Microcontrolador "brasileiro" ZR16S08

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Microcontrolador "brasileiro" ZR16S08

Mensagempor egipts » 05 Mar 2018 09:02

Onde compra isso?
egipts
Byte

Mensagempor andre_luis » 05 Mar 2018 11:08

tcpipchip escreveu:Bem, se nao tem compilador, vou propor o um TCC para isto...

Seria uma ótima iniciativa da sua parte, mas me pergunto da viabilidade de realizarem uma segunda fornada para chipar esse microcontrolador, digo, será que conseguiram fazer o primeiro lote apenas por causa do financiamento e/ou programas de incentivo em pesquisa ? Preciso ver um pouco mais para crer que possiveis novos lotes não sejam viáveis a menos que bastante subsidiado, mas vamos aguardar.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor hertzing » 05 Mar 2018 14:39

Entrei em contato com o pessoal da SMDH em novembro de 2017, e foi me passado que ainda eles não possuem uma data prevista para o início da comercialização.
Acredito que ainda esteja em faze de testes com a empresa parceira Exatron.
hertzing
Byte

Mensagempor chrdcv » 05 Mar 2018 16:12

andre_teprom escreveu:Como receava, nao tem compilador para C, o que reforça a tese de que isso não tem um approach comercial, apenas academico.
Vamos aguardar a formatura da proxima turma da UFSM para ver se sai como trabalho de graduação de alguem.

Boa tarde andre_teprom,

Não só há um compilador C "oficial" do ZéR16S08, como também há um port para o SDCC: SDCC port para o ZéR16S08 github: github do port do SDCC para o ZéR16S08. Entretanto, como bem mencionou, penso que o real propósito de todo o projeto seja puramente acadêmico, onde um determinado grupo de trabalho da universidade responsável compôs um grande projeto junto a alguma agência fomentadora de pesquisa, atrelada a algumas empresas privadas e juntas viabilizaram tal produto para uma aplicação específica, no caso, telemetria e automação de iluminação pública. O objetivo acadêmico visa em suma a promoção e desenvolvimento intelectual ou seja, bolsas de pesquisas para pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciações científicas para os graduandos. Geralmente em muito desses projetos o fomento dado é na modalidade de "fundo perdido", ou seja, se der certo, excelente, caso contrário, houve promoção do conhecimento e ao menos agora se sabe que um dos caminhos de pesquisa adotado não deu os frutos desejados. Esse é o método de pesquisa acadêmica atrelada à iniciativa privada no Brasil.

Eu particularmente não tenho nada contra, mas fico muito triste quando vejo que as pessoas envolvidas no projeto depois do mesmo, simplesmente vão embora do país em busca de melhores oportunidades, pois não é possível aplicar aqui o conhecimento adquirido devido ao elevado valor da mão-de-obra e incapacidade de tocar o projeto no qual estava envolvido (incapacidade devido em grande parte as "facilidades" dadas pelo estado como impostos e taxas proibitivas para aquisição de insumos e maquinários, custos elevados da carga tributária para criação e manutenção de uma empresa, etc...).
Editado pela última vez por chrdcv em 05 Mar 2018 16:42, em um total de 1 vez.
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor andre_luis » 05 Mar 2018 16:36

Não só há um compilador C "oficial" do ZéR16S08, como também há um port para o SDCC:

Fico feliz em morder minha lingua, tomara que isso vá pra frente...
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor chrdcv » 05 Mar 2018 16:46

andre_teprom escreveu:
Não só há um compilador C "oficial" do ZéR16S08, como também há um port para o SDCC:

Fico feliz em morder minha lingua, tomara que isso vá pra frente...

Mas não irá, pois claramente não é um dispositivo competitivo. Na remota hipótese de ser feita alguma coisa com esse uC, mais dinheiro público deverá ser colocado, seja na forma de fomento à pesquisa ou processo produtivo, aos moldes daquela antiga e antiquada lei de incentivo à informática que arrasou com as possibilidades do Brasil ser realmente competitivo na área de desenvolvimento de hardware e software para desktops.
chrdcv
Dword

Mensagempor dreher » 05 Mar 2018 18:49

muito dinheiro publico gasto com algo que é anunciado como se fosse uma grande revolução. O desenvolvimento tecnologico não se dá pela produção de chips e sim pelo ambiente livre para empreender com eles. Paises como Nova Zelandia e Australia importam toda a tecnologia deles e são anos luz mais desenvolvidos.
dreher
Byte

Mensagempor chrdcv » 05 Mar 2018 20:18

dreher escreveu:muito dinheiro publico gasto com algo que é anunciado como se fosse uma grande revolução. O desenvolvimento tecnologico não se dá pela produção de chips e sim pelo ambiente livre para empreender com eles. Paises como Nova Zelandia e Australia importam toda a tecnologia deles e são anos luz mais desenvolvidos.

EXCELENTE OBSERVAÇÃO!!!
chrdcv
Dword

Mensagempor pamv » 05 Mar 2018 21:05

Esse projeto é antigo, eu lembro de ter topado com o site dele em 2016, a notícia diz que ele foi reconhecido como produto nacional seja lá o que isso significa atualmente. Quem se preocupa com dinheiro público desperdiçado em P&D deve prestar mais atenção aos PIPE da FAPESP e assemelhados e não na mixaria que esse projeto demandou e, ao menos, formou gente qualificada no lugar de transferir verba pra empresário a fundo perdido
pamv
Word

Mensagempor KrafT » 05 Mar 2018 21:48

Se custar até U$ 0,10 é utilizável. Mais que isso compete, por exemplo, com os LPC802.

Eu gostaria de usar um mcu Tupiniquim antes de morrer...
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor dreher » 06 Mar 2018 01:55

KrafT escreveu:Eu gostaria de usar um mcu Tupiniquim antes de morrer...

Eu não tenho pretensões tão patrioticas assim, eu gostaria de ver um corte de impostos bem bruto e viver num pais de economia liberal antes de morrer...
dreher
Byte

Mensagempor B-EAGLE » 06 Mar 2018 10:30

É uma m* porque provavelmente não vai pra frente? é! É bem específico o mcu? é tb!

Mas considerando a bagunça que vivemos, ver uma notícia dessa é uma coisa boa, convenhamos... é o que o pamv falou, pelo menos um punhado de gente qualificada onde poderia ter perda total da grana

Mas que seria legal fazer um projetinho simples com esse carinha, seria...
B-EAGLE
Word

Mensagempor andre_luis » 06 Mar 2018 13:15

B-EAGLE escreveu:é o que o pamv falou, pelo menos um punhado de gente qualificada onde poderia ter perda total da grana

O lamentável é que se produz conhecimento, mas não se aplica; tendo voltado 10 anos depois de formado á faculdade pra dar um 'alô' aos professores, vi que do laboratório de microeletronica na UFRJ onde fiz meu trabalho de conclusão, aquilo se transformou em sucata, depósito de mobiliário quebrados. Os professores daquele departamento, simplesmente foram trabalhar/estudar no exterior e a disciplina foi extinta da grade. Se considerarmos que pra montar aquela estrutura foi gasto mais de 1milhao de URVs (ocasiao quando 1URV=1Real=1Dolar) financiados por alguma CNPq da vida, e que desde minha formatura mais de 20 anos atrás nunca apareceu uma unica vaga sequer nesse país com esse perfil, é dinheiro jogado fora sim. Se não houver uma politica governamental para dar suporte á empreendimentos (nem precisam ajudar, basta nao atrapalharem) tudo vai pro ralo.
andre_luis
Dword

Mensagempor pamv » 06 Mar 2018 21:06

Você é egresso da COPPE, Andre? Lá sempre foi assim, rios de dinheiro devido à proximidade dos "picões" com os governos estadual e federal sem cobrança de resultados. Nisso a UFSM é menos "amiga do Rei", por isso eu disse que a formação de recursos humanos é o grande lucro do projeto.
pamv
Word

Mensagempor andre_luis » 06 Mar 2018 22:07

pamv escreveu:Você é egresso da COPPE, Andre? Lá sempre foi assim, rios de dinheiro devido à proximidade dos "picões" com os governos estadual e federal sem cobrança de resultados. Nisso a UFSM é menos "amiga do Rei", por isso eu disse que a formação de recursos humanos é o grande lucro do projeto.

Rios de dinheiro, e gastos pelo sistema pra manter o sistema. Quando propuz ao professor de redes neurais um projeto na ocasiao (1995) até comercialmente viável e util pra sociedade, reconhecimento de impressão digital, ele nem quis saber; só aceitaria se fosse para tracking de trajetória de particulas subatomicas, isso porque era a bola da vez no mundo academico e ele queria apresentar mais um trabalho com "visibilidade". Fiquei com nojo, e escolhi outro orientador com outro tema para o TCC. Mas não fiz pós, eu não era amigo do Rei...rsrs. Ahhh, sobre o microcontrolador da UFSM, acho que eu teria o batizado com outro prefixo, algo tipo BR16S08...
andre_luis
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais