por eletroinf » 07 Abr 2018 18:25
Bueno, parece que há um gargalo no aumento de desempenho dos hardwares, não sei se é por conta da arquitetura ou outro fator.
Quanto a pratica, o que eu percebo no meio em que eu circulo, é que a maioria das pessoas utiliza notebook, porém cercado de vários acessórios, pois o mesmo não é ergonômico e telas padrão de 1366x768 são muito ruins.
O setup normal é uma armação pra elevar o note (por questões de ergonomia) ou não usar a tela do note, mouse+teclado wireless e um ou dois monitores 1920x1080.
O que eu vejo é que o desempenho de hardware não avança muito ao passo que o consumo de energia está diminuindo.
Quanto aos produtos da Apple, as limitações pra quem trabalha nesse mundo que descrevo, da vez que verifiquei, eram a falta de portas USB e possibilidade de expansão de armazenamento - nada de espaço pra meter um hd extra além daquele ssd limitado.
Eu já estou vislumbrando a compra do próximo pc e nesse cenário vou sair fora dos notes, vou pegar um optiplex micro ou similar, com bom processamento, espaço pra um ssd e hd. Aí deixo um conjunto de mouse, teclado e monitor decente nos lugares que vou utilizá-lo. Esta CPU pesa cerca de 1kg, bem menos que qualquer note normal, e peso é o que me incomoda no transporte cotidiano.
Vejam que um i3-7100T que é o básico num optiplex 3050 tem processamento melhor que um bom i7 da série U, comum nos notes de menor peso, custando uma fração.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."