O ASM51 está morto!!!

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: O ASM51 está morto!!!

Mensagempor tcpipchip » 11 Mar 2020 12:42

culpa do culpado!
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor Budweiser » 11 Mar 2020 17:32

Pois é! E já se foram mais de 10 anos que estrou neste fórum, incrível!

Também não consigo parar de usar PIC, fazer o quê. Mas o vício do Delphi eu consegui vencer! Hoje, só mobile ...
Arduino quero distância, acho destrambelhado e pronto! Gosto de sofrer projetando placas

Não sei se seremos a última geração a frequentar fóruns como esse, eu mesmo já passei vários anos sem vir aqui e volto de vez em quando.
Budweiser
Nibble

Mensagempor Rodrigo_P_A » 11 Mar 2020 21:38

enquanto eu puder, vou manter na rede, quando num puder aviso para quem quiser assumir
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor xultz » 12 Mar 2020 08:35

Minha opinião particularizada do meu próprio ínterim interior e facultativo à minha própria pessoa personalizada, mas eu acredito que um fórum como o ASM51 com o propósito que o ASM51 tem continua sendo extremamente relevante e necessário. Eu realmente não sei sei onde a piazada que está começando a mexer agora com uC vai procurar ajuda, eu estou cadastrado em uma comunidade do Facebook e as coisas lá não funcionam tão bem quanto aqui, principalmente porque no Face é muito mais difícil procurar no histórico informações semelhantrs à dúvida do piá.
Como estou em um estágio de idade extremamente avançada e o Alzheimer está batendo à porta, já aconteceu de eu pesquisar um assunto e o google me mandar prá cá. Teve casos até que era eu respondendo a alguém sobre aquele assunto e, como eu esqueci a técnica, acabei a achando a minha própria resposta aqui no ASM pelo google.

Então a pergunta que fica na minha cabeça é: o que está errado? Eu não conheço nenhuma alternativa realmente boa no Brasil prá tratar dos assuntos que o ASM51 se propõe. Será que não valeria a pena repensar algumas coisas e dar uma bela repaginada no forum?

Minhas opiniões a respeito:
O primeiro erro cruel e brutal do fórum é o nome, 8051 hoje é uma curiosidade, e programar em ASM é para masoquistas (eu já pensei até em estudar Python prá uC, olha só que sacrilégio). A única coisa que não vejo sendo tratado no ASM51 nos últimos 10 anos aqui é sobre assembly de 8051. Então chamar este fórum de ASM51 faz tanto sentido quando abrir um puteiro e chamá-lo de !Casa da Salvação Divina". O nome faz sentido, mas até que a pessoa entende do que se trata, já perdeu todos os clientes.

O segundo talvez seja um pouco de falta de marketing (mas eu não sei como resolve isso). A piazada se formando nos cursos de engenharia elétrica precisam saber que o fórum existe, como faz prá divulgar isso eu não sei, mas não deve ser impossível.

O terceiro é o design, esse tema padrão (que eu não mudo porque sou tonto) do fórum não é exatamente o maior exemplo de lindeza. Deve ter algum tema mais legalzinho e moderno em algum lugar. E o site precisa de uma landing page, que explique do que se trata o fórum e qual sua finalidade.

Meus dois centavos são esses. Mas são dois centavos de dólar, então aproveita porque hoje estão valendo uma fortuna.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 12 Mar 2020 08:50

Concordo com a maior parte do que vc disse xultz:

- sobre design, eu estou sem tempo para testar temas novos
- sobre nomes e a página inicial dizendo do que se trata o fórum, se alguém tiver disponibilidade para ajudar, me manda mensagem
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor dreher » 12 Mar 2020 09:11

Acho que o forum morreu por conta das redes sociais, os caras que tem duvidas postam nos grupos e la ja tem uma interação maior. Todo mundo ta com o facebook no celular e respondendo a toda hora. Para muita gente o facebook, whatsapp, instagram e youtube são a internet, fora disso não existe nada. Eu dou aula de robotica para crianças e muitas nem sabem procurar no google, só conseguem se virar se tiver video no youtube ou pedindo ajuda no facebook.
Eu ainda visito o forum diariamente, mas tambem não soluciono duvidas mais aqui
dreher
Byte

Mensagempor eletroinf » 12 Mar 2020 09:22

Na época que eu comecei com eletrônica eu até conheci dois ou três viventes que faziam a mesma coisa, lá por 1998.
A evolução da eletrônica era aprender a programar microcontroladores e usar eles... diga-se pic, que eram os mais acessíveis.
Depois, isso tudo foi sumindo, nunca encontrei mais ninguém interessado em eletrônica.
Na engenharia é tudo muito teórico, poucos alunos se interessam por eletrônica prática. Dos gatos pingados que se interessam, a maioria vai para arduino e placas prontas compradas da china.
Ainda, na engenharia cada vez mais se utiliza simuladores, pra aprender conceitos. Simuladores estão cada vez mais comuns.
Enfim, eu vejo este fórum mais como um grupo de pessoas que se ajuda mutuamente, sem o interesse de expandir ele...
mas sei lá, se mudar o nome ele vai ficar desfigurado
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor edsont » 12 Mar 2020 10:02

Eu ainda vejo um ponto positivo nisso tudo. Os participantes aqui são bem seletos.
Já imaginaram tópicos perguntando como acender um LED num determinado MCU feito por alguém que se quer teve o trabalho de ler qualquer documentação?
Se este forum passar a ser ponto de discussão de apenas assuntos básicos eu provavelmente vou frequentar menos este espaço. O que naturalmente ocorre com o avanço da idade. Ultimamente estou preferindo cuidar do jardim do que ficar quebrando a cabeça com MCUs nas horas vagas.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor hertzing » 12 Mar 2020 15:25

Meu ponto de vista é que hoje as soluções estão muito complexas até mesmo para fazer coisas simples, sendo a maioria do que é desenvolvido tem que se conectar sem fio com um aplicativo e trocar informações com um servidor, sem contar que os prazos para desenvolvimento com mais de 1 ano para o lançamento são impensáveis.
Assim acabasse por buscar meios de diminuir o tempo e encurtar o caminho das pedras do desenvolvimento, para isto muitos fabricantes acabam disponibilizando suas próprias IDEs com bibliotecas/exemplos e um fórum para tirar eventuais dúvidas. O que pessoalmente acho bom fornecer um suporte mais próximo, mas por outro lado fica limitado o conhecimento para somente as soluções daquele fabricante.
hertzing
Byte

Mensagempor vtrx » 12 Mar 2020 15:51

O YouTube substituiu a maioria dos fóruns.
Voce ve na 'prática' como se deve fazer ou resolver.
vtrx
Dword

Mensagempor xultz » 13 Mar 2020 08:09

O problema do Youtube é que você não tem como fazer uma pergunta, do tipo "estou tentando fazer isso e não está funcionando". Para este tipo de caso, um fórum na minha opinião ainda é a melhor ferramenta.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor mrgadotti » 13 Mar 2020 09:36

vtrx escreveu:O YouTube substituiu a maioria dos fóruns.
Voce ve na 'prática' como se deve fazer ou resolver.

Isso é fato, pois tem muita gente postando aulas completas de diversos temas ou mesmo simples tutoriais. Não sei como esse povo arruma tanto tempo livre ou mesmo lucra gerando esses conteúdos, poderiam até escrever um livro com a qualidade de muito material que disponibilizam de forma gratuita.
mrgadotti
Byte

Mensagempor MOR_AL » 14 Mar 2020 15:41

mrgadotti escreveu:Isso é fato, pois tem muita gente postando aulas completas de diversos temas ou mesmo simples tutoriais. Não sei como esse povo arruma tanto tempo livre ou mesmo lucra gerando esses conteúdos, poderiam até escrever um livro com a qualidade de muito material que disponibilizam de forma gratuita.

Eu, por exemplo.
Estou aposentado e adoro brincar com eletrônica. Faço alguns projetinhos, mas nada tão grandioso como quando trabalhava. Mesmo assim, ao final dos projetinhos, procuro fazer um vídeo resumindo todo ele. Postar no YouTube é quase que imediato.
Mesmo porque, muitas vezes o YouTube me respondeu corretamente.
Minha última pergunta foi algo como "Porque meu HD não está aparecendo no Explorer?" Pô! Não é que tem muitos vídeos sobre isso?

Acho que o ASM51 deve continuar. Aqui encontrei um grupo de colegas com grande conhecimento e dispostos a compartilhar.
Acho, inclusive, que deveríamos responder com mais boa vontade, quando alguém pergunta como "assender" um led. Estes são os futuros membros e deveremos investir neles, pois quem sabe se o cara se sente incentivado e estuda com nossos estímulos.

Já dei aula em faculdade (matemática I e II e estatística). Um dos dias mais gratos de minha vida de professor, foi quando uma aluna comentou, no meio de uma turma de dentes acirrados e mãos fechadas, que foi obrigada a estudar a matéria. E estava imensamente grata, pois conseguiu um emprego ao fazer um bom teste de matemática. Foi quando a turma caiu em si e se calou.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor mrgadotti » 16 Mar 2020 08:48

MOR_AL escreveu:
mrgadotti escreveu:Isso é fato, pois tem muita gente postando aulas completas de diversos temas ou mesmo simples tutoriais. Não sei como esse povo arruma tanto tempo livre ou mesmo lucra gerando esses conteúdos, poderiam até escrever um livro com a qualidade de muito material que disponibilizam de forma gratuita.

Eu, por exemplo.
Estou aposentado e adoro brincar com eletrônica. Faço alguns projetinhos, mas nada tão grandioso como quando trabalhava. Mesmo assim, ao final dos projetinhos, procuro fazer um vídeo resumindo todo ele. Postar no YouTube é quase que imediato.
Mesmo porque, muitas vezes o YouTube me respondeu corretamente.
Minha última pergunta foi algo como "Porque meu HD não está aparecendo no Explorer?" Pô! Não é que tem muitos vídeos sobre isso?

Acho que o ASM51 deve continuar. Aqui encontrei um grupo de colegas com grande conhecimento e dispostos a compartilhar.
Acho, inclusive, que deveríamos responder com mais boa vontade, quando alguém pergunta como "assender" um led. Estes são os futuros membros e deveremos investir neles, pois quem sabe se o cara se sente incentivado e estuda com nossos estímulos.

Já dei aula em faculdade (matemática I e II e estatística). Um dos dias mais gratos de minha vida de professor, foi quando uma aluna comentou, no meio de uma turma de dentes acirrados e mãos fechadas, que foi obrigada a estudar a matéria. E estava imensamente grata, pois conseguiu um emprego ao fazer um bom teste de matemática. Foi quando a turma caiu em si e se calou.
MOR_AL

Tenho salvo alguns vídeos seus sobre SMPS e dissipador térmico, são excelentes. De fato o YouTube já me salvou muito, desde aprender a usar uma carta de Smith na graduação a pegar algum detalhe num software EDA, muito mais dinâmico que um fórum nesse contexto. Porém, acredito que o fórum ainda é o melhor local para troca de ideias ou resolução de problemas.

Ainda acesso muitos fóruns, mas fico restrito ao disponibilizado pelo fabricante, pois lá sempre vai ter algum employee respondendo ou mesmo abrindo uma issue diretamente no desenvolvimento interno. Tive aplicações específicas que somente no fórum do fabricante para conseguir alguma resposta.
mrgadotti
Byte

Mensagempor andre_luis » 16 Mar 2020 22:06

Compartilho da opiniao de que o nome do forum, apesar de todo legado que representa desde sua versao original (atualmente fora do ar) quando tinha uma comunidade maior, pode agora confundir os recem-chegados, alguns arrisco dizer nao devem nem saber o que é um assembly, muito menos de um 51.

Talvez a receita da longevidade tenha sido o fato de ser genérico, tratando de assuntos diversos como mecanica. celular, boteco e até eletrônica. Muitos outros foruns são específicos, frequentados apenas quando se usa aquele chip/placa, relacionados á fabricantes ou org's que caem no esquecimento depois da moda passar.

Os 2 centavos que pude contribuir foram alguns recursos adicionados (pdf, editor de equação, sintaxe higlighter, ....) mas nao tenho mais tempo pra mexer com isso, e acredito que o Rodrigo abra o espaço pra quem quiser contribuir. Talvez precise de sangue novo, e acho que o bastão precisa passar de mão, agora não faço mais nada além de, de vez em quando apagar algum spammer, e até esses estão sumidos daqui...a coisa tá feia mesmo.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais