FASES RS T

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

FASES RS T

Mensagempor rogerio maciel » 09 Dez 2009 07:30

COMO INDENTIFICAR AS FASES R S T DE UM CIRCUITO SEM APARELHOS
COMERCIAL DE INDENTIFICAÇAO DE FASES OU COMO FUNCIONA OS APARELHOS QUE INDENTIFICAM AS FASES DESDE DE JA OBRIGADO
ROGERIO :cry:
rogerio maciel

Mensagempor marcelo_asm » 09 Dez 2009 07:52

você precisa realmente identificar cada uma das fases ou apenas a sequência delas ?
marcelo_asm
Byte

Mensagempor Francesco » 09 Dez 2009 22:44

Não há como identificar as fases propriamente ditas, você assume que uma seja a R e, à partir dela, encontra a S e a T.

A que você assumiu como R, você está considerando com faze 0 graus. Assim, uma delas vai ter fase 120 graus e a outra -120 graus.

Uma coisa interessante é que, no momento que a fase R (0 graus) passar pelo zero do semi-ciclo negativo para o semi-ciclo positivo, a fase de 120 graus será positiva, e a de -120 graus será negativa. Esta é uma técnica para identificar.

Francesco
Francesco
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 11 Dez 2009 20:40

Para Verificar sequência de fase basta um motor elétrico trifásico
O motor somente gira no sentido indicado se a sequência estiver correta.

-------------------------------

Creio que não é possivel identificar qual seja a R , S, ou T

Elas se sucedem em harmonia, veja que na passagem de Negativo para Positivo,
Pontos A , B e C na figura abaixo, qualquer delas tem uma Positiva e outra Negativa

<-------------------->Imagem

Acredito que somente desligando Duas Fases seja possível identificar a que restou ligada.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 16 Dez 2009 08:16

Aproveitando o momento,

Alguem tem ideia de como seria a melhor forma de montar um circuito com um mcu qualquer para ler as tensoes de fase de cada uma delas, tipo, preciso arrumar um sistema para monitorar a energia eletrica fornecida a um equipamento caro, realmente caro, para depois guardar as medicoes numa memoria externa? Lembro uma vez que vi um circuito que identificava a falta de uma fase e desligava o circuito alimentado numa saber eletronica da vida, mas minha duvida seria como ler uma senoide num MCU qualquer, ja que ela varia de sentido.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor Francesco » 16 Dez 2009 08:22

Wagner,

Curiosamente, esta sexta-feira uma turma apresentou quase isso como projeto de conclusão de curso na faculdade. No equipamento deles o sistema identifica a falta de fase e grava a data e hora em um penDrive.

Se quiser, coloco vocês em contato.

Francesco
Francesco
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 16 Dez 2009 10:48

Wagner de Queiroz escreveu: mas minha duvida seria como ler uma senoide num MCU qualquer, ja que ela varia de sentido.

Pegando amostras das Senóides e adicionando um Off Set

Digamos que a Tensão de Referência do ADC seja 4.096 Vdc

O valor pico a pico da senoide deverá ser menor que a referência do ADC e

o Off Set desloca o nível Zero em 2,048 V

<---------------->Imagem

Com o Circuito Somador do Amplificador Operacional e um Divisor de Tensão da própria Referência do ADC, tranquilo.

Mas, isso seria para análise mais detalhada da Senóide , distorção por exemplo.

Se apenas monitorar falta de fase, basta retificar as Senóides

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor brasilma » 17 Dez 2009 10:18

Para identificar a sequencia de fases, basta monitorar uma delas, no instante que a mesma passar pelo zero, uma das outras duas (120 graus menor) vai estar com tensão negativa, e a outra (120 graus maior) vai estar com tensão negativa.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 17 Dez 2009 15:54

No meu caso, nao quero detectar falta de fase, preciso ler as tensoes AC em bases de tempo definidas, por exemplo: uma leitura por segundo, uma por minuto, uma por hora, quem vai definir isso é o programa que vou colocar num mcu, como um pic por exemplo.

a tensao iria ser mostrada a cada leitura num lcd e gravada por exemplo numa memoria I2C ou cartao de memoria (isso é se a parte basica funcionar que é ler a tensao).

Talvez quem sabe, se o circuito for o mesmo para a leitura da tensao, eu possa capturar as senoides para por exemplo, leio uma senoide. Ela é boa? descarto, se for ruim, gravo ela inteira para analise posterior. Tudo bem que sao conjecturas (se é que se escreve assim, se eu estivesse sobrio eu saberia)

Mas a ideia de sair capturando as senoides e gravando a posteriori, parece ser algo bom, embora teria um caminhao de dados para analise posterior, haja memoria para guardar isso, pois como estou medindo AC, seriam 3 senoides ao mesmo tempo.

Mas a priori, o meu desejo é colocar um circuito para monitorar a tensao eletrica de um equipamento durante um longo periodo, tipo ler a tensao a cada minuto e fazer um relatorio de flutuacao de tensao, para saber se o meu equipamento ta com problemas com o além, ou se é a rede eletrica do cliente (que jura de pé junto que é estabilizada)

O equipamento em Questao é uma impressora laser grafica que imprime em formulário continuo. Muito cara e muito chata de consertar. Desconfio que alguns clientes tem uma tensao eletrica muito ruim, quando chego lá parece sindrome do jaleco branco. Viro as costas a impressora quebra do nada.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 17 Dez 2009 17:21

Nesse caso talvez o Comparador de Janela , com Amplificador Operacional possa ser
uma boa solução

Esse circuito pode monitorar acima ou abaixo de determinada faixa de modo que se
houver sobretensão ou subtensão ele passa para o µC afim de de que seja feito o registro.

Mas, assim a distância, a prióri, não seria Aterramento ou EMI ?

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Voltar para Circuitos Diversos