eu pretendia deixar um conector BDM apenas para gravar um firmware basico na flash (o uboot) e entao proteger estes setores. dae o resto do sistema eh soh baixar via ethernet ou serial usando esse firmware basico, pode ser gravado em outra area da flash ou mesmo direto na sdram.
o proprio BDM nao eh muito critico e eu pretendia desenvolver um adaptador BDM baixo custo bem especifico. como eu nao vou usar codewarrior, as funcionalidades de debug nao sao importantes e eu nao preciso investir em um BDM comercial.
mas tendo o conector BDM vc tem uma solucao flexivel e universal.
como eu disse no post anterior, tambem acho mais vantagem fazer uma placa core com os componentes importantes. se o desenvolvedor vai usar uclinux, nao tem muito como fugir dessa configuracao de componentes. se ele nao vai usar, ele pode simplesmente fazer uma sub-montagem.
assim, avaliando em 5 minutos, os componentes q eu acho que seriam interessantes para essa placa seriam:
MCF5270AB100 (core de 100MHz e encapsulamento QFP-160)
AM29LV320MH101REI (2M x 16, encapsulamento TSSOP-56, opcionalmente pode ser uma flash maior ou menor compativel com componentes maiores ou menores)
MT48LC4M16A2TG-75F (4M x 16, encapsulamento TSOP-54, compativel com componentes maiores ou menores)
DP83848CVV/NOPB (PHY 10/100, encapsulamento LQFP-48 )
claro, isso na verdade tem q casar com a disponibilidade do fornecedor. precisaria de mais algumas coisas: um regulador para o V-core do coldfire, um conector ethernet com led e trafo integrado, conectores para BDM e expansao, alem de um mar de capactores.
sobre tamanho, eu acho que teria que ser algo tipo 70x100mm. se for menor melhor mas eh dificil. eu jah sei que uma placa 2 layers dessas fica por 800 pratas para fazer 50 unidades, o que dah apenas 16 reais por PCB. se for 4 layers, acaba ficando o dobro, mas mesmo assim o custo por placa fica bom e fica em um tamanho relativamente compacto para uma placa relativamente bem completa.
se for juntar componentes, no pior caso (farnell) daria 125 reais em componentes principais. mais a PCB e componentes auxiliares eu acho que chega em 180 ou 200 reais por placa. nao eh um valor alto e se a placa ficasse boa eu com certeza jah montaria umas 10 ou 20 para usar em cursos.
agora, se fosse fazer algo em conjunto todo mundo, seria legal pq eh mais gente para revisar e dar sugestoes, mas teria que ser algo que agradasse a todos dentro de certos limites.
uma coisa q eu acho essencial, e aposto que o mastk e enigma concordam, eh acesso ao bus do processador com suporte a DMA e IRQs, para pendurar dispositivos externos avancados, como CPLDs, FPGAs e outros perifericos.
guest2003 escreveu:Pessoal,
Qual a ideia para depurar estes caras ?
Quais seriam os part numbers e o tamanho aproximado da placa ? (baseado na ideia que o Marcelo disse de fabricar uma placa core)
Posso dar uma olhada quanto ficaria a placa+componentes para fabricar algumas.
[]'s
Marcelo