por RobL » 23 Ago 2015 17:58
Para qualquer lugar do planeta ->
Penso que o problema deve ser separado em:
1- Morar em megalópole. (péssimo, impossível, sem SUS ou privado.)
2- Cidades com 500 K habitantes (bom comércio, trânsito ruim, má qualidade, SUS ou privado na sorte depende do bairro)
3- Cidades com 100 K habitantes (comércio aceitável, trânsito aceitável, SUS ou privado possível )
4- Cidades com 10 K habitantes. (comércio precário, trânsito excelente, SUS excelente, etc)
Separar cidades em Litoral e Interior:
Cidades do Interior - Trabalho (Tudo de bom para o trabalho e só). O assunto é dinheiro, consumo e competição mercantilista.
Cidades do litoral - Trabalho precário, vida mais focada na sacanagem. Melhor qualidade de vida. Depende do seu objetivo.
Cidades do litoral abaixo de 100 K. Vivem do turismo (Prostituição, drogas, furtos), mas vale a praia.
Cidades do litoral acima de 100 K, somente 10 K vivem do litoral o restante é como se não existisse o litoral.
Cidades do litoral abaixo de 10K : Tudo de bom para quem quer sombra e água fresca.
Há cidades interessantes, fora dos planaltos, localizadas até 100 Km do mar é uma forma de ter acesso ao litoral e a boa condição para trabalho, mas considerando o número de habitantes, pois do contrário São Paulo se enquadraria nesta classe.
Eu saí do Rio, fui para Maringá - PR quando esta tinha 280 K habitantes (fiquei 20 anos). No governo do PT a consulta pelo SUS era marcada por telefone. Não fiquem nervosos por citar o PT, mas foi um fato que hoje não existe. Atualmente com 400 K habitantes, já não é mais a mesma. Me mudei para uma pequena cidade ao Norte de SC no litoral (no início deste ano). Tô chapado (fumante passivo), só tem maconheiro, a droga por aqui virou religião de xiitas. A administração municipal é simplesmente jocosa (amadora e familiar um caos), mas perfeitamente dentro do esperado para uma pequena cidade no litoral. Moro na única rua não calçada no centro da cidade, junto a um resto de floresta que deve acabar em 5 anos !!! Em contra partida estou próximo de Curitiba, Floripa, Vale do Itajaí. Faço tudo de bike como já fazia em Maringá (bike também no Rio de Janeiro). Mas aqui tem muita natureza pra pedalar, caicar (caiaque), etc. Sim troquei uma super urbanização (Maringá-PR) por uma cidade com 10K habitantes com urbanização que é um lixo. O cara deve pesar o que quer.
Nota: continuo trabalhando em outro estado pela net.
Vocês precisam deixar de serem turistas com dim dim no bolso. Faça uma experiência. Vá ao Canadá, Austrália, New Zealand, etc sem dim dim, como se fossem nativos com bom inglês, para ver se é mole, sem problemas . Tudo é maravilha enquanto podemos pagar por um simples muquifo ( a magia das fronteiras).
Em todo lugar com culturas diferentes há comportamentos diferentes, mas na média, a m**** é a mesma.
Outro detalhe muito importante é que qualquer cara com mais de 50 anos vai sentir problema com o comportamento dos mais novos, isto é clássico na humanidade. Pense nisso também e não se esqueça que um dia você fez um "velho" chorar de raiva.