Fugir do Brasil

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Fugir do Brasil

Mensagempor mastk » 17 Ago 2015 09:10

Em um outro topico o pessoal comecou a falar sobre isso, mas digamos para aonde ir?
Varios parentes da patroa estao no Japao e tentaram voltar para ca porque la sim esta tendo uma crise tensa, chegaram aqui viram como a coisa estava e voltaram para o Japao, vai levar um tempo para que ele deixe de ser pais de primeiro mundo.
A Europa esta falida, salvo um ou outro pais.
EUA tem uma fila de 10 anos para quem tem condicoes de imigrar legalmente.
Russia esta pior que o Brasil em todos os aspectos.
Mexico esta em guerra civil.
Na Africa tem paises em que vc pode fazer muito dinheiro se tornado pirata.
A China, assim como a uniao sovietica vai ir a pique agora.
E ai eu pergunto novamente aonde ir?

Piorando, ser imigrante eh complicado, no Japao jornadas de 12 horas ou mais sem hora extra sao normais, o diploma local nao conta em varios lugares e vc e seus familiares terao uma cidadania emprestas, ou seja sem muita dignidade e respeito por parte dos nativos, sera que nao eh melhor trabalhar duro aqui mesmo e ir sobrevivendo?

Ja existe materias sobre esse efeito de imigracao ao redor do mundo, ha pessoas se movendo em todos os lugares com o mesmo sonho, gente em paises de primeiro mundo acham que a vida aqui eh mais branda e agradavel e vice versa.
mastk
Dword

Re: Fugir do Brasil

Mensagempor pbernardi » 17 Ago 2015 10:03

Há vários exageros aí né mastk?

China ir a pique, méxico em guerra civil? WTF? Europa falida?

Bem, mas no tópico: Canadá. Se você quiser sair do país, lá é o melhor destino hoje. Há alguns lugares da Europa que vale a pena dar uma olhada, como a Alemanha. Se tiver passaporte Europeu fica bem mais fácil, e a Europa inteira fica interessante.

De países dos (antigos?) tigres asiáticos como Taiwan e Hong Kong pode sair algo interessante também, mas a mudança cultural é aquele tapa na cara.

Sobre ficar aqui x ir para fora: Tanto e ficar aqui quanto ir para fora, se você for honesto e trabalhar duro, vai conseguir resultados. Você vai ficar bem. A diferença é que o Brasil vai continuar sendo o Brasil.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor xultz » 17 Ago 2015 10:31

Existem dois tipos de imigrantes: aqueles sem formação que vão com a cara e a coragem, e aqueles com formação que geralmente saem com proposta de trabalha formalizada.
Como o perfil das pessoas que frequentam aqui é mais pro segundo grupo, existem alguns países interessantes. O mais procurado, conforme citado, é o Canadá. O país tem uma política que incentiva a imigração de profissionais com formação, em áreas que o país tem interesse. Me parece que a área que mais interessa é de TI e engenharia de software, mas tem bastante coisa também prá engenharia eletrônica. A jogada é espertíssima: imagine um profissional de engenharia de computação brasileiro: o cara passa anos estudando às custas do sistema de ensino brasileiro (seja ele particular ou público), adquire mais formação realizando estágio e trabalho em empresas brasileiras, e quando o cara está formado e competente no assunto, o Canadá abre os braços e recebe o mesmo sem custo nenhum, em troca de quase nada: um salário melhor, saúde e segurança. Ou seja, enquanto o governo brasileiro faz o povo de palhaço, cobrando um mar de impostos e oferecendo nada em troca, o governo canadense faz o governo brasileiro de palhaço. E eu adoro isto! Se não me engano, mês passado uma comitiva do Canadá passou por muitas universidades brasileiras palestrando sobre que tipo de profissionais o Canadá procura e como fazer para imigrar. Tenho colegas estudando francês, outros fizeram intercâmbio (patrocinado pelo governo brasileiro no programa Ciência sem Fronteiras) na França prá adquirir nível no idioma francês, prá dar o pira e se mudar pro Canadá.
Outro país que também tem incentivos semelhantes é a Nova Zelândia (eu tenho uma pira muito grande de conhecer este país), bem como a Austrália.

30 segundos de google, e é fácil achar sites oficiais que explicam a respeito do processo imigratório, o Canadá tem um até em português!
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor egipts » 17 Ago 2015 10:34

egipts
Byte

Mensagempor Eduardo Augusto » 17 Ago 2015 10:55

Não sei como esta a Europa agora, mas um amigo meu foi para a França e viveu lá por um bom tempo ilegalmente, um total de 8 anos. Formado em administração de empresas com direito a pós e tudo, ele estava muito cansado de viver aqui e disputar e empregos de 3 a 4 mil reais, viver no transito e não ter qualidade de vida. Foi morar no interior da França, no inicio sofreu um pouco com o frio e a distância mas logo se acostumou, trabalhou principalmente como pedreiro, entregador e faxineiro, e disse que mesmo trabalhando pra caramba, mais de 12 horas por dia, tinha algo que ele não tinha no Brasil, qualidade de vida. Apesar de imigrante ilegal, vivia como um cidadão comum, não tinha direito ao seguro social e assistência médica, mas disse que não é muito caro ou difícil conseguir passar numa consulta para ver um resfriado ou uma dor de barriga, falou que caro é fazer cirurgias e tratamentos a longo prazo. Mesmo trabalhando que nem um cachorro, falou que curtiu muito a França e que se pudesse voltava mas dessa vez como imigrante legal.
Lá diferente caqui há qualidade de vida, ele não usava carro pra se locomover só bicicleta e o pontual transporte público, seus muitos empregos eram perto de sua casa, não paga tão caro de aluguel e morava em uma casa antiga porem muito estilosa segundo ele, tinha um aquecedor em sua casa, sem contar nas gatas francesas que eu conseguiu.

Divido o mesmo ponto de vista que ele. Prefiro ser pedreiro ou eletricista na Alemanha, França, Itália e até Hungria e ter qualidade de vida que ser engenheiro no Brasil gastando quase três horas do meu dia em trânsito (indo e voltando), morrendo de medo pela falta de segurança pública (Vale lembrar os atentados do PCC e a atual chacina de Osasco) e as vezes querendo matar outro compatriota menos instruído que liga o som do seu carro aos domingo a tarde e ouve Muriçoca soca soca pica pica. ..
Não é possível dormir com todas mulheres do mundo, mas deve-se fazer o esforço.
Eduardo Augusto
Byte

Mensagempor brasilma » 17 Ago 2015 11:24

Falar isto pode até parecer Utopia para alguns - porem o tempo atual é diferente do passado por conta dos meios de informação mais eficientes (infelizmente um povo culturalmente mais desenvolvido ajudaria também...).

Mas acredito que é possível melhorar o Brasil, sabemos que corrupção e má administração nunca deixarão de existir - nem aqui e nem em outras partes do mundo - porem colocar isto em um nível aceitável.

Isto precisa começar de cima, uma pessoa pública como as que nos representam precisam ter compostura, o foco e nível nas discussões precisam ser outro, eles precisam "amadurecer".
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor xultz » 17 Ago 2015 11:51

Eu gosto de assistir um programa chamado "O mundo segundo os brasileiros", que passa na Band, mas tem vários episódios na Netflix. São brasileiros que moram em outros países, eles mostram mais sobre a cidade onde moram, os atrativos, mas sempre termina com depoimentos sobre se eles têm vontade de voltar, as maiores dificuldades, etc. Praticamente 100% fala que a maior dificuldade é a saudade da família, dos amigos que ficaram no Brasil, etc. Ou seja, este é o aspecto mais importante para um imigrante. Minha irmã imigrou há 23 anos prá Alemanha, ela não tem a menor intenção de voltar pro Brasil (ainda mais agora), mas passou muitos anos sem nenhum parente por perto, teve que segurar muitas barras sozinha, não foi nenhum mar de rosas não. Então essa questão do desapego é onde o bicho pega: se a pessoa não tem um relacionamento familiar muito forte, nem círculo de amigos próximos, a experiência é menos traumática, caso contrário, é importante repensar.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 17 Ago 2015 12:41

É, pra sair daqui não está facil não...

Pro Canadá as regras parecem mudar ao longo do tempo; já entrei num site do governo que avaliava meus dados para saber o quanto que eu seria elegível para receber o visto do programa federal, e devido á minha idade na ocasião ( 46 no ano passado ) fiquei quase 20 pontos abaixo de alguem com 25 anos, e não pareceu que fosse tão considerado assim a formação profissional, ao menos tive apenas de preencher pouco mais que meu nivel de escolaridade. De qualquer modo, haveria ainda os programas regionais ( sendo o Manitoba o mais promissor ), e se conseguisse trabalhar por mais de 6 meses numa dessas provincias, o visto federal viria automaticamente.

Quanto ao Mexico, a economia por lá está se aquecendo devido á investimentos massiço do EUA, e pode ser uma bola da vez no futuro. Tenho um conhecido que quase foi pra lá, mas no final a coisa desandou devido á participação que tavam oferecendo pra ele menor que o esperado.

Já na Europa de um modo geral há bastante desemprego sim, mas pra quem é cidadão é possível cruzar as fronteiras e trabalhar em qualquer outro país da comunidade, e a vida por lá é mais linear se comparado que aqui, onde voce numa hora pode estar bem e na outra no fundo do poço, ou seja é mais Democracia Social do que Capitalista selvagem como aqui nas Americas. Por ser naturalizado, estou por exemplo já faz quase 1 ano procurando emprego em Portugal, mas os salários lá são muito baixos, apesar de que diferentemente do Brasil, não temos de nos preocupar com ( planos de ) saúde ou com educação ( paga ), e além dissa há muito pouca oferta de trabalho, bem ou mal é um país pequeno e conservador em alguns aspectos.

Mas pra finalizar, recentemente fiz uma viagem de férias com a minha familia pela região Sul do Brasil de carro, tendo percorrido na faixa de uns 4.000Km, e digo sem sombra de dúvida que há muito lugar decente por aqui pra se viver, ainda que de maneira mais simples. O fato é que o RJ está uma selvageria, onde a cultura do morro já foi incorporada ao quotidiano, tendo de dividir espaço na base da força, fila pra tudo, grosseiria, propina oficial para autoridades e tudo o mais, e de maneira descarada...enfim, chegamos no fundo do poço e não teria título mais apropriado pra esse tópico que o que voce escolheu, estou fazendo de tudo pra sair daqui.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor mastk » 17 Ago 2015 17:17

pbernardi escreveu:Há vários exageros aí né mastk?

China ir a pique, méxico em guerra civil? WTF? Europa falida?

Bem, mas no tópico: Canadá. Se você quiser sair do país, lá é o melhor destino hoje. Há alguns lugares da Europa que vale a pena dar uma olhada, como a Alemanha. Se tiver passaporte Europeu fica bem mais fácil, e a Europa inteira fica interessante.

De países dos (antigos?) tigres asiáticos como Taiwan e Hong Kong pode sair algo interessante também, mas a mudança cultural é aquele tapa na cara.

Sobre ficar aqui x ir para fora: Tanto e ficar aqui quanto ir para fora, se você for honesto e trabalhar duro, vai conseguir resultados. Você vai ficar bem. A diferença é que o Brasil vai continuar sendo o Brasil.

Sao opinioes, que podem ser exageradas ou erradas, mas eis o fundamento delas:

Portugal, Grecia, Espanha, Franca e varios outros estao em situacao complicada.

A China eh um pais comunista com economia planejada, dependendo de quao controlada for, nao tem solucao, sera a uniao sovietica 2, isso eh suposicao, nao tenho fundamentos, mas na China eu nao apostaria as minhas fichas.

O Mexivo tem lugares com confrontos graves de milicias e a policia, as noticias que vi tempos atras fez parecer que o Rio de Janeiro eh um lugar calmo e pacifico.
mastk
Dword

Mensagempor MOR_AL » 17 Ago 2015 19:43

Estou aposentado há vários anos e estou farto da situação do Brasil. Educação, moradia, saúde, transporte, violência, etc. No que quer que você possa imaginar, estamos ruim.
Até pensei e gostaria de imigrar.
Pesquisei o Canadá, mas caí no mesmo caso do André. O diploma não foi um fator importante. Idade sim.
Com minhas economias, gastando como técnico e ganhando como engenheiro, fiz um pequeno pé de meia.
Pensei em Portugal. Não trabalharia; sendo assim, não dependeria de emprego, que está ruim em todos os sentidos por lá. Apenas viveria de minha aposentadoria e do pé de meia.
Até o final do ano passado poderia ter dado certo, mas a crise detonou este sonho.
Sem falar que eu teria dupla tributação. Pagaria imposto aqui para sair com o dim-dim e pagaria imposto lá para entrar com o dim-dim.
Assim não há real que dê para sobreviver por lá, gastando em euros.
Enquanto isso, moro à 120 km do centro da loucura do Rio. Quando preciso ir ao Rio (duas a trêrs vezes por mês), não vou mais de carro, já que não há mais vagas nas ruas. Vou de ônibus, fazendo baldeação. Levo cerca de 4 horas para chegar, o que dá uma média de 30km por hora. É que há muitos pontos com engarrafamentos, além de inúmeros "pardais" (fiscalização eletrônica) e obras intermináveis.
Minha internet é sofrível, a água até bem pouco tempo era da chuva no telhado, agora consegui que um vizinho me ajudasse. A energia elétrica vai e vem. Vivo com problemas com a comunicação via celular. Até já ganhei uma causa contra eles a um custo de inúmeras reclamações e muitos homens hora dedicados. Cheguei a ter problemas com os nervos. Aos fins de semana é aquele som com os decibéis nas alturas, explodindo sua cabeça. O som é pobre de espírito, alto e distorcido. O pior de tudo é que olham para você e sorriem, pensando que eles são os caras. A prefeitura também faz sua parte, com shows, mas sem esparadrapo no hospital. Dizem que o hospital tem um convênio com a funerária. Um mata e o outro enterra.
Acho que um outro nome para este tópico poderia ser muito bem "Muro das Lamentações", já que expusemos nossas mazelas, mas nenhuma solução concreta, viável.
:cry:
Mas valeu pelo desabafo. :)
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 17 Ago 2015 19:45, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Abuda » 17 Ago 2015 19:43

Não demoro 5 min pra chegar no trabalho. Almoço em casa.

Moro no interior de SP.

Não vejo muita gente no interior reclamando de qualidade de vida.

A no máximo 100 km de qualquer capital você ja encontra.

O salário não é dos melhores, mas deve ser melhor que ser pedreiro na Alemanha e nao preciso ficar longe da família.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
Abuda
Byte

Mensagempor KrafT » 17 Ago 2015 20:08

Eu estive na China de dezembro do ano passado a fevereiro deste, e o que vi lá já foi dito por Machado de Assis:

"A ocasião não faz o ladrão, faz o roubo. O ladrão já nasce feito."

Como a repressão lá é forte, os criminosos se especializam em outras coisas, especialmente golpes (no sentido de enganar trouxas).
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Alexandro » 18 Ago 2015 08:37

Abuda escreveu:Não demoro 5 min pra chegar no trabalho. Almoço em casa.

Moro no interior de SP.

Não vejo muita gente no interior reclamando de qualidade de vida.

A no máximo 100 km de qualquer capital você ja encontra.

O salário não é dos melhores, mas deve ser melhor que ser pedreiro na Alemanha e nao preciso ficar longe da família.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Eu tambem moro no interior de SP, Pra ir ou voltar do trabalho 10km, demoro 10 minutos sem transito, ja em SP-Capital a mesma distancia em 2 horas, ja fui atendido em um posto de saude(Prefeitura) em menos de 1 min. (quando eu morava em SP-Capital ja fiquei 4 horas esperando ser atendido), vou no centro da cidade no sabado e acho vaga de estacionamento e resolvo rapido o que eu preciso. E o salario pouca coisa menor que em SP-Capital.
Muito mais qualidade de vida.
Alexandro
Byte

Mensagempor pbernardi » 18 Ago 2015 09:55

MOR_AL escreveu:Estou aposentado há vários anos e estou farto da situação do Brasil. Educação, moradia, saúde, transporte, violência, etc. No que quer que você possa imaginar, estamos ruim.
Até pensei e gostaria de imigrar.
Pesquisei o Canadá, mas caí no mesmo caso do André. O diploma não foi um fator importante. Idade sim.
Com minhas economias, gastando como técnico e ganhando como engenheiro, fiz um pequeno pé de meia.
Pensei em Portugal. Não trabalharia; sendo assim, não dependeria de emprego, que está ruim em todos os sentidos por lá. Apenas viveria de minha aposentadoria e do pé de meia.
Até o final do ano passado poderia ter dado certo, mas a crise detonou este sonho.
Sem falar que eu teria dupla tributação. Pagaria imposto aqui para sair com o dim-dim e pagaria imposto lá para entrar com o dim-dim.
Assim não há real que dê para sobreviver por lá, gastando em euros.
Enquanto isso, moro à 120 km do centro da loucura do Rio. Quando preciso ir ao Rio (duas a trêrs vezes por mês), não vou mais de carro, já que não há mais vagas nas ruas. Vou de ônibus, fazendo baldeação. Levo cerca de 4 horas para chegar, o que dá uma média de 30km por hora. É que há muitos pontos com engarrafamentos, além de inúmeros "pardais" (fiscalização eletrônica) e obras intermináveis.
Minha internet é sofrível, a água até bem pouco tempo era da chuva no telhado, agora consegui que um vizinho me ajudasse. A energia elétrica vai e vem. Vivo com problemas com a comunicação via celular. Até já ganhei uma causa contra eles a um custo de inúmeras reclamações e muitos homens hora dedicados. Cheguei a ter problemas com os nervos. Aos fins de semana é aquele som com os decibéis nas alturas, explodindo sua cabeça. O som é pobre de espírito, alto e distorcido. O pior de tudo é que olham para você e sorriem, pensando que eles são os caras. A prefeitura também faz sua parte, com shows, mas sem esparadrapo no hospital. Dizem que o hospital tem um convênio com a funerária. Um mata e o outro enterra.
Acho que um outro nome para este tópico poderia ser muito bem "Muro das Lamentações", já que expusemos nossas mazelas, mas nenhuma solução concreta, viável.
:cry:
Mas valeu pelo desabafo. :)
MOR_AL

Já pensou em sair do Rio, MOR_AL? Aqui no sul tem alguns lugares que a qualidade de vida é muito boa. Não é a Europa, mas, dá uma boa melhorada em todos os aspectos que você citou. Para quem está disposto a mudar de país...

Mas os políticos não tem jeito, continuam os mesmos, só mudam de nome.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor B-EAGLE » 18 Ago 2015 18:46

é galera....

tá bem complicado pra nossa área mesmo. opções são muito poucas aqui dentro, trabalhamos com a ponta da indústria de semicondutores num país que só exporta carne e soja e, com a economia pior que um ônibus desgovernado e o cambio junto, estamos lascados.

moro numa cidade de muito boa qualidade de vida mas as opções são ínfimas nessa área. alguém disse um tempo atrás aqui que até teria futuro no br quem trabalhasse com algum nicho de mercado, e cá estou. se trabalhasse no desenvolvimento de coisa de consumo, ferrou.

ninguém aqui citou os EUA direito, faz um tempinho que dei uma olhada numas empresas lá pro lado de seattle, e tem muitas. o fato é que pra vagas de desenvolvedor de FW ou HW eu preencho com folga os requisitos e vocês todos com certeza também o fariam. Será que o nível da galera lá dá pra comparar com o daqui? Alguém aqui já catucou por lá?
B-EAGLE
Word

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais