Fabricação de PCB em CNC

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Fabricação de PCB em CNC

Mensagempor ÁgioFelipe » 07 Nov 2020 14:36

Pessoal,
adquiri no início deste ano uma CNC para a fabricação das minhas placas, uma ótima aquisição, fiquei pensando como passei tanto tempo sofrendo com confecção de placas e agora tudo mudou para melhor.
A propósito sugiro a criação de um sub-fórum sobre CNC aqui no ASM51, mais voltado à confecção de PCB.
Querendo evoluir mais nesse universo, preocupado com a quantidade de pó gerado pela usinagem da placa, pó este até prejudicial em alguns casos, pesquisei sobre as soluções já existentes, que são:
- Uso de aspirador;
- Borrifar óleo lubrificante na placa.
Essas soluções não eliminam completamente a dispersão do pó no ar, então pensei em usinar a placa imersa em algum líquido. Fabricaria um recipiente que ficaria preso à mesa da CNC e esse recipiente teria uma superfície espessa o suficiente para que pudesse receber os furos que atravessam a placa sem deixar vazar o líquido.
Alguém poderia dar alguma sobre essa solução?
Agradeço a todos.
ÁgioFelipe
Word

Re: Fabricação de PCB em CNC

Mensagempor Rodrigo_P_A » 07 Nov 2020 14:56

Pergunta bem sincera, mesmo com empresas como: https://jlcpcb.com/ com seu baixo custo e alta eficiência, ainda vale a pena isso? dá tanto trabalho....
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor sync » 07 Nov 2020 15:53

ÁgioFelipe escreveu:Pessoal,
adquiri no início deste ano uma CNC para a fabricação das minhas placas, uma ótima aquisição, fiquei pensando como passei tanto tempo sofrendo com confecção de placas e agora tudo mudou para melhor.
A propósito sugiro a criação de um sub-fórum sobre CNC aqui no ASM51, mais voltado à confecção de PCB.
Querendo evoluir mais nesse universo, preocupado com a quantidade de pó gerado pela usinagem da placa, pó este até prejudicial em alguns casos, pesquisei sobre as soluções já existentes, que são:
- Uso de aspirador;
Essas soluções não eliminam completamente a dispersão do pó no ar, então pensei em usinar a placa imersa em algum líquido. Fabricaria um recipiente que ficaria preso à mesa da CNC e esse recipiente teria uma superfície espessa o suficiente para que pudesse receber os furos que atravessam a placa sem deixar vazar o líquido.
Agradeço a todos.

Colega:
Eu creio que o óleo usado em usinagem atende seu objetivo, ele pode ser diluído em água de acordo com a dissipação de calor necessária. Você pode imergir a peça como sugeriu ou usar circulação do líquido como fazem em usinagem pesada.
sync
Byte

Mensagempor milordy » 07 Nov 2020 19:51

Rodrigo_P_A escreveu:Pergunta bem sincera, mesmo com empresas como: https://jlcpcb.com/ com seu baixo custo e alta eficiência, ainda vale a pena isso? dá tanto trabalho....

Acredito que só seria valido se a pessoa precisa para "ontem", do resto não compensa mesmo, o www.allpcb.com também é boa para PCB, apesar que jlcpcb por causa SMT tornou minha 1° opção.
milordy
Nibble

Mensagempor ÁgioFelipe » 08 Nov 2020 01:07

Rodrigo_P_A escreveu:Pergunta bem sincera, mesmo com empresas como: https://jlcpcb.com/ com seu baixo custo e alta eficiência, ainda vale a pena isso? dá tanto trabalho....

Como são apenas protótipos, muitas das placas que faço são apenas 1 unidade, pelo que vi sites como o jlcpcb aceitam um pedido mínimo de 10 unidades.
Outra coisa, acredito que para vocês quando a encomenda internacional deixa Curitiba é um pulo para vossas residências. Eu estou no interior do ceará, aí imagina: Projeto uma placa, aguardo 30 dias para chegar, para depois de montar observar que tem um erro de projeto!!
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor ÁgioFelipe » 08 Nov 2020 01:08

sync escreveu:
ÁgioFelipe escreveu:Pessoal,
- Uso de aspirador;
Agradeço a todos.

Colega:
Eu creio que o óleo usado em usinagem atende seu objetivo, ele pode ser diluído em água de acordo com a dissipação de calor necessária. Você pode imergir a peça como sugeriu ou usar circulação do líquido como fazem em usinagem pesada.

Obrigado pela resposta!
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 08 Nov 2020 08:09

ÁgioFelipe escreveu:

Como são apenas protótipos, muitas das placas que faço são apenas 1 unidade, pelo que vi sites como o jlcpcb aceitam um pedido mínimo de 10 unidades.
Outra coisa, acredito que para vocês quando a encomenda internacional deixa Curitiba é um pulo para vossas residências. Eu estou no interior do ceará, aí imagina: Projeto uma placa, aguardo 30 dias para chegar, para depois de montar observar que tem um erro de projeto!!

blz, parabéns pela aquisição. Manda vídeo e foto aí depois pra gente
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor cfreund » 08 Nov 2020 20:32

Consuma-se utilizar coletor de pó preso ao spindle + separador Ciclone + aspirador de pó industrial.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... a-52mm-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... geraco-_JM

Ambos de fácil fabricação.

Também, porém mais complexo, jato de óleo solúvel constante, com tanque reservatório e filtro para recirculação.
Cláudio F
cfreund
Word

Voltar para Assuntos Gerais