Lembram dos enigmas escondidos nos álbuns do Electronica ?
O polonês Jan Szulew havia descoberto as coordenadas secretas que levavam a Place de La concorde. Lugar que sabemos foi onde o Jarre realizou o primeiro concerto.
ele ganhou um presente e foi convidado ao estúdio do Jarre. Lá o próprio e o Gevais, disseram que havia outro enigma que levariam um tempo pra decifrar.
Jan Szulew :TL: DR: Eu encontrei um ovo de Páscoa na Electronica 2 (algumas semanas atrás). História completa abaixo.
Alguns de vocês devem estar cientes de que há mensagens secretas escondidas na Electronica 1/2. Quando resolvi o mais difícil da E1 (as coordenadas binárias da Place de la Concorde; veja aqui
https://www.facebook.com/jeanmicheljarr ... 7420074096) recebi um presente da JMJ e alguns meses mais tarde teve uma breve reunião privada com JMJ e Stephan Gervais. Eles me disseram que os enigmas na E2 são mais difíceis porque (e eu cito JMJ diretamente) "você disse que eles eram muito fáceis para você!" (como a expectativa era que levaria meses enquanto levava uns 9 dias ... então você tem isso - eu influenciei um pouco o conteúdo de áudio da E2!;). Eu disse a eles que encontrei a imagem de um "Bode Frequency Shifter" no espectrograma de "Switch on Leon" (entre 4:24 e 4:26) e, assim, suponho que o áudio precisa ser processado de alguma forma para revelar o mistério e eles sorriram e assentiram. Eu suspeitava que se alguma coisa está escondida lá, é provável que na zona inaudível, em torno de 20kHz (ou provavelmente acima). Então eu removi tudo abaixo de 20kHz e apliquei um shifter de freqüência para diminuir a freqüência em 10kHz-20kHz. Isso, no entanto, não produziu resultados e eu desisti.
Foi até algumas semanas atrás que notei algo estranho no espectrograma de uma das peças "Triptych" de Stephan - algumas formas solitárias estranhas em torno de 20kHz. Então eu apliquei a mesma técnica e ... Acontece que havia algo lá! Então eu carreguei "Switch on Leon" novamente e olhei para o espectrograma novamente - como desta vez eu sabia o que procurar. E ai estava. Eu não teria notado, porque não estava realmente separado do conteúdo de áudio real. Ele está escondido logo abaixo da borda de 20kHz, então meu pré-filtro estava matando (senão eu teria achado há dois anos!) Então desta vez eu fiz a mudança de freqüência de -20kHz sem nenhum pré-filtro e ... voila . "Switch on Leon" esconde um minuto inteiro de uma entrevista com Salvador Dali (de 1:12 a 2:15). Você pode experimentá-lo se tiver a versão sem perdas do álbum (CD / WAV / FLAC - o mp3 não serve) e ferramentas adequadas.
Você pode conferir o áudio decodificado aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=zKz2IIL ... idknxDpElk