Bem, posso falar por conhecimento de causa, tanto de um lado como do outro.
Seguinte, engenharia elétrica é muito mais do que "brincar com eletrônica", ainda mais nos dias de hoje. Vamos dizer assim :
Quando ce faz uma casa, desde a ideia até os penduricalhos do arquiteto, tem engenharia no meio. Agora amplia a coisa pra um prédio. Depois para um avião. Exagerar é bom para ampliar o horizonte.
Onde quero chegar ? Não se trata apenas de brincar com algo específico. As atribuições e responsabilidades de um engenheiro quando o mesmo se enquadra dentro de um contexto de sistema, são diferentes das realizadas eng. de laboratório. Para uns apenas se trata do Prefixo ENG. mas não é bem assim.
O preparo para lidar com certas atividades que não tem nada a ver com Engenharia é um exemplo disso. Porém a diversidade de conhecimento é tanta num curso de engenharia que sem voce saber, te prepara para outras coisas. Por exemplo, tomada de decisão.
O conhecimento técnico hoje em dia não é em sua maioria o diferencial de um eng. para outro. Há outros aspectos importantes, para citar : oratória, liderança, senso de trabalho em equipe, conhecimento de custos de processos, qualidade, linguas estrangeiras, assiduidade, persistência, visão de negócios....e por ai vai....
A engenharia está dentro da cabeça. A Universidade apenas te credencia formalmente perante o mercado. O resto é com voce. As vezes alguns engenheiros acordam pra vida depois de 10 ou 20 anos na profissão, ou seja, atinge o ápice do conhecimento já no meio da coisa, e melhor, acompanhando sempre a evolução de processos sociais e tecnológicos.
No meu entender é um processo ser engenheiro, não apenas universidade ou tempo de empresa ou conhecimento da coisa técnica. Talvez isso seja o de menor impacto na hora de uma empresa preterir ou não a pessoa. Sim, numa emergência. Não, se a empresa pretende manter um eng. de médio a longo prazo.
Só pra citar hoje em dia, além de fazer o meu trabalho, eu por exemplo, monitoro certos processos humanos, para que as pessoas possam entender como tudo funciona numa esfera maior do que o laboratório, e faço isso sem que elas percebam, ou percebam muito pouco. É o que se chama de transferência. Para isso entra toda a bagagem de faculdade, etc. etc etc....
Tecnicamente falando eu creio que cada um tenha que seguir uma linha de raciocínio ou metodologia para lidar com a engenharia, principalmente a eletrônica pois há uma infinidade de princípios que precisam ser entendidos, experimentados, etc... As vezes engenharia é um túnel enorme, e vez por outra um mar aberto. Uma grande vantagem Kraft no seu caso é que você convive com Engenheiros e isso de certa forma te dá um certo ganho de causa no momento de atuar como tal.
Faculdade é dificil ? É. São tiros curtos de 4 ou 6 meses, pra voce engolir um monte de continhas, teorias malucas. O gosto é quando é técnico, voce pode dar certos pulos e ir direto para o "67 patinete".
Mas um segredo que acho que os mais vividos aqui já sentiram, é lidar com cada disciplina como se fosse um projeto. É por ae. É chato ler trocentas mil paginas, fazer dizilhoes de exercicios.....mas sem querer voce faz isso todo dia. Disciplina. Nada mais.
É por ae. Adivinhem ? Esse post foi escrito apos eu passar o dia todo fazendo faxina, trabalhando de servente de pedreiro.... mas pensando num projeto que vou acabar assim que terminar esse post. Foi bom passar algumas horas carregando pedra e cavando buraco. Deu pra dirimir algumas dúvidas que pesavam sobre meu kengo.
Bom fim de feriado e aproveitem o novo forúm.
Afff..... cansei ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Fuiz....