DS1820 Estranho.

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

DS1820 Estranho.

Mensagempor Pask » 28 Abr 2007 13:17

Amigos, estou usando um termômetro digital Dallas DS1820 com um PIC 16F628A. O termômetro digital está funcionando, mas está acontecendo uma coisa interessante: hoje está um dia frio aqui (uns 20°C), o sensor está ligado a um cabo tripolar de 1 metro de comprimento e exposto à temperatura ambiente. Ele indica 20°C normalmente como tem que ser (estou comparando a sua leitura com a de um termômetro de mercúrio de laboratório). No entanto, quando a temperatura cai para 19°C, ao invés dele indicar 19 aparece 09 no display! O que está acontecendo de estranho é que o termômetro indica normalmente temperaturas iguais ou superiores a 20°C, mas na faixa de vai de 10°C a 19°C, o dígito que deveria acender "1", acende "0"!
O que poderia estar acontecendo? Será que o chip está com defeito?
Pask.
Pask
Word

Mensagempor Pask » 29 Abr 2007 18:36

O problema já foi resolvido. Obrigado ao MOR_AL pela ajuda.

Pask.
Pask
Word

ds18B20 endoidando

Mensagempor silverbolt » 30 Abr 2007 10:14

como vc resolveu?
pois aqui estou com mesmo problema.
o sens. temp. mostrava a temp. normal.
de uns tempos pra cá ta mostrando 09 graus e não 27 que é o normal hoje.
Symphony Robotica
gravador usb, icd2 PIC, AVR e ARM.
Distribuidor BASCOM no Brasil.
www.roboticafacil.com.br
Locação de robos para eventos
www.symphony.com.br
silverbolt
Byte

Mensagempor Pask » 30 Abr 2007 10:54

Caro amigo, no meu caso a faixa de temperaturas de 10 a 19 graus era mostrada como sendo de 00 a 09 graus, ou seja, o algarismo das dezenas não mostrava 1 e sim um falso 0 que eu não entendia! Nas outras faixas de medição, os números apareciam normalmente.
Mas, o que estava acontecendo? Os números são mostrados no formato xxC, ou seja, o último dígito é usado para gerar o simbolo °C. O que houve de errado é que o tempo de multiplexação dos dígitos dos displays estava muito rápido e, por isso, o simbolo C estava ficando "encavalado" com o número 1 gerado no primeiro display, causando a formação de um falso 0, pois estou usando os displays multiplexados ou chaveados em alta velocidade. Como a velocidade estava muito alta, não dava tempo do simbolo C se apagar por completo no último display e, antes disso, o número 1 já era gerado para o primeiro display e ambos ficavam acesos praticamente juntos, causando a impressão de um 0 que não existia, entendeu? Na verdade, não havia nada de errado com as medições do DS1820. Ele não era o culpado. Bastou aumentar o tempo de chaveamento dos displays e tudo ficou normal.
No seu caso, eu não sei se é isto que está acontecendo. Mas, tente dar uma verificada nisto.

Pask.
Pask
Word

DS 18B20 doido

Mensagempor silverbolt » 30 Abr 2007 14:28

Pask escreveu:Caro amigo, no meu caso a faixa de temperaturas de 10 a 19 graus era mostrada como sendo de 00 a 09 graus, ou seja, o algarismo das dezenas não mostrava 1 e sim um falso 0 que eu não entendia! Nas outras faixas de medição, os números apareciam normalmente.
Mas, o que estava acontecendo? Os números são mostrados no formato xxC, ou seja, o último dígito é usado para gerar o simbolo °C. O que houve de errado é que o tempo de multiplexação dos dígitos dos displays estava muito rápido e, por isso, o simbolo C estava ficando "encavalado" com o número 1 gerado no primeiro display, causando a formação de um falso 0, pois estou usando os displays multiplexados ou chaveados em alta velocidade. Como a velocidade estava muito alta, não dava tempo do simbolo C se apagar por completo no último display e, antes disso, o número 1 já era gerado para o primeiro display e ambos ficavam acesos praticamente juntos, causando a impressão de um 0 que não existia, entendeu? Na verdade, não havia nada de errado com as medições do DS1820. Ele não era o culpado. Bastou aumentar o tempo de chaveamento dos displays e tudo ficou normal.
No seu caso, eu não sei se é isto que está acontecendo. Mas, tente dar uma verificada nisto.

Pask.

Então.
eu fiz um programa no AVR, usando bascom já tem um tempo.
ele fica em um robot.
Uso o DS18B20 e funcionava na boa.
Mostra temp. ##.# oC.
Dai o robot ficou parada uns 30 dias.
quando fui ligar, o DS está lendo coisas bem doidas.
tipo 27oC tá mostrando algo prox. a 6oC ou 9oC
Eu já li algo semelhante em foruns gringos, porem não sei o que ocorre com o danado do 18B20.
Symphony Robotica
www.roboticafacil.com.br
www.symphony.com.br
silverbolt
Byte

Mensagempor Pask » 30 Abr 2007 15:47

A indicação da temperatura é em display de leds ou em um display de cristal líquido?
Se for display de leds, pode estar ocorrendo o problema que eu falei antes.
Se for display LCD, vc terá que conferir com mais atenção o seu programa e os comandos da comunicação 1-wire entre o DS1820 e o micro.

Pask.
Pask
Word

Mensagempor silverbolt » 30 Abr 2007 18:47

Pask escreveu:A indicação da temperatura é em display de leds ou em um display de cristal líquido?
Se for display de leds, pode estar ocorrendo o problema que eu falei antes.
Se for display LCD, vc terá que conferir com mais atenção o seu programa e os comandos da comunicação 1-wire entre o DS1820 e o micro.

Pask.

lcd 20x4
sempre funcionou.
eu não mudei o programa.
fiz em outra placa cpu com outro 18B20 e funfa redondinho.
Vai entender.
Symphony Robotica
www.roboticafacil.com.br
www.symphony.com.br
silverbolt
Byte

Mensagempor Pask » 30 Abr 2007 19:05

Então, neste caso meu amigo, deve ser o 1820 que está com problema mesmo. Experimente a sua troca e veja no que dá.

Pask.
Pask
Word

Voltar para PIC