68K ou coisa assim, again

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor msamsoniuk » 30 Ago 2009 14:49

acho que tem varias estrategias.

eu pretendia deixar um conector BDM apenas para gravar um firmware basico na flash (o uboot) e entao proteger estes setores. dae o resto do sistema eh soh baixar via ethernet ou serial usando esse firmware basico, pode ser gravado em outra area da flash ou mesmo direto na sdram.

o proprio BDM nao eh muito critico e eu pretendia desenvolver um adaptador BDM baixo custo bem especifico. como eu nao vou usar codewarrior, as funcionalidades de debug nao sao importantes e eu nao preciso investir em um BDM comercial.

mas tendo o conector BDM vc tem uma solucao flexivel e universal.

como eu disse no post anterior, tambem acho mais vantagem fazer uma placa core com os componentes importantes. se o desenvolvedor vai usar uclinux, nao tem muito como fugir dessa configuracao de componentes. se ele nao vai usar, ele pode simplesmente fazer uma sub-montagem.

assim, avaliando em 5 minutos, os componentes q eu acho que seriam interessantes para essa placa seriam:

MCF5270AB100 (core de 100MHz e encapsulamento QFP-160)
AM29LV320MH101REI (2M x 16, encapsulamento TSSOP-56, opcionalmente pode ser uma flash maior ou menor compativel com componentes maiores ou menores)
MT48LC4M16A2TG-75F (4M x 16, encapsulamento TSOP-54, compativel com componentes maiores ou menores)
DP83848CVV/NOPB (PHY 10/100, encapsulamento LQFP-48 )

claro, isso na verdade tem q casar com a disponibilidade do fornecedor. precisaria de mais algumas coisas: um regulador para o V-core do coldfire, um conector ethernet com led e trafo integrado, conectores para BDM e expansao, alem de um mar de capactores.

sobre tamanho, eu acho que teria que ser algo tipo 70x100mm. se for menor melhor mas eh dificil. eu jah sei que uma placa 2 layers dessas fica por 800 pratas para fazer 50 unidades, o que dah apenas 16 reais por PCB. se for 4 layers, acaba ficando o dobro, mas mesmo assim o custo por placa fica bom e fica em um tamanho relativamente compacto para uma placa relativamente bem completa.

se for juntar componentes, no pior caso (farnell) daria 125 reais em componentes principais. mais a PCB e componentes auxiliares eu acho que chega em 180 ou 200 reais por placa. nao eh um valor alto e se a placa ficasse boa eu com certeza jah montaria umas 10 ou 20 para usar em cursos.

agora, se fosse fazer algo em conjunto todo mundo, seria legal pq eh mais gente para revisar e dar sugestoes, mas teria que ser algo que agradasse a todos dentro de certos limites.

uma coisa q eu acho essencial, e aposto que o mastk e enigma concordam, eh acesso ao bus do processador com suporte a DMA e IRQs, para pendurar dispositivos externos avancados, como CPLDs, FPGAs e outros perifericos.

guest2003 escreveu:Pessoal,

Qual a ideia para depurar estes caras ?

Quais seriam os part numbers e o tamanho aproximado da placa ? (baseado na ideia que o Marcelo disse de fabricar uma placa core)

Posso dar uma olhada quanto ficaria a placa+componentes para fabricar algumas.

[]'s
Marcelo
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 01 Set 2009 12:24

uma coisa q eu acho essencial, e aposto que o mastk e enigma concordam, eh acesso ao bus do processador com suporte a DMA e IRQs, para pendurar dispositivos externos avancados, como CPLDs, FPGAs e outros perifericos.

Sem DMA, um dos melhores recursos vai ser tirado do sistema ai nao vira...

Entao sam, como nao tenho verba para o projeto nao pretendo usar BDM por hora, ja que ela custa R$1000,00 +/-, ate imagino que pela a facilidade que ela oferece vale a pena, mas pretendo seguir uma topologia proxima da que tenho hj com o 68K, assim nao tenho problema de galinha e baixo custo.

Quanto a selecao de componente sou a favor de usar SRAM rapidas no lugar de SDRAM.

Entao digamos:
Coldfire, SDRAM, SRAM, FLASH, e PHY, e conectores para todos os pinos da CPU e com a placa em dimensoes proximas de 10x10mm? para mim seria excelente nessas condicoes.
mastk
Dword

Mensagempor mastk » 01 Set 2009 12:53

Pessoal, conseguir os adaptadores, fica R$40,00 alguem mais vai querer e quantas? me manda MP qlqr coisa.
mastk
Dword

Mensagempor mastk » 01 Set 2009 12:57

Imagem

A cara do barato ne?
mastk
Dword

Mensagempor pbernardi » 01 Set 2009 13:34

sendo e chato e detalhista: porque o pino 1 do processador está ligado ao pino 2 do conector P2 e o pino 2 do conector está ligado ao pino 1 do processador?

Antevejo pessoas perdendo tempo de configuração porque está ligando pinos errados... :)
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor mastk » 01 Set 2009 13:38

Putz ta no layer errado...
Editado pela última vez por mastk em 01 Set 2009 14:12, em um total de 1 vez.
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 01 Set 2009 13:44

sim, eu acho que o DMA eh essencial! :)

o MCF5270 tem 4 canais, sendo um interno que pode ser roteado para qq periferico que o suporte (vc pode ter uma UART com baudrate elevado rodando com DMA, por exemplo) e 3 canais com ativacao externa. e alem da tradicional ativacao direta por nivel ou por borda, tem opcao de passar pelo timer, que pode contabilizar pulsos externos e ativar o DMA sob-demanda de acordo com a configuracao.

no BDM eu pensei em algo bem simples: basicamente um HC908 com uart e spi, sendo a uart um prompt com comandos de acesso e a spi conectada no BDM, de modo que seria possivel fazer peek/poke na memoria do coldfire atraves dessa BDM primitiva. o objetivo seria basicamente gravar um firmware na SRAM interna (ele tem 64KB on-chip) ou mesmo em uma FLASH externa.

note que o MCF5270 eh desenvolvido para ser sempre master do sistema, entao pelo que lembro nao possui os sinais BR/BG/BGACK externos e tem q acessar os miolos dele via BDM, o que nao quer dizer que tenha que gastar com um BDM comercial, muito pelo contrario, uma SPI ou mesmo uma simulacao via GPIO em um mcu menor resolve! :)

com um adaptador destes que vc mostrou jah daria realmente para testar essa ideia do BDM e colocar o componente para operar direto com a SRAM interna, um negocio bem limpo. depois eh soh ir adicionando as coisas em volta e ir debugando parte por parte. acho que a primeira coisa seria adicionar um PHY, depois a FLASH e no final uma SDRAM.

outra coisa que precisaria pensar eh 16 vs 32 bits: eh fato que com 16 bits simplifica um montao, mas imagina soh esse bichinho operando com 32 bits e clock de 75MHz no barramento? hehehe

mastk escreveu:

Sem DMA, um dos melhores recursos vai ser tirado do sistema ai nao vira...

Entao sam, como nao tenho verba para o projeto nao pretendo usar BDM por hora, ja que ela custa R$1000,00 +/-, ate imagino que pela a facilidade que ela oferece vale a pena, mas pretendo seguir uma topologia proxima da que tenho hj com o 68K, assim nao tenho problema de galinha e baixo custo.

Quanto a selecao de componente sou a favor de usar SRAM rapidas no lugar de SDRAM.

Entao digamos:
Coldfire, SDRAM, SRAM, FLASH, e PHY, e conectores para todos os pinos da CPU e com a placa em dimensoes proximas de 10x10mm? para mim seria excelente nessas condicoes.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 01 Set 2009 15:56

Um kit deste porte e custo, sem possibilidade de expandir, para mim nao vale a pena. Tem que ter saidas para expansoes futuras, como o Marcelo citou.
No minimo tem que ter saida DMA, para geração de video, por exemplo.
Para prototipo, ainda a melhor ideia é usar soquetes adaptadores para mcu de muitos pinos, pois mandar fazer uma placa completa com tudo embutido sai muito caro. Se tiver que expandir ou modificar ai fica complicado.
Usando a ideia do Mastk, no seu projeto do 68K, e a experiencia que tive com o meu prototipo do mc68030, o interessante é fazer uma motherboard, com conectores em paralelo e encaixar os modulos, cpu/mpu, memoria, perifericos, etc...Fica bem versatil.

:D
enigmabox

Mensagempor Sergio38br » 01 Set 2009 17:36

Desculpem mas o openbdm não suporta este micro??

Outra coisa, alguem ja viu este lembrete??

"Because of an order from the United States International Trade Commission, certain BGA-packaged product lines and part numbers are not available from Freescale Semiconductor for sale or import into the United States. To comply with this order, some pages have been temporarily removed from the web site."

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor guest2003 » 01 Set 2009 19:00

Sergio,

Isto vale para BGAs ... e normalmente estamos fugindo de BGA mesmo :)

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor pbernardi » 01 Set 2009 20:28

Esse é um probleminha com BGAs. Aparentemente um punhado de empresas dos EUA, incluindo a Freescale, a Broadcom e a AMD perderam uma ação referente a uma patente de um processo que envolvia processo de fabricação de alguns encapsulamentos BGAs.

Assim, eles estão proibidos de comercializar alguns componentes BGAs em solo americano.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor msamsoniuk » 02 Set 2009 00:14

nao tem rolo pq o MCF5270 eh QFP-160... vc pode montar em casa e exportar para qq lugar do mundo. se fosse o MCF5271, sim teria restricao, mas nao pelo encapsulamento, q tb eh QFP-160 compativel pino a pino, e sim por causa da tecnologia de criptografia on-chip :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 16 Set 2009 11:43

Imagem

Prontinha e solda, comprei esse coldfire ha uns 2 anos, deu trabalho soldar por causa que tinha alguns pinos tortos e um pouco de poeira neles, mas um pouco de fluxo e paciencia e blz.
Editado pela última vez por mastk em 17 Set 2009 08:06, em um total de 1 vez.
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 16 Set 2009 12:50

ficou bom! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 16 Set 2009 13:30

Desculpe mas, a foto é tão grande, tão mau batida, que impede qualquer avaliação.

Acredito, parece, que o produto é realmente bom mais o lançamento esta tardando e
isso não é bom.
Quando finalmente for colocado a venda já não haverá o impacto da novidade.

-----------------------

Ao menos aqui no Fórum, ou de quantos destas tiverem conhecimento como escreve
o Tabelião.. :D
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))