Dimmer ... não dispara onde precisa ...

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Dimmer ... não dispara onde precisa ...

Mensagempor geraldomelo » 26 Ago 2007 06:09

Pessoal , montei esse circuito aqui de um dimmer , mas não sei oque acontece .. quando o potenciômetro esta na posição máximo , o triac não conduz , ai variando o pot , eu tenho que girar ele , até quase 50% , e nada acontece , só ai , que ele começa a conduzir de repente , já em um patamar alto , e só dai para frente que ele varia , mas os primeiros 50% não acontece nada , e liga de uma vez .. ... q será que esta errado no circuito hein pessoal , ou oque eu posso mudar para ajeitar isso ? Olha o circuito ai :

Imagem

Abraços

Geraldo .
geraldomelo
Byte

Mensagempor phophollety » 26 Ago 2007 10:08

Qual o modelo do diac que você está usando(tensão)?!

Se você usar um diac com uma tensão muito alta, por exemplo, 80V ele só vai começar a disparar em 80V e tente fazer assim..

diminua esse cap para uns 100nF, coloque um em série com o diac e em seguida outro cap de 100nF, o R pode ser uns 330R
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor Nightcrawler » 26 Ago 2007 10:51

Eu uso um como o do esquema abaixo e funciona bem. No lugar do neon, uso um diac.

Imagem
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor phophollety » 26 Ago 2007 12:03

Nightcrawler escreveu:Eu uso um como o do esquema abaixo e funciona bem. No lugar do neon, uso um diac.

Imagem

Isso ai Diego!

Tem a sacadinha de por mais um R e mais um C.. ai dispara melhor..

também montei assim já e funciona legalzinho!

Diac, tente comprar um que tenha tensão de disparo de 50V, é quando filamento começa a ficar rubro...

mas o mais comum de se achar é de 25V, uma boa fonte de diacs é tirar de um velho reator eletrônico.. sempre (ou quase) tem um dentro.. de 25V
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor MOR_AL » 26 Ago 2007 16:43

Olá Geraldomelo.

Tenta trocar o potenciômetro por um de 47k LINEAR e inverta as duas extremidades na sua montagem. Deve resolver.

Dê o retorno.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

fazer controle por corrente

Mensagempor TEC_AUTOMAÇÃO » 26 Ago 2007 20:30

esse circuito ja usei , agora aqluem tem ideia de como realimentar este dimer pela corrente do triac ? tipo seto corrente que quero pelo potenciometro se a carga subir diminui o disparo , se a carga abaixar , aumenta o disparo !
TEC_AUTOMAÇÃO
Bit

Mensagempor phophollety » 26 Ago 2007 22:11

Uma maneira simples é com um opto ldr...

Você faz o sensoreamente da corrente com um pequeno TC, retifica, filtra e joga em um comparador de tensão, depois converte freq em tensão (pois ele vai ficar pulsando quando aumentar a corrente) e realimenta pelo led..

Não é um circuito muito charmoso, mas funciona
phophollety
Dword

Mensagempor brasilma » 27 Ago 2007 09:12

Geraldo,

A solução do problema é o que já comentaram, pode ser o diac com valor muito alto, ou o RC (entenda (potenciometro + resistor) x capacitor) que você deve usar um pot linear e baixar o valor, bem como reduzir também o valor do capacitor; se abaixar demais o que acontecerá será exatamente o contrário, ou seja, o circito iniciará acionado direto, e nem precisará chegar ao final do curso para ter 100% de acionamento.

Fique tranquilo isso é um circuito linear e é assim mesmo, tenha um pouco de paciência, faça uns testes, ou pegue um projeto que já esteja ajustado - como o recomendado pelos colegas.

Abraços,
MArcos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor geraldomelo » 30 Ago 2007 22:46

Ola pessoal . obrigado pelas respostas .. vou testar agora essas dicas de vcs .. só uma coisa a mais , que agora que tá caindo a ficha aqui pra mim .... eu to usando o diac DB3 , e no datasheet dele , diz que ele dispara em +-32 V , então eu gostaria de saber , se quando ele dispara nos seus 32V , lá na saida do BTa , também começa nos 32V ??? .. é isso ??? , pois se for , já diagnostiquei outro problema , pois a minha carga resistiva é baixa , cerca de 4 ohms , e já começando em 32 V , já torra tudo ... ai teria que mexer nesse DB3 tbm .... só por curiosidade se for colocada a lampada neon no lugar do DB3 , ela dispara a quantos Volts ? outra coisa , se for trocar o DB3 por outro diac , onde acha .. os codigos , ou identificação do componente ... tem alguma tabéla com os códigos dos componentes e os valores ? não achei não ...

abraços

Geraldo .
geraldomelo
Byte

Mensagempor phophollety » 31 Ago 2007 09:18

Então é isso mesmo, o diac começa a disparar com 32V então isso quer dizer que ele também vai começar a disparar o seu triac em 32V (ou melhor, no ângulo que corresponde a 32V).

Lâmpada neon começa a ionizar lá para 65V @ 1mA +-, por volta disto, ou com corrente até um pouco menor, neônio é um gas nobre de fácil excitação.

http://www.st.com/stonline/stappl/produ ... P139=476.0

Opções de DIAC da ST, mas o menor deles é para 28V, se quiser tensões menores que estas fazer com este tipo de circuito não vai ser muito eficiente...

Uma solução muito adotada pela fontes de bancada da HP e que funciona extremamente bem (nessas fontes regula-se milivolts) é controlar um transformador com triac no primário e no secundário é apenas retificado e filtrado, esta técnica surgiu antes das fontes chaveadas com capacitores e tal..

Por exemplo, tem um trafo 127V | 50V controlanto a entrada tem-se o controle da saída...

Mas eu não sei se está técnica serve para ti...

Se ainda quiser manter os diacs de baixa tensão, pode fazer a associação de dois zeners um reverso ao outro da tensão que desejar..., não fica como um diac, mas funciona.. Ou partir para um circuito retificador e comparador de tensão...

[]s!
phophollety
Dword

Mensagempor MOR_AL » 31 Ago 2007 18:01

Olá geraldomelo.

1 - Você está querendo controlar a potência em uma carga de 4 Ohms com um circuito de dimer alimentado com 127Vca?
Se for isso, observe que o dimer fará (teoricamente) a potência na carga variar entre 0W e 4kW. É isso mesmo?

2 - O diac conduz com cerca de 32V. Há um detalhe que talvez tenha passado despercebido. Com a potência mínima ajustada pelo potenciômetro, ocorre que o circuito RC aplica uma defasagem no gate do triac. O ângulo de condução fica próximo aos 180 graus (ou 360); Um pouco antes destes limites. Isso faz com que o valor médio da potência na carga inicie quase com zero Watts (ou VA para cargas reativas). Como o ângulo inicial de condução, neste caso, é pequeno, faz com que o valor RMS da tensão sob a carga seja pequeno. Daí a pequena potência.
Mas geralmente, se seu circuito é realmente para controlar uma potência de 4kW, talvez 40W não seja relevante.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor phophollety » 31 Ago 2007 19:34

Então MOR_AL pelo que eu entendi ele não quer controlar a tensão até os 127VAC, pois comentou que mesmo com 32V já teriam detonado o dispositivo dele, pelo que eu entendi ele quer controlar com uma baixa tensão AC (menos que 32V) através de um dimmer, como variar de 0 a 20VAC com um dimmer e só, bom.. se for mesmo isso, esse circuito não é nada recomendando, pois se alguém entrar em curto pode disparar o triac no (ou mesmo o triac em curto) e mandar 127VAC direto na aplicação...

[]s
phophollety
Dword

Mensagempor MOR_AL » 01 Set 2007 18:26

Olá phophollety.

É isso aí. Este circuito estaria super dimencionado e corre o risco que você mostrou.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos