por Red Neck Guy » 13 Mai 2020 08:18
Desde que comecei a acessar o ASM51 lá em 2003 percebi que os participantes que foram (ou são) ativos no fórum sempre tiveram ou tem uma redação de razoável para cima. (Eu me excluo desta regra, mas compenso com carisma).
Também percebi neste tempo todo que a quantidade de postagens que possuiam textos pobres foi muito pequena.
Como o ASM51 está em baixa, eu resolvi participar de alguns grupos de sistemas embarcados, eletrônica e programação. Basicamente são grupos de facebook e whatsapp.
Devo ter entrado em uns 20 grupos, saí de uns 15 até agora. Me choca - eu que sempre fui um péssimo aluno em lingua portuguesa - a quantidade de erros no que o pessoal escreve.
Mensagens que começam com "mim ajuda" não me passam seriedade por parte do solicitante, já que se ele não consegue perceber essas coisas simples da lingua então imagina entender uma mensagem descrevendo a solução.
Comecei a pensar sobre isso, em algum momento concluí: Isso não acontecia no asm51 porque na época do fórum a Internet não era acessível a todos. Minha esposa defendeu essa teoria.
Analisando melhor digo que é bullshit.
Eu comecei minha graduação em engenharia elétrica em 1999. Por conta do trabalho, TDA, tocar contrabaixo na noite, mudança de curso, mudança de cidade, mudança de curso novamente, mudança de cidade, mudança de curso, mudança de pais eu então ainda não concluí e neste período e 20 anos voltei a academia por várias vezes. O que notei é que a preparação do pessoal das gerações mais novas - mesmo vindos de escolas particulares - veem caindo.
Quando comecei lá perto do bug do milênio, o pessoal que estudava comigo era muito mais preparado do que eu. Em 2015 quando voltei mais uma vez, estudantes que vieram de escolas particulares escreviam coisas que você não conseguia entender, utilizavam coisas do tipo "mim ajuda a ser um raquer".
Concluo então que o decaimento dos fóruns ocorre pelo fato do pessoal não saber ler e escrever, ou ainda pior, extrair a ideia de um texto lido.
O analfabetismo funcional está aí.
Poderia escrever mais, mas são 8:00.
ASM51 descanse em paz!