Causa mortis do formato fórum de Internet

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Causa mortis do formato fórum de Internet

Mensagempor Red Neck Guy » 13 Mai 2020 08:18

Desde que comecei a acessar o ASM51 lá em 2003 percebi que os participantes que foram (ou são) ativos no fórum sempre tiveram ou tem uma redação de razoável para cima. (Eu me excluo desta regra, mas compenso com carisma).
Também percebi neste tempo todo que a quantidade de postagens que possuiam textos pobres foi muito pequena.
Como o ASM51 está em baixa, eu resolvi participar de alguns grupos de sistemas embarcados, eletrônica e programação. Basicamente são grupos de facebook e whatsapp.
Devo ter entrado em uns 20 grupos, saí de uns 15 até agora. Me choca - eu que sempre fui um péssimo aluno em lingua portuguesa - a quantidade de erros no que o pessoal escreve.
Mensagens que começam com "mim ajuda" não me passam seriedade por parte do solicitante, já que se ele não consegue perceber essas coisas simples da lingua então imagina entender uma mensagem descrevendo a solução.
Comecei a pensar sobre isso, em algum momento concluí: Isso não acontecia no asm51 porque na época do fórum a Internet não era acessível a todos. Minha esposa defendeu essa teoria.
Analisando melhor digo que é bullshit.
Eu comecei minha graduação em engenharia elétrica em 1999. Por conta do trabalho, TDA, tocar contrabaixo na noite, mudança de curso, mudança de cidade, mudança de curso novamente, mudança de cidade, mudança de curso, mudança de pais eu então ainda não concluí e neste período e 20 anos voltei a academia por várias vezes. O que notei é que a preparação do pessoal das gerações mais novas - mesmo vindos de escolas particulares - veem caindo.
Quando comecei lá perto do bug do milênio, o pessoal que estudava comigo era muito mais preparado do que eu. Em 2015 quando voltei mais uma vez, estudantes que vieram de escolas particulares escreviam coisas que você não conseguia entender, utilizavam coisas do tipo "mim ajuda a ser um raquer".
Concluo então que o decaimento dos fóruns ocorre pelo fato do pessoal não saber ler e escrever, ou ainda pior, extrair a ideia de um texto lido.
O analfabetismo funcional está aí.
Poderia escrever mais, mas são 8:00.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Re: Causa mortis do formato fórum de Internet

Mensagempor eletroinf » 13 Mai 2020 13:26

Eu me mantenho ativo aqui porquê não achei substituto para a concepção desse fórum.
Eu entendo que muitos dos antigos usuários evoluíram e deixaram para trás a grande manada, que ficou empacada.
No meu entender a explicação para isso está na curva da industrialização do país comparada ao PIB, em queda livre. Assim, a demanda por cérebros qualificados é cada vez menor, portanto não há uma exigência por evolução.
Sobre facebook eu não uso e muito menos ainda para estas finalidades, visto que a maioria dos grupos são da forma que o Aquino narrou, além de ser mais uma fonte de distração durante o dia no caso do whatsapp (mensagens pipocando toda hora).
Eu também participei por algum tempo da piclist e desisti, toneladas de e-mails discutindo assuntos diversos e inúteis. Enfim, ainda não vejo um desses novos formatos substituindo isso aqui, o que eu vejo é mudança de paradigma orientada a baixa qualidade da discussão sendo apresentada com jeito de "inovação" e como engodo para "substituir os antigos fóruns".
O youtube é interessante, mas entendo como sendo complementar, e ainda considero que tem muita porcaria, tornando trabalhoso garimpar bons conteúdos.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor sync » 13 Mai 2020 16:13

Eu fui co-moderador de uma comunidade Orkut e um dos problemas dela era a dificuldade para fazer buscas em tópicos antigos. Quando o Orkut tornou-se impraticável devido à trollagem o pessoal migrou para o Facebook.
No facebook é pior ainda para achar tópicos antigos, se é que dá para fazer isso, eu desisti.
Penso que usenet news, mail lists e este formato de fórum ainda são as únicas formas de tocar grupos de interesse como este mas estão condenados à morte como exposto acima
sync
Byte

Mensagempor MOR_AL » 14 Mai 2020 09:38

Eu acho que o ASM51 é o melhor fórum nacional sobre eletrônica para nós, que, mal ou bem, possuímos algum conhecimento em sub-áreas da eletrônica.

Quando vejo alguns tópicos em que o autor começa com os erros básicos de português, já acende a minha luz de alerta. Como gosto demais de eletrônica, passo para a fase seguinte. Vejo se o autor está em sua primeira postagem.
Explico!
Cansei de auxiliar participantes, que colocam sua primeira postagem e nem agradecem pelo tempo gasto por nós em pesquisar e apresentar uma possível solução. Pior ainda, tem participantes que "jogam" uma dúvida genérica e ao longo da evolução das postagens, descobrimos que o autor estava escondendo informações. Como se fossem informações altamente sigilosas, o que não é verdade. Qualquer um que conheça um pouco de eletrônica não as classificariam assim.
Finalmente. Ainda tem aqueles que "jogam" a sua dúvida e a gente começa a ponderar, o assunto progride, mas o autor sequer volta a postar no tópico.

Acho que no Brasil estamos nos dirigindo para o abismo do conhecimento, nos tornando cada vez mais ilhas que vão minguando no vasto oceano da ignorância.

Esta é a "causa mortis" deste e de todos os fóruns, que procuram manter alguma qualidade. A redução de colaboradores por falta de uma educação formal de qualidade.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 18 Mai 2020 20:26

Olá pessoal,

Interessante esse tema, eu me considero um dos que abandonou o fórum, nem sei bem ao certo a razão disso. Ainda considero que, para mim, fóruns ainda são a melhor opção em termos de informação. Particularmente eu não sou fã de tutoriais em vídeo (mas sei que muita gente prefere este formato). Também não acho que grupos funcionem bem (seja Facebook ou mesmo Linkedin).
Na verdade, quando paro para pensar, acho que a principal razão destes grupos (e quem sabe até dos fóruns) acabarem sendo abandonados se deve ao fato de que, como já foi dito acima, muita gente questiona coisas que são nitidamente fruto da preguiça e da falta de capacidade de pesquisar minimamente na Internet. É muito mais fácil perguntar do que pesquisar por cinco ou dez minutos. Aí quando alguém se dá o trabalho de responder, o autor simplesmente desaparece (quem sabe porque a sua dúvida foi solucionada). Isso acaba sendo uma troca unilateral: alguns poucos só doam conhecimento e muitos só tentam se utilizar do mesmo.
Creio que esse seja um dos motivos de muita gente acabar se afastando de fóruns e grupos.
Ps.: só a minha opinião pessoal
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor Red Neck Guy » 18 Mai 2020 21:37

Como o fórum é bem segmentado eu estive pensando em uma sugestão envolvendo polêmica:
Fechar o fórum apenas para desenvolvedores, aceitas novos membros apenas por indicação e criar uma capa do fórum com artigos.
Esse tom de proibido instiga querer participar.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor xultz » 19 Mai 2020 00:04

Aquino, acho tua ideia válida, desde que a pesquisa e leitura seja aberta prá todo mundo. Uma coisa que me deixa pt da vida é quando o Google acha uma assunto que estou pesquisado, vou tentar ler e ele está atrás de um login.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 19 Mai 2020 09:56

Eu acho que poderíamos aumentar tanto a frequência de participantes, como a promoção do fórum. Bastaria criar, mas sei que dá trabalho, uma primeira postagem em cada assunto, uma lista com assuntos e respectivos endereços, que ao longo do tempo se mostraram ser bons tutoriais.
Existem excelentes tópicos, que acabam fazendo parte do todo, mas que não são procurados por simples desconhecimento de sua existência.
Eu acho que qualquer tutorial, seja ele apresentado em forma de vídeo, arquivo pdf, doc, etc, ou até mesmo fazendo parte de um tópico, seja útil e deva fazer parte da tal lista.
Poderíamos trabalhar para selecionar os tópicos que julguemos poderem fazer parte dessa lista.
Eu me comprometeria a pesquisar pelas postagens que criei e fazer uma seleção, que julgo útil.
Se nós fizéssemos isso, teríamos a lista em pouco tempo. Ato contínuo, poderíamos solicitar a sua inclusão como primeiro tópico de cada assunto.
Outra opção seria criar um índice remissivo como primeiro item no "Índice do Fórum".
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 19 Mai 2020 10:41

xultz escreveu:Aquino, acho tua ideia válida, desde que a pesquisa e leitura seja aberta prá todo mundo. Uma coisa que me deixa pt da vida é quando o Google acha uma assunto que estou pesquisado, vou tentar ler e ele está atrás de um login.

já é assim
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor mrgadotti » 26 Mai 2020 09:06

Aquino escreveu:Como o fórum é bem segmentado eu estive pensando em uma sugestão envolvendo polêmica:
Fechar o fórum apenas para desenvolvedores, aceitas novos membros apenas por indicação e criar uma capa do fórum com artigos.
Esse tom de proibido instiga querer participar.

Bem válida a ideia, também iria filtrar o conteúdo de novos posts.
Mas minha maior percepção, a grande maioria que se forma hoje não está muito interessada em desenvolvimento e sai da graduação sem saber escrever uma linha de código para um microcontrolador. A grande maioria hoje está indo para mobile e web, vivendo de stack overflow.

Com hardware está pior ainda, são poucos os que se interessam em sair montando algo.
mrgadotti
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 26 Mai 2020 09:18

StackOverflow é segmentado, tem muitos profissionais, respostas de qualidade, e não é trancado para leitura. Acho um erro trancar para leitura.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Voltar para Assuntos Gerais