B-EAGLE escreveu:Isso é verdade, a única coisa que é mais "complexa" são os periféricos dos micros 32b atuais, que tem muito mais funcionalidades do que uns picão 8b.
Pra programar de fato todas as camadas acima dos drivers , eu acho que é até mais simples!
eh que o conceito eh oposto entre eles: o microcontrolador de 8 bits, tipicamente, nao possui perifericos muito inteligentes. ao inves disso, vc constroi essa inteligencia na forca bruta, atraves de codigo muito otimizado e critico. no caso de microcontroladores de 32 bits, tipicamente vc tem perifericos muito inteligentes e capazes. e como o periferico jah entrega tudo meio mastigado, o codigo nao precisa ser muito otimizado e, ao inves de processar coisas criticas, vc consegue investir em firulas, como uma interface de usuario mais amigavel e uma operacao mais inteligente e com muito mais funcionalidade. um exemplo simples: eu atualmente ainda uso bastante o HC908GR4, que eh um microcontrolador com miseros 4KB de FLASH, 384 bytes de SRAM e uma penca de perifericos. fazer um multimetro/frequencimetro com ele eh relativamente simples, desde que a saida seja um terminal texto ANSI via UART ou um LCD 16x2 para imprimir alguns resultados. nao dah para ir muito alem disso pq nao tenho FLASH/SRAM suficiente... mas com um LPC1114 eu vou ter 32KB de FLASH, 4KB de SRAM e uma penca maior de perifericos. fazer um multimetro/frequencimetro pode ser relativamente a mesma coisa, mas talvez eu tenha capacidade extra para ativar um terminal grafico tek4014 via UART ou um LCD grafico para plotar um grafico bonito com as entradas analogicas!

uma coisa curiosa: eu escolhi o HC908GR4 e LPC1114 pq sao programaveis diretamente por uma UART padrao! e para mim eh uma alegria infinita nao precisar investir em um emulador BDM, JTAG, etc.