Carga de baterias chumbo ácido

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Carga de baterias chumbo ácido

Mensagempor Adauto sampaio » 28 Mar 2007 09:17

Bom dia pessoal. Gostaria de saber qual a melhor forma de carregar baterias automotivas, como p. ex. : qual a corrente máxima de carga para uma bateria de 80AH, qual a melhor forma de carga: contínua ou pulsante, qual a tensão de carga correta, enfim, tudo isso.
Se alguém puder me dar uma mão, ou souber onde posso encontrar a informação, agradeço já a atenção.

Abraços
É tudo uma questão de sorte; pergunte a qualquer perdedor
Adauto sampaio
Byte

Mensagempor fabim » 28 Mar 2007 09:21

Cada fabricante informa uma coisa, por causa de testes..
Porém c pode tomar como padrão.
Bateria em sua carga plena deve ter 13.8V.
a corrente de carga "continua" = 10% de sua carga emitente total
pra carregar as meninas com qualidade, num dianta c socar X volts com um resistor em serie encima.
o ideal é vc aplicar uma corrente continua sobre os terminais da bateria, cuja esta corrente tenha 10% da corrente da bateria, tempo médio de carga = 10H...

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor Adauto sampaio » 28 Mar 2007 09:51

É, quanto ao tempo de carga, já tinha ouvido falar sobre ser 1/10 da capacidade nominal da "bichinha". E quanto à carga em si? Me disseram que uma carga pulsante (tipo assim, carrega 10 segundos e espera 1) seria a melhor escolha, sempre respeitando os limites de tensão e corrente. Vc já ouviu alguma coisa assim?
Abraços

fabim escreveu:Cada fabricante informa uma coisa, por causa de testes..
Porém c pode tomar como padrão.
Bateria em sua carga plena deve ter 13.8V.
a corrente de carga "continua" = 10% de sua carga emitente total
pra carregar as meninas com qualidade, num dianta c socar X volts com um resistor em serie encima.
o ideal é vc aplicar uma corrente continua sobre os terminais da bateria, cuja esta corrente tenha 10% da corrente da bateria, tempo médio de carga = 10H...

Fabim
Adauto sampaio
Byte

Mensagempor fabim » 28 Mar 2007 10:06

á sim pra litium e nicadimo, por causa dos cristais que se formam sobre alta temperatura etc .....

Agora pra chumbo precisa naum..

Se fosse assim o alternador do carro se desligava.. rsrs

Procure na net sobre gerador de corrente continua.

Existem varios exemplos.
Mais de premissa ageita um trafo de no minimo 10A > 17V pra dar conta de baterias de até 100AH.
E outra coisa pra num passar muita raiva, opte por usar MOSFETS pra controlar a carga da bateria, eles fritam menos.

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor andre_luis » 28 Mar 2007 10:23

Esse assunto não é para o tópico do PIC.

Bom, nos datasheets destas baterias, há 2 maneiras de controlar a carga. Por corrente e por tensao.

Ainda assim, existe a corrente de carga e a corrente de flutuação. Dá uma pesquizada. O parametro usado é C (capacidade da bateria). Se a bateria é automotiva de 45A, entao C=12x45.
A corrente de flutuacao por exemplo, é recomendada =0,06C, que daria 2,7A para 12v, mas como é mais fácil controlar por tensao, ao invéz de por corrente, talvez seja recomendado voce estudar a regra de cálculo para recarga controlado por tensao, que define uma voltagem por célula ( 2,2v, 2,3v nesta faixa ).

Detalhe: Se a bateria descarregar aquem de 8V certamente ficara irreversivelmente danificada.
andre_luis
Dword

Mensagempor Adauto sampaio » 28 Mar 2007 10:51

[quote="andre_teprom"]Esse assunto não é para o tópico do PIC.

Acho que não expliquei direito. Pretendo fazer um carregador, com fonte chaveada, isolado da rede, cuja carga da bateria vai ser controlada por um PIC. Em uma AN da ST, encontrei um carregador (para baterias NiMH e NiCd) cujo princípio é a carga pulsante. Então imaginei que talvez as baterias de chumbo ácido pudessem ser carregadas da mesma forma.
Como tem gente aqui na lista que já teve mais contato nessa área (inclusive nosso amigo Andre_teprom, hehe, pelo que vi no seu site pessoal), achei que pudessem me auxiliar melhor nesse campo.
Mas obrigado pelas respostas, Andre_teprom e Fabim, vou pesquisar melhor nos sites dos fabricantes e ver o que acho lá. Valeu!!!

Abraços!!!
Adauto sampaio
Byte

Mensagempor dragaoerrante » 28 Mar 2007 11:03

Olá pessoal!

Sei que este não é o lugar para este tópico, mas talvez tenha algumas informações úteis. Caso o tópico seja removido ou deslocado para outra área, terei o maior prazer em recolocar o post.

O tipo e a estratégia de carga da bateria está intimamente relacionado com o uso que se fará da mesma. Por exemplo, existe uma diferença entre o uso de uma bateria num no-break, onde ela fica mantendo a carga até que esta seja árduamente exigida, e a aplicação em uma parafusadeira elétrica, onde vc carrega a bateria e já a usa. No site da powersonic, www.powersonic.com vocês podem encontrar muitas informações sobra os diversos tipos de batarias e as respectivas estratégias de carga. No link abaixo http://www.batteryweb.com/manuals/techman.pdf
existe um manual bem completo e muito interessante sobre batarias de chumbo. Nesse documento são abordados temas como circuitos para carregamento, estratégias de controle de carga, gráficos de carga e muito mais. Aconselho a todos que queiram aprender um pouco mais sobre o assunto a dar uma olhada nesse site e no documento.

É isso aí, gente! Espero que tenha ajudado em alguma coisa!

Foi mal colocar esse post aqui!!! Sei que não tem nada a ver com o pic, a não ser que o pessoal resolva construir um carregador microcontrolado e tencione usar o pic nesse projeto...

Um grande abraço!

Léo
dragaoerrante
Bit

Mensagempor Adauto sampaio » 28 Mar 2007 11:13

Valeu mesmo Léo. To indo agora pesquisar. Mas a idéia é essa mesma, é montar um carregador microcontrolado, onde ele vai ler a tensão da bateria, limitar a corrente de acordo com um push button, e ajustar a carga para um tempo máximo (no caso de falhar durante a carga).
Realmente deveria ter postado em outro lugar, mas, afinal, Herrar é umano. hehehe

dragaoerrante escreveu:Olá pessoal!

Sei que este não é o lugar para este tópico, mas talvez tenha algumas informações úteis. Caso o tópico seja removido ou deslocado para outra área, terei o maior prazer em recolocar o post.
É isso aí, gente! Espero que tenha ajudado em alguma coisa!

Foi mal colocar esse post aqui!!! Sei que não tem nada a ver com o pic, a não ser que o pessoal resolva construir um carregador microcontrolado e tencione usar o pic nesse projeto...

Um grande abraço!

Léo
Adauto sampaio
Byte

Mensagempor dragaoerrante » 28 Mar 2007 11:23

Não esquenta, Adauto!!!

Acho essa idéia sua bem legal. Eu tb estou trabalhando num projeto desses, mas quero fazer um carregador sem transformador. Meu grande problema está em projetar uma fonte chaveada que aguente baixar dos 220V da rede para a tensão de trabalho do carregador. Uma vez eu consegui fazer isso, mas assim que eu aumentei a corrente exigida da fonte, o Mosfet que eu estava usando e o circuito de controle explodiram. Recentemente recomecei os estudos nessa área. Se tiver interesse, quando conseguir bons resultados passo todas as dicas pra você.

Boa sorte no seu projeto!

Abração

Léo
dragaoerrante
Bit

Mensagempor Adauto sampaio » 28 Mar 2007 11:30

Hehe, meu próximo projeto tbem vai ser um carregador não isolado. Já fiz um redutor de tensão, de 24 p/ 12V@20A, usando um conversor Buck. Já nesse outro projeto de carregador, quero usar um controle de PFC, com conversor abaixador buck (se possivel) e pra incrementar, até um display LCD 16x2 azul (êita coisa chique). Mas a gente pode trocar figurinhas, tenho interesse sim. Quem sabe não vira um projeto comercial???
Abraços, valeu!!!

dragaoerrante escreveu:Não esquenta, Adauto!!!

Acho essa idéia sua bem legal. Eu tb estou trabalhando num projeto desses, mas quero fazer um carregador sem transformador. Meu grande problema está em projetar uma fonte chaveada que aguente baixar dos 220V da rede para a tensão de trabalho do carregador. Uma vez eu consegui fazer isso, mas assim que eu aumentei a corrente exigida da fonte, o Mosfet que eu estava usando e o circuito de controle explodiram. Recentemente recomecei os estudos nessa área. Se tiver interesse, quando conseguir bons resultados passo todas as dicas pra você.

Boa sorte no seu projeto!

Abração

Léo
Adauto sampaio
Byte

Mensagempor anderson » 28 Mar 2007 17:48

eu gostei muito das informaçoes, estou trabalhando justamente nisso
anderson
Bit

Mensagempor Adauto sampaio » 29 Mar 2007 09:25

Será bem vindo. A gente pode se juntar e trocar idéias a respeito.

Abraços!!!

anderson escreveu:eu gostei muito das informaçoes, estou trabalhando justamente nisso
Adauto sampaio
Byte

Voltar para Assuntos Gerais