta. É baratinho. Deve estar custando uns R$3,00.
2) cara, num lembro de transparencia ter parte lisa e aspera nao.. amanha vo comprar.
A transparência para jato de tinta tem uma face fosca (a tal geleca) para que a tinta não escorra.
3) colocar uma folha de papel, significa colar? com que tipo de cola?
Eu já experimentei usar fita crepe, mas não passou pelos rolos direito. Fita adesiva comum derrete com o calor gerado. Eu coloquei uns pontinhos de cola polar na parte que entra primeiro no rolo da impressora. Funcionou.
4) blz, imprimo no tal lado liso
Sim.
5) se a água cair na parte aspera vira uma meleca? na boa, isso é uma transparencia comum mesmo? rsrsrs
É para jato de tinta. Não para Laser. Mas não sei porque não usar folha transparente para impressora laser.
po meu nego, se tu responder essas duvidas ai mato a pau. valeu!

Uma última dica.
Eu testei as diversas opções, existentes no software da impressora, e concluí que se consegue maior densidade de toner, quando escolhemos as opções papel grosso, papel cartão. Atualmente eu imprimo como se fosse papel com 90 a 105g/m2 (Heavy). O toner fica bem mais forte.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 28 Mai 2010 11:01

bem mais forte, mais não resolve...

a transparencia para laser, tem uma temperatura de fusão maior que 250°C por 5 segundos.

a transparencia para jato, tem uma temperatura de fusão maior que 105°C por 2 segundos.

A transparencia para jato de tinta, derrete, digamos assim. e o thonner se funde e não sai facilmente.

A transparencia para laser, o olho não percebe mais ela tem micro fissuras que o thonner gruda, mais sai facilmente. só de passar a unha..

o thonner da impressora a jato de tinta, deve colocar um papel na parte de gel condensado, para que este gel não grude no fusor!!!, e sim, imprima na parte lisa da força.. heheh

Fica uma te téia..

Abraços
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor styg » 29 Mai 2010 10:50

Olha, eu acabei de comprar o kit 'faça placa e seja feliz' .

Como eu desconfiava a transparencia não tem nenhum lado aspero, os 2 são lisos e tem apenas uma fita branca colada em um lado no alto da folha.

E agora, ainda assim preciso colar a folha de papel junto? E em qual lado?
Lucas
styg
Word

Mensagempor fabim » 29 Mai 2010 12:14

intão seu mané, você comprou a transparencia para laser, e não para jato de tinta..

teimoso doschkarai..
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Rota » 29 Mai 2010 12:29

eu uso papel vegetal 92gr,
para enegrecer, eu faço o seguinte:

em uma vasilha quadrada, eu coloco thiner (1 cm + ou -),

prendo o papel vegetal em uma, por exemplo, pci, com o thoner voltado pra baixo, coloco uns calsos na vasilha, de forma que quando eu coloco a pci+papel vegetal, ele nao encoste no thiner, deixo uns 3 minutos e pronto, escurece pra caramba, antes eu usava aqueles sprays para reforçar o thoner, até que um amigo que trabalha com silk me ensinou , esse processo, é mais barato e fica melhor.
obs: eu só uso thoner original, ja experimentei com thoner recarregado e nao fica bom.
Rota
Byte

Mensagempor styg » 29 Mai 2010 13:03

fabim escreveu:intão seu mané, você comprou a transparencia para laser, e não para jato de tinta..

teimoso doschkarai..

nao po. comprei jato de tinta

ainda perguntei pra muleh, 'ueh esse n tem lado aspero' , dai ela 'naoooo, esse n tem'

pqp msm

vo procura em outro lugar
Lucas
styg
Word

Mensagempor styg » 02 Jun 2010 13:01

encontrei a desgraça da trasnparencia fosca.

ja testei todo o bagulhim, funfou legal

pra quem for se aventurar também, minha experiência:

1. na primeira tentativa a resina não polimerizou direito (2min)

2. dai tive que refazer tudo denovo e deixei 4min debaixo do UV, dai ficou bom.

3. deixei cair uns pingos de agua no lado fosco, realmente fica uma m**** rsrs

4. na segunda vez, partes do toner 'desgrudaram' da transparencia (isso num entendi fabim, tu falo q num saia nem a pau). isso atrapalhou as trilhas legal.

5. pra imprimir colei a folha A4 com cola branca (aquelas escolar). na primeira tentativa fiz como o mor_al falou uns pingos em cima, deu pau, a minha impressora deve fazer algumas voltas loucas e inverte o papel dentro dela.
dai na proxima eu botei uns pingos na parte de cima e na parte de baixo, ficou ótimo.

valeu fabim, valeu mor_al
Lucas
styg
Word

Mensagempor fabim » 03 Jun 2010 00:49

thonner soltou ?
isso é novo pra mim.. nunca aconteceu !!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais