Meu Tektronix TDS220 agora não funciona quase.
Fiquei com ele mais de duas horas ligado. Observei que a tela emitia um fraquíssimo lampejo regular. Algo como 1 a 2 c/s. Só deu para observar com a luz ambiente desligada, quase no escuro.
Como estava uns 22ºC, decidi colocar o osciloscópio para "tomar sol", claro que de costas para o LDC.
Com um leve aquecimento, algo como 30ºC, tornei a ligá-lo. O bichinho ligou e promoveu o teste inicial.
A oscilação na tela continuava, mas agora com a imagem incluída. É como se fossem duas imagens em OU lógico. Aliás três imagens.
1 - A normal com os 2 traços e o que mais acompanha.
2 - Um terceiro traço, mais fino na altura da linha horizontal mais alta na tela, entre os limites laterais do LCD e com a taxa da oscilação anterior.
3 - Um borrão/mancha característica de tela de LCD indo pro brejo. Essa mancha já ocupa um quadrado concêntrico com o do LCD e atrapalha bem a imagem, porém os traços ainda são perfeitamente visíveis.
Após uns 30 minutos o traço fino some (item 2).
Bom.
Como previ, acabei abrindo o osciloscópio, com as dicas mostradas no vídeo. Só que por mais que me esforçasse, acabei quebrando alguns pontos plásticos, mas nada de grave, para influenciar no funcionamento, ou estética.
Basicamente, a eletrônica esta dividida em duas partes/placas. A das fonte e a do circuito propriamente dito.
Observei a fonte, visualmente e
olfativamente (hehe), mas nada de anormal foi verificado. ACHO que as oscilações do item 2 têm origem na fonte. Não é uma fonte simples, apesar de parecer ser do tipo flyback. Deve fornecer diversas tensões e os componentes ativos são desconhecidos para mim.
Alguém possuiria o diagrama dessa fonte? Facilitaria o conserto do item 2.
Alguém que já tenha vivenciado algo com este modelo de osciloscópio, poderia dar algumas dicas de procedimentos futuros.
Por favor, em princípio, descartem doação ou jogar no lixo. Eu já estou ciente destas duas opções.
Grato.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain