Engenharia Elétrica ou Ciências da computação?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor otavio luiz » 13 Out 2006 13:25

Tô com o mesmo problema só que um pouquinho maior to com 39yo, to optando por eng. da computação pois acho que é onde eu sou mais fraco, eletrica da pra levar mesmo sem titulo.(tem sempre um eng. querendo fazer alguma coisa mas não sabe como)
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor dreher » 13 Out 2006 14:51

Pois é. É na FURB Kraft? Mais um calouro pro semestre que vem....
dreher
Byte

Mensagempor KrafT » 13 Out 2006 14:58

dreher escreveu:Pois é. É na FURB Kraft? Mais um calouro pro semestre que vem....

Se eu passar no vestiba (não vou estudar nada para isso), vc me conta o dia do trote, blz?
KrafT
Dword

Mensagempor Andremp » 13 Out 2006 17:11

po CC pode parecer mas acaba nao tendo nada haver com programacao de MCU, pelo menos nos curso que vi nao tem uma cadeira voltada pra programacao de MCU.

Eu fiz engenharia de computacao, no meu curso tinha pouco de elétrica, de microcontrolador e de programacao de alto nível (quem nao sabe entenda como programacao pra PC),
cheguei a iniciar em CC mas o curso é totalmente voltado pro alto nivel, e nao precisa de muitos calculos soh tem 2 cadeira de calculo, e resto é só uma filosofia loka que nao se imagina que se use pra computador. Pois pra aprimora o modo como se programa se usa um monte de conceitos que estao muito longe dos bit. Pra se ter uma idéia normalmente o pessoal de CC tem muita dificuldade em manipulacao de bits, mas muita técnica pra criar grande programas pro pc.

Agora se quer um titulo faça engenharia, a elétrica do pessoal que conheço tem pouca enfase na programacao, e muito de eletronica, e como tem mais eletronica tem muito mais calculo que a eng. de computacao. Sendo qual for a engenharia voce precisará de muito tempo pra cursar, e conseguir passar.

Minha opiniao pra quem já tem um bom entendimento numa área e quer melhorar em uma especialidade, o negocio é fazer um curso técnico voltado para área especifica que deseja, a nao ser que queira ampliar muito os conhecimentos pra toda a area em questao...
Andremp
Bit

Mensagempor Lorin » 13 Out 2006 19:54

Esta é minha primeira participação no novo fórum!

Parabéns ao 51 pela reforma!

Gostei muito dessa assertiva:

"O Engenheiro pode ser qualquer coisa, até Engenheiro se ele quiser."

É pura verdade, aconteceu comigo!

Mas o meu pitaco vai chegar atrasado...o melhor curso para vc Kraft seria Engenharia da Computação, embora que vc escolheu acertadamente Engenharia Elétrica, dela deriva tudo!

No CREA/CONFEA parece que estão mudando algumas coisas...Por exemplo se o cara fizer Eng. Mecânica, mas quando sair da graduação trabalhar com computação e depois fizer uma especialização/mestrado em Eng da computação parece que o cara vai poder assinar ARTs relacionadas com Eng da Computação...

Blz!

Sdçs
Lourinaldo
Lorin
Bit

Mensagempor jeanfernandes » 13 Out 2006 23:15

Bem, posso falar por conhecimento de causa, tanto de um lado como do outro.

Seguinte, engenharia elétrica é muito mais do que "brincar com eletrônica", ainda mais nos dias de hoje. Vamos dizer assim :

Quando ce faz uma casa, desde a ideia até os penduricalhos do arquiteto, tem engenharia no meio. Agora amplia a coisa pra um prédio. Depois para um avião. Exagerar é bom para ampliar o horizonte.

Onde quero chegar ? Não se trata apenas de brincar com algo específico. As atribuições e responsabilidades de um engenheiro quando o mesmo se enquadra dentro de um contexto de sistema, são diferentes das realizadas eng. de laboratório. Para uns apenas se trata do Prefixo ENG. mas não é bem assim.

O preparo para lidar com certas atividades que não tem nada a ver com Engenharia é um exemplo disso. Porém a diversidade de conhecimento é tanta num curso de engenharia que sem voce saber, te prepara para outras coisas. Por exemplo, tomada de decisão.

O conhecimento técnico hoje em dia não é em sua maioria o diferencial de um eng. para outro. Há outros aspectos importantes, para citar : oratória, liderança, senso de trabalho em equipe, conhecimento de custos de processos, qualidade, linguas estrangeiras, assiduidade, persistência, visão de negócios....e por ai vai....

A engenharia está dentro da cabeça. A Universidade apenas te credencia formalmente perante o mercado. O resto é com voce. As vezes alguns engenheiros acordam pra vida depois de 10 ou 20 anos na profissão, ou seja, atinge o ápice do conhecimento já no meio da coisa, e melhor, acompanhando sempre a evolução de processos sociais e tecnológicos.

No meu entender é um processo ser engenheiro, não apenas universidade ou tempo de empresa ou conhecimento da coisa técnica. Talvez isso seja o de menor impacto na hora de uma empresa preterir ou não a pessoa. Sim, numa emergência. Não, se a empresa pretende manter um eng. de médio a longo prazo.

Só pra citar hoje em dia, além de fazer o meu trabalho, eu por exemplo, monitoro certos processos humanos, para que as pessoas possam entender como tudo funciona numa esfera maior do que o laboratório, e faço isso sem que elas percebam, ou percebam muito pouco. É o que se chama de transferência. Para isso entra toda a bagagem de faculdade, etc. etc etc....

Tecnicamente falando eu creio que cada um tenha que seguir uma linha de raciocínio ou metodologia para lidar com a engenharia, principalmente a eletrônica pois há uma infinidade de princípios que precisam ser entendidos, experimentados, etc... As vezes engenharia é um túnel enorme, e vez por outra um mar aberto. Uma grande vantagem Kraft no seu caso é que você convive com Engenheiros e isso de certa forma te dá um certo ganho de causa no momento de atuar como tal.

Faculdade é dificil ? É. São tiros curtos de 4 ou 6 meses, pra voce engolir um monte de continhas, teorias malucas. O gosto é quando é técnico, voce pode dar certos pulos e ir direto para o "67 patinete".

Mas um segredo que acho que os mais vividos aqui já sentiram, é lidar com cada disciplina como se fosse um projeto. É por ae. É chato ler trocentas mil paginas, fazer dizilhoes de exercicios.....mas sem querer voce faz isso todo dia. Disciplina. Nada mais.

É por ae. Adivinhem ? Esse post foi escrito apos eu passar o dia todo fazendo faxina, trabalhando de servente de pedreiro.... mas pensando num projeto que vou acabar assim que terminar esse post. Foi bom passar algumas horas carregando pedra e cavando buraco. Deu pra dirimir algumas dúvidas que pesavam sobre meu kengo.

Bom fim de feriado e aproveitem o novo forúm.

Afff..... cansei ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fuiz....
:lol:
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor glaucius penga » 14 Out 2006 10:03

Acho que o caminho que vc tomou e o certo. Nunca e tarde para se recomeçar eu estou no 6 semestre de engenharia mecatronica e nao aguento mecflu mais to feliz com o curso.
ass.
Glaucius Penga
glaucius penga

Mensagempor Red Neck Guy » 14 Out 2006 14:31

Pior que eu passo pela mesma duvida do Kraft, meu sonho mesmo era ter um título de eng, mas profissionalmente me identifico mais como bacharel em ciências da computação...
O curso ideal para mim seria eng. de computação, mas infelizmente a PUC RS oferece esse curso somente pela manhã...
Eu vou acabar optando mesmo por Eng. Elétrica, pois afinal, não vou colocar no lixo esses 4 anos de relação que tenho com o meio de industrias eletrônicas aqui no sul...
Mas fico com o coração dividido, pois gostaria muito mais de estar gastando meu tempo estudando Processamento Paralelo Distribuido ao inves de Linhas de transmissão e Circuitos Moduladores.
Mas como diz o psiquiatra que me atende, para todo bônus há um ônus .(assim que escreve é?)
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor KrafT » 14 Out 2006 14:49

Se houvesse Eng da Computacao (noturno é claro) por aqui, essa seria minha escolha.

Mas como Blumenau é a capital mundial (de viver) das aparências eu vou entrar no jogo para botar um "Eng" no meu nome.

É um longo caminho, mas como todos os outros objetivos da minha vida já realizei, vou me meter nesse barco ante que eu entre em depressão por falta de desafios.

Vontade de estudar, vou ser sincero, não tenho nenhuma... Isso precisa mudar, hehe... :twisted:
KrafT
Dword

...

Mensagempor wil » 14 Out 2006 18:43

Eu acho que engenharia elétrica não tem nada a ver mesmo com programação.

Fiz engenharia elétrica e trabalho na área, e por insistência minha, estudo eletrônica em casa, pois minha formação é técnico em eletrônica.

Se eu tivesse na área de desenvolvimento, optaria por engenharia eletrônica ou engenharia da computação. Acho que tem muito mais a ver com o que você faz.

No meu caso, realmente o forte foi eletrotécnica, cálculo de linhas, matrizes, vetores, estas coisas. Porém, as grandezas com que são tratadas entre os cursos de eletrônica e elétrica são bem diferentes.

Em elétrica tratamos por kA, kV, MW, etc, e em eletrônica, pA, pF, uV....rs

Até!
Wil
wil
Nibble

Mensagempor Red Neck Guy » 14 Out 2006 20:25

Olha, ao menos aqui no sul, não existe engenharia eletrônica. Todos os cursos são de Engenharia Elétrica o que ocorre é que possuem enfases em áreas específicas - eletrônica, eletrotécnica e telecomunicação na PUC RS e controle & automação ou telecomunicações na UNISINOS.
De repente aí pra cima é diferente.... : ?:

Para finalizar esse meu singelo reply, acontece apenas comigo, ou todo mundo nessa área não tem vida social?
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor Maurício » 15 Out 2006 01:45

olha só quem voltou, cara !!! o kraft e o Aquino !!! pô !! sejam bem-revindos de volta, ehehehehehe

lemão !! nunca deixe de estudar, zé !! conhecimento não ocupa espaço !!
até eu que tou com 40 e uns aninhos tou querendo voltar a esquentar banco. que dirá vc que é bem mais novo !!! ehehehehe
faz engenharia, mala, e depois faz ciência da computação. com o primeiro título, acho que vc termina o segundo bem mais rápido.

parar.... NUNCA !!!

boa sorte !!!

[]'s

RETI.
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor Lorin » 15 Out 2006 11:23

Olhe em todo o Brasil é mais ou menos assim como no sul sendo uniformizado pelo MEC. Quando fiz Engenharia Elétrica, após os dois anos iniciais de cadeiras básicas, vc tinha que optar entre as várias modalidades disponíveis do curso Engenharia Elétrica.

Na minha época estavam disponíveis Eletrotécnica e Eletrônica, preferi fazer Eletrotécnica, pois o mercado naquela época para Eletrônica estava meio nulo no meu estado...

Qdo termina o curso então no meu caso o título profissional que está na carteira do CREA é Engenheiro Eletricista, caso tivesse feito Eletrônica o título profissional seria Engenheiro Eletrônico.

Quanto ao isolamento social, considero normal e até como uma forma de o cara se concentrar mais durante o curso, realmente tem que estudar muito e esquecer muitas, muitas coisas...

Eu só via o sol e praia quando o semestre se encerrava totalmente...

Qdo terminei o curso, trabalhando como engenheiro, comprei um carro, aí já viu né... cerveja, praia e mulher para descontar...hehehehe!
Melhora bastante o convívio social naturalmente.

Sdçs
Lourinaldo
Lorin
Bit

Mensagempor KrafT » 15 Out 2006 13:53

Eu perdí muito tempo, mas por outro lado não teria tido condições de bancar uma Universidade particular antes... E passar em federal também não é barato... Federal é muito elitizado. Talvez se o próximo presidende abrir vagas para > 35 anos...

Quando à insociabilidade, no meu caso, por não beber bebida alcoólica*, não gostar de futebol e não "frequentar" religião alguma, já eliminei 99,999999999999999999999999999999999999999999% das possibilidades de ter amigos. Pelo menos isso não vai fazer falta.

*Já bebí minha cota. Quando fui preso por conta da kátia, eu comecei a ver que em mais ou menos 15 anos deveria parar de beber... :oops:
KrafT
Dword

Mensagempor Lorin » 15 Out 2006 15:20

Eu quiz dizer que quando vc termina o curso, depois de muito esforço, pelo menos comigo eu me senti mais leve...então com dinheiro, carro e etc, a sociabilidade fica mais fácil de se conseguir, ou seja, naturalmente se consegue, sem muita fissura...

Quanto as cervejadas isto também é passado...deixei de beber também naturalmente (tem dois anos) quando percebi que estava perdendo tempo...agora a concentração é com a família e com estudos, pois penso em voltar a estudar também!

Na faculdade vocês vão fazer muitos amigos!

Sdçs e boa sorte para vcs!
Lourinaldo
Lorin
Bit

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais