Ponte com SCRs

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor denis neves » 20 Mai 2009 11:29

aehaeahahe...

o problema é esse...quando o capacitor está descarregado ele consome muita corrente...isso eu sei...eu queria saber como resolver esse problema !?!?

eu tenho que filtrar a tensão em cima da minha carga...qual a melhor maneira de fazer isso??? se é que isso é possivel né !!! :(

muito grato...
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor brasilma » 20 Mai 2009 12:34

Olá Denis,

A configuração do seu circuito está legal, porem sem o capacitor de filtro da carga.

Ele está interferindo no funcionamento do SCR.

A solução poderia ser uma modificação no circuíto, para que retifica-se e filtra-se a tensão e depois aplicasse a carga.

Abraços.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor brasilma » 20 Mai 2009 12:53

Denis, havia escrito outra mensagem mais completa mas não sei onde foi parar... :( bom resumindo o capacitor está interferindo no funcionamento do SCR, além do que talvez 2200uF seja pouco para 90W de potência.

Creio que a saida seja você retificar e filtrar a tensão e usar um outro tipo de acionamento.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 20 Mai 2009 20:03

Olá Denis.
Voce pode minimizar o surto de corrente inicial, no capacitor, do seguinte modo:
1 - Coloque um resistor (R) de 1 a 10 Ohms em série como o SCR. O pessoal usa um NTC.
2 - Monitorando a tensão de saída, comece a aplicar os pulsos no SCR, partindo do zero de tensão da senóide retificada. Vá aplicado pulsos com ângulos decrescentes a partir dos 180 graus. Ex. 179, 178, 177, .... Com isso sua tensão sobre o capacitor vai subindo lentamente, até alcançar o seu objetivo. A corrente fica limitada
Icap = (Vsen(teta) - Vcap) / R
Agora algumas considerações sobre o seu circuito:
1 - Você colocou a fonte de 110 como sendo a tensão do secundário de um trafo? Caso contrário, cuidado com o terra. Não há isolamento galvânico.
2 - Seu circuito exige um capacitor de alto valor, principalmente para pequenas tensões de saída. Uma opção seria fazer uma fonte chaveada do tipo Step-down, mas aí a eletrônica fica mais complicada. V1 é a senóide.
Imagem
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 21 Mai 2009 09:04

moral, o pessoal usa PTC ou PPTC.
Sobre o indutor que você colocou na saida, como o disparo na crista de descida vai ter uma alta tensão, ja é o bastante para o thirystor não levar um soco no zóio, só não tenho noção de qual vai ser a corrente acumulada nele, quando o thirystor desligar.!!rsrs
Aquele diodo polarizado reverso foi uma excelente idéia. :twisted:

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 21 Mai 2009 19:53

Não Fabim.
O pessoal usa NTC mesmo. Eu já projetei fontes chaveadas com ele. A idéia é que o NTC está à temperatura ambiente e com seu valor nominal ANTES de se ligar a fonte. Ao ligá-la, a corrente de surto é limitada pelo NTC. A medida que o NTC vai ESQUENTANDO, sua resistência vai diminuindo, reduzindo sua influência no circuito (queda de tensão e potência dissipada).
A figura abaixo mostra as formas de onda em "um pequeno trecho" do eixo dos tempos. É possível ver a tensão SENOIDAL (V1) em vermelho. Como o período mostrado é muito pequeno (observe a escala do tempo), ela parece quase constante, mas é senoidal mesmo.
Dá para ver a tensão de saída V0 em verde. Esta tensão é gerada quando o período Ton, do sinal PWM (que está representado pelo gerador V2), vale 50% do período total. O período total é de 50us (f = 20kc/s).
A forma de onda da corrente é o "pulo do gato". Ela é limitada pelo indutor associado ao tempo de condução do MosFet. Na rampa positiva, a corrente vem do MosFet, alimentando a carga (resistor e capacitor) e armazenando energia no indutor. Na rampa negativa, o MosFet está cortado e a energia do indutor vai se descarregando pelo diodo, sob a forma de corrente na carga, alimentando-a também.
Imagem
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor denis neves » 25 Mai 2009 17:12

Humm...legal MOR_AL !!!

É...eu ja etou quase desistindo de fazer isso com SCR msm !!! eu não estou tendo bons resultados com ele !!!

Gostei dessa fontezinha que vc me passou...mas é possilvel utiliza-la em alta tenção (rede) ???

Eu gostaria de abaixar de 127volts (rede) para uns 50 volts filtrado!!!

Muito obrigado pela ajuda de vcs !!!
HEY HO LET'S GO !!!
denis neves
Byte

Mensagempor MOR_AL » 25 Mai 2009 22:31

Olá Denis.
Sim, porém este circuito é teórico, uma vez que não o montei. Além do mais ele não possui realimentação para que a tensão de saída seja regulada, e nem isolamento galvânico.
O projeto correto do indutor é muito difícil e trabalhoso e há necessidade de se testar a fonte, mesmo que esta seja fornecida por um fabricante de CIs. Isso requer um osciloscópio de pois canais e um sensor de corrente por meio do efeito Hall seria interessante. O layout do circuito impresso tem que ser feito baseado em técnicas de redução de ruí­do.

Caso você tenha realmente interesse, sugiro que procure por uma fonte do tipo "Fly-back". Ela possui isolamento galvânico, e fornece facilmente os 50 volts @ 0,2A (carga de 250 Ohms). Tem diversos fabricantes de chips, que disponibilizam o esquema em seus datasheets. Outros até fornecem um software para que você especifique sua fonte particular. Procure por "SMPS Design Toolkit 1.6" da Fairchild.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos