Fabricante uC

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Fabricante uC

Mensagempor bartira2 » 16 Mar 2016 14:56

Qual fabricante de uC apostar para uso de novos micros???
"Espero o melhor...
me preparo para o pior...
e enfrento o que vier..."
bartira2
Bit

Re: Fabricante uC

Mensagempor andre_luis » 16 Mar 2016 20:16

Para uC's de 8 bits eu gosto da ATMEL no que tange a vários aspectos.
Já para uC's de 32 bits (assumindo que realmente precisa disso tudo), teria de saber da aplicação.

Mas como dizem: Gosto não se discute, se lamenta...
:wink:
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor KrafT » 16 Mar 2016 20:32

andre_teprom escreveu:Para uC's de 8 bits eu gosto da ATMEL ...

Ou seja, Microchip.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor bartira2 » 16 Mar 2016 21:11

Na verdade preciso atualizar meus produtos que até então uso o HCS12C da (ex)Freescale. Estou pensando em usar algo com core 32 bits ARM M0.
Tambem tenhos novos projetos onde penso em usar core ARM M4.....no entanto com o cenário atual de vende daqui compra delá, fica difícil escolher um fabricante que vá mante um uC por alguns anos....
"Espero o melhor...
bartira2
Bit

Mensagempor andre_luis » 16 Mar 2016 23:49

Bom, no final das contas, apesar da portabilidade do C, o que mais atrapalha na migração de um core para o outro é a diferença nos periféricos built in de cada microcontrolador. Independente da sua escolha, procura fazer o programa o mais hierarquizado possível, tipo, tratando o acesso ao hardware embutido em drivers encapsulados em funções distintas.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor bartira2 » 17 Mar 2016 13:26

Pois é este mundo é muito mutável.... :( ...além de tudo tem-se altos investimentos em IDEs e Ferramentas de Programação e Debugger.....e pelos menos onde eu trabalho erros não são permitidos...kkk
"Espero o melhor...
bartira2
Bit

Mensagempor xultz » 17 Mar 2016 13:31

Um detalhe importante a se levar em conta é a cadeia de fornecimento. Às vezes é tentador escolher uma peça de um determinado fabricante prá depois descobrir que é muito difícil comprar a peça no Brasil.
Eu também considero importante o suporte que o fabricante oferece, principalmente no tocante a documentação, exemplos e bibliotecas de código. Dependendo da aplicação, somente ter acesso ao datasheet pode não ser suficiente. Por exemplo, se eu for fazer uma aplicação que envolva comunicação TCP/IP ou USB, não vejo cabimento de escrever toda a pilha de comunicação, o fabricante deve fornecer estas bibliotecas, senão o tempo de desenvolvimento pode tornar o custo do projeto inviável.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 17 Mar 2016 22:37

na minha opiniao essa historia de 8, 16 ou 32 bits eh uma coisa a ser repensada... quando as pessoas ouvem 16-bits ou 32-bits, elas associam com complexidade, mas isso nao eh inteiramente verdade: eh perfeitamente possivel ter um processador de 32-bits rodando em um barramento de 8-bits, ou seja, o mesmo que imaginar um sistema computacional no nivel de um 486 ou pentium rodando em cima de um hardware com nivel de complexidade de Z80. ou um sistema computacional no nivel de um ARM rodando em cima de um hardware com nivel de complexidade de um PIC:

Imagem

http://vilaca.eu/lpc1114/

esse cara eh um ARM de 32-bits rodando a 50MHz, com 32KB de FLASH, 8KB de SRAM, alguns perifericos legais e, o principal, encapsulamento DIP28. e nao apenas simples de montar, eh simples de programar: como se ve na primeira figura, basta um simples conversor USB/serial. nao sou grande fan de ARM e NXP, mas parece que os caras mandaram bem nesse componente! o fato eh que o nivel de complexidade externo nao precisa, necessariamente, ser gigantesco apenas por ser um processador de 32-bits: muito pelo contrario, vc tem o conforto de ter um software que te permite trabalhar como se estivesse trabalhando em um PC de 32-bits (exceto, claro, pela quantidade de memoria), mas tambem tem o conforto de um processador de 8-bits, ou seja, um hardware bem simples de mexer. acho que para quem esta comecando, vale a pena.

algumas outras referencias legais:

https://blog.adafruit.com/2012/03/13/32 ... -packages/
http://hackaday.com/2013/10/15/breadboa ... ontroller/
http://www.pittnerovi.com/jiri/hobby/el ... s/lpc1114/
msamsoniuk
Dword

Mensagempor tcpipchip » 18 Mar 2016 07:46

Eu uso também este processador.
http://www.basic4ever.com/digimok.html
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 20 Mar 2016 15:50

tcpipchip escreveu:Eu uso também este processador.
http://www.basic4ever.com/digimok.html

o fato de ser 32-bits eh bem atraente, a unica questao eh onde comprar! lah fora a rochester estah com um preco bom (2.85USD), mas tem que comprar pelo menos 100 unidades. o custo da entrega (80 USD), dolar a pelo menos 3.60 e impostos de 100% em cima deixam o custo final por volta de 26 reais/unidade... na aliexpress, dah para comprar 1 componente por 4 USD e tem envio por mais 4 USD, o que acaba ficando uns 57 reais/unidade e demora alguns meses para chegar. nao eh atoa que estah todo mundo de molho esperando o proximo governo para ver se a coisa melhora um pouco antes de voltar a investir em pesquisa :/
msamsoniuk
Dword

Mensagempor tcpipchip » 21 Mar 2016 10:07

Se alguem tiver interesse, eu tenho 9 pçs

U$10,00 cada.
tcpipchip
Dword

Mensagempor tcpipchip » 22 Mar 2016 08:12

VENDIDOS PARA O...
tcpipchip
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 22 Mar 2016 15:53

Isso é verdade, a única coisa que é mais "complexa" são os periféricos dos micros 32b atuais, que tem muito mais funcionalidades do que uns picão 8b.

Pra programar de fato todas as camadas acima dos drivers , eu acho que é até mais simples!
B-EAGLE
Word

Mensagempor msamsoniuk » 22 Mar 2016 23:57

tcpipchip escreveu:VENDIDOS PARA O...

opa! parece que agora tenho 8 LCP1114FN28 para vender por 20 dolares hein! zueira, eu vou usar todos no meu pequeno exercito de micro-robos! hehehe
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 23 Mar 2016 00:13

B-EAGLE escreveu:Isso é verdade, a única coisa que é mais "complexa" são os periféricos dos micros 32b atuais, que tem muito mais funcionalidades do que uns picão 8b.

Pra programar de fato todas as camadas acima dos drivers , eu acho que é até mais simples!

eh que o conceito eh oposto entre eles: o microcontrolador de 8 bits, tipicamente, nao possui perifericos muito inteligentes. ao inves disso, vc constroi essa inteligencia na forca bruta, atraves de codigo muito otimizado e critico. no caso de microcontroladores de 32 bits, tipicamente vc tem perifericos muito inteligentes e capazes. e como o periferico jah entrega tudo meio mastigado, o codigo nao precisa ser muito otimizado e, ao inves de processar coisas criticas, vc consegue investir em firulas, como uma interface de usuario mais amigavel e uma operacao mais inteligente e com muito mais funcionalidade. um exemplo simples: eu atualmente ainda uso bastante o HC908GR4, que eh um microcontrolador com miseros 4KB de FLASH, 384 bytes de SRAM e uma penca de perifericos. fazer um multimetro/frequencimetro com ele eh relativamente simples, desde que a saida seja um terminal texto ANSI via UART ou um LCD 16x2 para imprimir alguns resultados. nao dah para ir muito alem disso pq nao tenho FLASH/SRAM suficiente... mas com um LPC1114 eu vou ter 32KB de FLASH, 4KB de SRAM e uma penca maior de perifericos. fazer um multimetro/frequencimetro pode ser relativamente a mesma coisa, mas talvez eu tenha capacidade extra para ativar um terminal grafico tek4014 via UART ou um LCD grafico para plotar um grafico bonito com as entradas analogicas! :D

uma coisa curiosa: eu escolhi o HC908GR4 e LPC1114 pq sao programaveis diretamente por uma UART padrao! e para mim eh uma alegria infinita nao precisar investir em um emulador BDM, JTAG, etc.
msamsoniuk
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais