Circuito Impresso

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor austrax » 28 Ago 2009 17:50

RAWeigel o prazo de validade é de 9 mêses e o comprimento de onda da luz deve estar entre 300nm e 500 nm. As lampadas BL (black light, c.o. 372nm) e BLB (black light blue, c.o. 352nm) servem sim, desde que respeitadas as condições de potência necessária.

Obrigado joao.atibaia, te mandei uma PM.

Grabriel agora saiu hehehe..


Já tenho alguns frascos de 50 gramas disponíveis. Quem quiser, por favor me envie uma PM ou email (contato@microtecnet.com.br)

O fabim to precisando mais do seu enegrecedor de fotolito cabra safado. Disponibiliza para o pessoal também, será bem util.

Abrazzzzzzzzzzzzzzz
Editado pela última vez por austrax em 02 Set 2009 18:49, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
austrax
Byte
 
Mensagens: 139
Registrado em: 04 Mai 2007 20:10

Mensagempor MOR_AL » 29 Ago 2009 21:58

Austrax.
No vídeo você diz que o material para revelar (retirar o filme da placa, que não recebeu luz) era carbonato de cálcio. Do meus tempos de química, CaCO3. Você tem certeza que é este material mesmo? Não seria outro produto?
Por favor, confirme para mim.
Grato.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2934
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Mensagempor Beto_s » 29 Ago 2009 23:41

Parabéns , se nao tiver o tal do véu já é muito bom...

Dá pra corroer na solução de peróxido de hidrogênio sem medo?

O fotolito é negativo ou positivo ?

Te mando uma PM pra saber detalhes $$.

Beto
Beto_s
Bit
 
Mensagens: 43
Registrado em: 06 Set 2007 23:36

Mensagempor RAWeigel » 30 Ago 2009 08:47

austrax,

Mais uma dúvida.
Qual o tempo máximo que eu posso sensibilizar uma placa e usa-la depois?
Ou seja, sensibilizo algumas placas, deixo secar, e guardo-as em ambiete protegido de luz. Funciona bem até quantos dias (semanas) depois?
Richard
Avatar do usuário
RAWeigel
Byte
 
Mensagens: 300
Registrado em: 11 Out 2006 16:14
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor austrax » 30 Ago 2009 19:24

MOR_AL agradeço sua observação e de outros amigos. No momento do tutorial eu confundi carbonato de cálcio com o de sódio e também disse peróxido de oxigenio (absurdo) o certo é peróxido de hidrogênio :lol: . O certo é CARBONATO DE SÓDIO, conhecido como barrilha e vendido em casas de materiais para piscina. Aqui na região paguei 9 reais 2 quilos e isso dará para uma infinidade de placas, porque inclusive você poderá usar o preparo para algumas revelações. Estou refazendo o tutorial, obrigado.

Beto_s obrigado! Pode corroer sem medo, observando que o tempo de corrosão não deve ser maior que 5 minutos no caso do peróxido de hidrogênio. O fotolito é positivo, ou seja, a parte da resina que recebe luz não sai na revelação.

RAWeigel ainda não realizamos esse teste, vou contactar o fabricante para saber. No entanto deixei uma placa por 3 dias sob luz ambiente (incandescente) para testar a tolerancia da mesma e não houveram alterações significativas no processo. Acredito que protegida da luz ela dure um bom tempo.

abraços
Avatar do usuário
austrax
Byte
 
Mensagens: 139
Registrado em: 04 Mai 2007 20:10

Mensagempor fabim » 31 Ago 2009 09:31

austrax escreveu:
O fabim to precisando mais do seu enegrecedor de fotolito cabra safado. Disponibiliza para o pessoal também, será bem util.

Abrazzzzzzzzzzzzzzz


nossa cabecinha, quantas PCI´s tu fez ?
Ou andou jogando fora ou deu pra um fabricante?
Aqueles 30ML dava pra ageitar uns 100 fotolitos A4.

Dessa vez tu paga o sedexio. Morto de fome da peste!!

Abração!!!

DAVId Coperfield.

Fazendo mágica com resina sensibilizadora!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword
 
Mensagens: 5001
Registrado em: 16 Out 2006 10:18
Localização: aqui uái!!!?

Mensagempor austrax » 31 Ago 2009 12:06

Hahaha David Coperfield foi brava! Cara mandei um tanto para o pessoal da produção brincar e o resto matei nos testes. :lol: Bão também!

Refiz o tutorial

Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=kKAvPDwg8u4

Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=WJIe2PXkj2M

Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=yQI3zphLASk

Abraço
Editado pela última vez por austrax em 31 Ago 2009 14:46, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
austrax
Byte
 
Mensagens: 139
Registrado em: 04 Mai 2007 20:10

Mensagempor MOR_AL » 31 Ago 2009 14:07

Olá Austrax.

Tenho outra pergunta. Se você usa o fotolito POSITIVO (filetes de cobre = preto), a parte que recebe luz UV não deveria polimerizar (virar plástico e ser resistente ao ataque do produto que corroi o cobre), e sim a que não recebe a radiação UV. Certo?
Nestes produtos para Silk-Screen ocorre que a parte que recebe a luz UV polimeriza. O fotolito é positivo, mas é aplicado sobre a tela. O que não recebeu UV sai, deixando passagem para a tinta a ser aplicada na placa.
Gostaria que você me esclarecesse este detalhe. Tentei rever os vídeos anteriores mas não estão mais disponíveis.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2934
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Mensagempor austrax » 31 Ago 2009 14:26

Digo positivo na transmissão de luz. Onde a luz passa, a camada fica fotopolimerizada. Se classificarmos pelo modo de impressão, referente a imagem original gerada pelo CAD dizemos que é negativo.

Imagem

Abraços
Avatar do usuário
austrax
Byte
 
Mensagens: 139
Registrado em: 04 Mai 2007 20:10

Mensagempor maxborn » 31 Ago 2009 15:35

Feeeenoooomenallll. Davi muito obrigado meu chapa! Já fiz 2 placas aqui e fiquei de boca aberta. Não tinha como ser melhor :D
Tenho uma dúvida! Posso reaproveitar a solução que uso pra fazer a revelação?


Valew mesmo
Avatar do usuário
maxborn
Bit
 
Mensagens: 27
Registrado em: 23 Jun 2009 20:08

Mensagempor Exterminador sem futuro » 31 Ago 2009 15:49

Orra, muito bom o resultado, ja tentei por varios metodos e nunca que a plaquinha ficava assim ...

Pode separar 2 potes desse pra mim !!!!
Exterminador sem futuro
 
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Ago 2009 13:52

Mensagempor austrax » 31 Ago 2009 18:10

Fala Maxborn, que beleza cara. Fico feliz que tenha gostado, obrigado!
Com relação a sua dúvida, poderá reutilizar a solução sim, só não posso te precisar o número de vezes.

Exterminador sem futuro, te mandei uma PM

Abraço
Avatar do usuário
austrax
Byte
 
Mensagens: 139
Registrado em: 04 Mai 2007 20:10

Mensagempor guest2003 » 31 Ago 2009 18:39

Austrax,

Poderia dizer o preço ?

Você tem alguma dica/sugestao/ideia de como metalizar placas ? (para fazer tambem modelos de dupla face)

abs
Marcelo
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
Avatar do usuário
guest2003
Word
 
Mensagens: 746
Registrado em: 13 Out 2006 11:48
Localização: Campinas - SP

Mensagempor guest2003 » 31 Ago 2009 20:31

Outra duvida,

Vi nos tutorias que voce manuseia tudo em luz ambiente, isso é somente para o tutorial (filmar) ou posso fazer isso na luz ambiente ?

[]'s
Marcelo
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
Avatar do usuário
guest2003
Word
 
Mensagens: 746
Registrado em: 13 Out 2006 11:48
Localização: Campinas - SP

Mensagempor austrax » 31 Ago 2009 20:31

Fala Marcelo

O custo da resina é R$25,00 50 gramas com a qual podemos fazer aproximadamente 125 placas de 10cm x 10cm. Com relação a iluminação você pode fazer na luz ambiente, desde que seja incandescente, pois a luz solar e a fluorescente possuem grande emissão de UV.
A metalização de furos pode ser feita através de galvanoplastia, deposição de cobre quimico, rebites, tinta condutiva (amador), etc. Existem métodos industriais com mais de 18 fases de processo, portanto bastante oneroso para baixas produções, principalmente pelo tratamento necessário para o descarte dos resíduos gerados. Particularmente não tenho experiência com nenhum destes, mas amigos me informaram que já metalizaram furos utilizando a tinta condutiva de prata e que o resultado foi muito bom. Nos que faço, quando é possível ter vias com diametros compatíveis e quando a quantidade das mesmas não é exagerada, soldo um pedaço de fio condutor no furo, de modo a garantir o contato entre as faces.

A LPKF tem uma solução muito boa para metalização, mas não faço idéia do custo

http://www.anacom.com.br/produtos/detalhes/?p=00000000527&sc=00000000157&page=principal


Abraço
Avatar do usuário
austrax
Byte
 
Mensagens: 139
Registrado em: 04 Mai 2007 20:10

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron

x