teste de fusivel

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

teste de fusivel

Mensagempor jandom » 11 Out 2007 21:07

Alguem pode me dar uma dica de como testar um fusivel, ou seja medir a corrente de ruptura do mesmo! tem algum teste pronto para isso?
jandom
Byte

Mensagempor phophollety » 12 Out 2007 00:13

Eu nunca fiz isso, mas se eu fosse fazer eu recorreria a um scope com memória, iria monitorando a corrente (com um conversor corrente -> tensão) e salvando na memória, como é para um tempo longo, recorreia talvez para a placa de som de um pc e um gravador de áudio, posso gravar até encher a HDD e como é DC fica tudo tranquilo, quando o fusível romper vai ter uma queda subta na corrente e você mede quanto foi, um simples tczinho e um pc resolve o seu problema.
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor jandom » 12 Out 2007 00:43

phophollety, obrigado por tua ajuda! mas preciso de algo mais industrial! pois temos que testar vários destes fusíveis e ai se usar o PC fico amarrado! o principio é uma fonte variavel de corrente com tensão constante, ai o ckto tem que detectar o valor da corrente de ruptura:
ex: 250v 0,6A
Temos que variar então a carga mantendo a tensão constante não é isso?
jandom
Byte

Mensagempor phophollety » 12 Out 2007 01:42

Sim, exatamente isso, tem que ter uma fonte que possa ter fornecer uma corrente muitoooo alta e usar uma carga de baixo valor.

Mas se você quiser um circuito industrial, o buraco é beeeeemmmmmm mais embaixo, uma coisa é corrente de ruptura (nessa você pode chegar nos KA fácil fácil) outra é um simples testezinho, não sei exatamente o que você quer, agora soou algo bem mais complexo.
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor brasilma » 12 Out 2007 08:23

Pesquise por "simulador de carga ou corrente eletrica" ou "eletric charge simulator" ou "eletric current simulator".

Basicamente é um elemento de potência como um transistor, cuja base é controlada por um DA, e que atua como carga do sue circuito.

Para verificar o rompimento do fusivel basta ler a tensão presente nos seus terminais.

Não sei qual a faixa de correntes que pretende avaliar, mas uma boa alternativa de fonte, pode ser uma simples fonte de PC, se você usar os 5V - que possui uma grande capacidade - já fica tudo no dominio lógico.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor phophollety » 12 Out 2007 13:45

brasilma escreveu:Pesquise por "simulador de carga ou corrente eletrica" ou "eletric charge simulator" ou "eletric current simulator".

Basicamente é um elemento de potência como um transistor, cuja base é controlada por um DA, e que atua como carga do sue circuito.

Para verificar o rompimento do fusivel basta ler a tensão presente nos seus terminais.

Não sei qual a faixa de correntes que pretende avaliar, mas uma boa alternativa de fonte, pode ser uma simples fonte de PC, se você usar os 5V - que possui uma grande capacidade - já fica tudo no dominio lógico.

Para fazer testes de ruptura por sobrecorrente este método é viável, complicado vai ser se o nosso colega quiser fazer testes de ruptura em curto-circuito...
phophollety
Dword

Mensagempor jandom » 12 Out 2007 14:33

phpho, qual seria diferença?
corrente de ruptura não e a mesma coisa que curto-circuito?
jandom
Byte

Mensagempor Red Neck Guy » 12 Out 2007 15:11

phophollety escreveu:
brasilma escreveu:Pesquise por "simulador de carga ou corrente eletrica" ou "eletric charge simulator" ou "eletric current simulator".

Para fazer testes de ruptura por sobrecorrente este método é viável, complicado vai ser se o nosso colega quiser fazer testes de ruptura em curto-circuito...

Mais uma vez a voz da experiência desse fórum,meus parabens...
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor phophollety » 12 Out 2007 15:35

jandom escreveu:phpho, qual seria diferença?
corrente de ruptura não e a mesma coisa que curto-circuito?

Fusíveis tem dois pontos de ruptura, é sabido que fusíveis são os mais rápidos para corte em curto-circuito (mais rápidos até que disjuntores) entretanto eles não são nada precisos em questão de precisão de corte.

Se você pegar um fusível e por exemplo, 1A e fechar um curto, vai demorar um certo tempo até ele se aquecer e depois romper-se, nesta situação ouve a ruptura por curto-circuito.

Se pegar o mesmo fusível e for aumenta corrente lentamente, 0,8 - 0,9 - 1,0 - 1,1 - 1,2 - 1,3 - 1,4 vai ver que ele só vai abrir mesmo bem depois de sua corrente especificada, por isso que fusíveis para sobrecorrente não são muito indicados e sim para casos de curto, por isso que um disjuntor é termomagnético, por que a ação térmica é do bimetálico previne a sobre corrente, para proteger o dispositivo, e a proteção magnética é a anti curto, que serve para proteger a fiação.

Ficou claro!?

[]s
phophollety
Dword

Mensagempor phophollety » 13 Out 2007 00:51

Aquino escreveu:
phophollety escreveu:

Mais uma vez a voz da experiência desse fórum,meus parabens...

Para um cara que se considera um profissional, deve ter lá seus trinta e tantos anos, já é pai e no fundo tem essa imaturidade toda.

Deve ser lamentável ser o teu filho e conviver contigo.
phophollety
Dword

Mensagempor KrafT » 15 Out 2007 08:17

O Fofoleti parece o Chuck Norris do asm51: "Eu não uso bateria, fabrico meu prório gerador de fusão nuclear".

E o Marcos, o Michael Douglas no filme Um dia de fúria tentando quebrar o reator do Fofoleti com um taco da beisebol...

:lol: :lol: :lol: :lol:
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor ze » 15 Out 2007 09:21

Fofo, gosto das suas dissertações. Um raro português quase correto. Me parece um ótimo profissional com bons conhecimentos. Sem preço e indispensável! Mas, eu não vi nada de ofensivo nas letras de aquino. Mas nas suas..... Talvez não tenha filhos...Se possível, mantenhamo-nos na esfera profissional e JAMAIS envolvamos membros familiares.
Deve ser algo antigo que eu ainda não participava. Obs:desconheço os 2.
(fico por aqui) (de onde não devia ter saído)

Quanto ao teste de fusível, um amigo me pediu a mesmíssima coisa há alguns meses. Ele trabalha na Delphi. Procederia de lá?
ze
Dword

Mensagempor phophollety » 15 Out 2007 18:10

lellis escreveu:Fofo, gosto das suas dissertações. Um raro português quase correto. Me parece um ótimo profissional com bons conhecimentos. Sem preço e indispensável! Mas, eu não vi nada de ofensivo nas letras de aquino. Mas nas suas..... Talvez não tenha filhos...Se possível, mantenhamo-nos na esfera profissional e JAMAIS envolvamos membros familiares.
Deve ser algo antigo que eu ainda não participava. Obs:desconheço os 2.
(fico por aqui) (de onde não devia ter saído)

Quanto ao teste de fusível, um amigo me pediu a mesmíssima coisa há alguns meses. Ele trabalha na Delphi. Procederia de lá?

Ahh, então, é só um não cutucar o outro que fica tudo na paz...

Abração pessoal
phophollety
Dword

Mensagempor jandom » 15 Out 2007 20:06

TEMPO X CORRENTE
AÇÃO RÁPIDA
CORRENTE NOMINAL 20 AG (20 X 5) 3AG (31,8 X 6,35)
< 100 mA > 100 mA < 100 mA > 100 mA
2,1 In < 30 min < 30 min < 20 s < 20 s
2, 75 In < 0,55 s < 0,25 s < 0,25 s < 1,55 s
4 In < 0,15 s < 0,35 s < 0,5 s < 0,45 s
AÇÃO RETARDADA
2,1 In ≤ 2min ≤ 2min ≤ 2min ≤ 2min
2, 75 In 0,2 a 10s 0,6 a 10s 0,2 a 10 s 0,6 a 10 s
4 In 0,04 a 3 s 0,15 a 3s 0,04 a 3 s 0,04 a 3 s

Essa tabela já é o começo!!!
jandom
Byte

Mensagempor phophollety » 15 Out 2007 21:56

jandom escreveu:TEMPO X CORRENTE
AÇÃO RÁPIDA
2,1 In < 30 min < 30 min < 20 s < 20 s
2, 75 In < 0,55 s < 0,25 s < 0,25 s < 1,55 s
4 In < 0,15 s < 0,35 s < 0,5 s < 0,45 s
AÇÃO RETARDADA
2,1 In ≤ 2min ≤ 2min ≤ 2min ≤ 2min
2, 75 In 0,2 a 10s 0,6 a 10s 0,2 a 10 s 0,6 a 10 s
4 In 0,04 a 3 s 0,15 a 3s 0,04 a 3 s 0,04 a 3 s

Essa tabela já é o começo!!!

Já é sim!

Eu lembro que para fusíveis industriais do TIPO NH ou Diazed as Siemens trazia em seu catálogo gráficos bem completos tanto em corrente de curto como em sobre corrente, haviam vários domínios, tempo, temperatura do elemento, temperatura do ambiente, ligas, correntes e tudo mais.

Capaz que a FusiBras tenha também este material, tente entrar em contatos com os mesmos...

[]s
phophollety
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos