PROTEÇÃO, QUEM USA?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: PROTEÇÃO, QUEM USA?

Mensagempor Vonnilmam » 03 Dez 2016 12:21

Palm, se não percebeu a dica que mencionei quanto ao hardware e o software.

O seu software vai ter que rodar um algum hardware não é mesmo? Então, elabore apenas o cerne minimo que o seu software vai rodar, capt...

Quanto mais clara for sua patente, mais facil será identificar.

Uma outra dica, das antigas.

Coloque o seu nome ou cpf dentro do seu firmware e faço um logim para iniciar seu boot, embaralhe isso no seu main, ai vai da criatividade de cada um. Se for alterado o seu cpf, o firmware não funciona. Eu uso isso numa eeprom externa, além de uma faixa de audio dentro do firmware que fala meus dados, é simples de implementar, o foco é implementar armadilhas no seu fonte. O problema é que muitos programadores não se preocupam com isso.
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Mensagempor pamv » 03 Dez 2016 17:53

vonNilman: software não é patenteável, foi isso que eu quis dizer. Ele é protegido por copyright. Com o registro você pode apelar à justiça por cópia ou plágio.
O hardware, se o INPI entender a originalidade, é patenteável. Para apelar à justiça por proteção do produto, você deve registrar o software e patentear o hardware e mesmo assim isso não impede a pirataria.
pamv
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 03 Dez 2016 18:43

Um método de proteção, e a HP (atual Agilent) usava, é fazer ampla divulgação do Hard e do Soft

Copiar que há de?

Dj.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 03 Dez 2016 20:12

Concordo com o dijalma, quanto mais se divulgar melhor é...parece meio estranho o que dijalma disse, mas quanto mais se divulga um sistema no mercado, mais conhecido ele será e consequentemente a sua autoria, bem sacada dijalma...parabéns,

O palm, eu só respondi para tí o que me perguntou, com base no que eu faço para meus trabalhos, e o INPi disponibiliza diversas ferramentas para quem deseja fazer uma patente, quer seja de software ou hardware...mecânica, entre outros assuntos, o que eu acho é que é bom ter, tipo igual seguro de carros, é intrigante mas é bom ter, vai que...

Boa sorte, o caminho é esse palm, pesquisar e entender o máximo possível a sistemática de proteção, pois os ladrões estão aí, a solta, só de olho no bem alheio.

Obrigado.
Vonnilmam
Byte

Mensagempor pamv » 03 Dez 2016 21:15

vonNilman, o que eu disse inicialmente é que a universidade onde eu trabalho registrou um monte de software e patenteou outro tanto de produtos durante anos só para descobrir que manter essas patentes não licenciadas ativas custa caro se ninguém as licencia. Eu não pago um tostão pra isso e nem perco um minuto, a agência de inovação da universidade faz todo o trabalho pra mim, mas eu não sei se par ao autônomo que se auto financia isso vale a pena se ele não tem planos de comercializar a patente mas, apenas, de proteger o produto dele. Pra mim, patente não protege, não e o custo de um processo pode ser bem alto.
pamv
Word

Mensagempor vtrx » 04 Dez 2016 12:52

Uma tecnica boa,é sempre ter uma versão do mesmo software atualizada e melhorada,assim voce sempre estará na frente,quando perderem um tempão relançando seu produto,voce lança um melhor bem mais rápido,desmerecendo a cópia.
vtrx
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 05 Dez 2016 00:57

Oi, Palm

A sim eu compreendi, agora você, pensei que estava querendo fazer uma patente e sabia o caminho, nossa, peço desculpas.

O que o vtrx disse, tem sentido, Eu passei por um perrenhe de copiarem 3 projetos comerciais que eu tinha feito, foi terrivel, principalmente porque descobri que estavam revendendo meus firmwares por ai, pilantragem total.

O que eu fiz? Fui justamente o que vtrx mencionou. Comecei tudo de novo e desenvolvi novos projetos, foi uma enxurrada, foram 7 projetos em um ano, projetos de grande porte e complexidade, suei muito, mas lancei atráves de clientes sérios e com potencial de distribuição, esses projetos (produtos). Muito superiores aos anteriores, mais baratos e muito mais funcionais. O que aconteceu, foi que o mercado consumidor não quis mais aqueles produtos antigos, pois quando viam os novos produtos, torciam o nariz (o consumidor), pois a diferença de qualidade e recursos era muito grande, e por um preço menor.

O porre, disso tudo foi o dólo cometido contra mim.

Quanto a patentear, é como eu disse, custa muito barato, fazer isso e contra fatos não há argumentos...Quando se fala em projetos comuns é uma coisa, e quando se fala em projetos de alto volume comercial de vendas, ai é outra COISA, bem diferente, ai tem que se tomar todos os cuidados e a patente é um desses cuidados.

Como eu disse na Justiça, patente cala a boca de muito bandido por ai...

Eu creio que todos os meios possíveis para evitar e previnir a cópia indevida dos direitos autorais que você suou tanto para conquistar, não seja violado por qualquer bandido.

Eu agradeço a atenção de vocês todos, obrigado
Vonnilmam
Byte

Mensagempor pamv » 05 Dez 2016 09:34

VonNilman: eu creio que para autônomos e micro/média empresas a patente do produto, caso ele seja realmente revolucionário ou licenciado aos montes, vale a pena. Senão é dinheiro jogado fora. Existem alternativas mais eficientes para combater a pirataria e o plágio, várias delas foram citadas e outras tantas podem ser adotadas, mas sempre haverá um meliante tentando quebra-las.
pamv
Word

Mensagempor Maffeis » 05 Dez 2016 10:35

Se possível venda o serviço e não o produto.

Softwares, o altium por exemplo vc paga um valor anual pelo suporte deles

caso contrario vc pagaria uma vez na vida somente
Maffeis
Word

Mensagempor Vonnilmam » 05 Dez 2016 11:22

Realmente, eu também compartilho desse pensamento:

Venda do serviço!

Se for vender seu projeto, o venda não só com base em pontos de software, como muitos o fazem, que na minha opinião, "erroneamente", um pecado econômico :|

Mira, em diversos outros pontos onde seu trabalho será "comercializado".

Eu particularmente, já vendi muitos projetos e cometi muitos pecados econômicos e sinceramente me arrependi de ter feito isso. Hoje eu pensaria um pouquinho mais antes de vender um projeto,mesmo que só fosse o firmware.

A matemática acredito ser simples: Tipo, se muitos estão atrás de você por causa do seu projeto é porque ele "vale" alguma coisa, no mínimo interessante, então porque não vender seus chips ao invés de vender seu projeto.

Outra coisa interessante ainda nessa linha de pensamento, uma boa pedida é cobrar uma licença de utilização, e gente façam tudo "preto no branco", com contratos.
Vonnilmam
Byte

Mensagempor Maffeis » 05 Dez 2016 12:18

ARM tem um registrador somente leitura com um numero sequencial

não tenho certeza desse registrador e se são todos os fabricantes que tem.

LPC11C14 (Q eu estou trabalhando agora) tem o "Unique device serial number for identification"

Porém seria um jeito de rastrear os chips que vc gravou ou que o cara que copiou gravou
Maffeis
Word

Mensagempor Vonnilmam » 05 Dez 2016 14:51

Oi maffeis, legal esse recurso, muito interessante.

Um jeitão também que vale a pena ser divulgado é uma técnica que muitos utilizavam antigamente (uma delas), era montar uma lógica com diodinhos 1n4148 ao redor da PCI, e o processador no boot, fazia a leitura desse código.

Mas também é possível fazer um coisa muito simples, mas que embanana a cabeça de qualquer ladrão. Se você utilizar uma eeprom externa, coloque num ponto dela o seu "copy print", ou seja, seu CPF, por exemplo ou outro coisa, conforme seu gosto. Todas as vezes que o seu firmware fazer o boot, irá fazer um Checksum nesse nessa eeprom, outra coisa seria você também fazer a mesma coisa lá dentro do seu firmware, porém desconjunte essa ID dentro do seu código, fragmentando em diversos pontos que só você conhece. Eu particularmente utilizo esses macetes, além de ter um wav de audio gravado dentro do código.

Cuidados quanto a segurança, só vemos o seu valor quando somos vitimas, é igual a seguro, Só se dá o devido reconhecimento quando se é roubado!.

O desenvolvimento de um sistema de segurança em software, pode e é trabalhoso, mas só se faz uma única vez...
Vonnilmam
Byte

Mensagempor Maffeis » 05 Dez 2016 14:57

Não foi produto meu, mais já vi pessoas usando um código

A pessoa possuia o HEX, clonou o HW e fabricava as placas

o menu do equipamento mostrava o nome do concorrente, mesmo assim o cara vendia o produto.

um outro caso o codigo esta para download no site do fabricante (Coloca ele num SD e atualiza o sw da placa)
nesse caso vc precisaria criar um bootloader somente, e teria acesso inclusive as atualizações.

Porem mesmo com o download do código liberado praticamente não ocorreu nenhum tipo de falsificação.
Maffeis
Word

Anterior

Voltar para PIC