Osciloscópio Tektronix TDS220

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Osciloscópio Tektronix TDS220

Mensagempor MOR_AL » 19 Abr 2015 09:07

Meu osciloscópio Tektronix TDS220 deixou de ligar.

Desconfio da fonte ou da chave liga e desliga.
O problema é que nem achei um parafuso para abrir o osciloscópio.
Tem uma espécie de tampa espessa por trás, que pode ser removida, mas não sei como fazê-lo sem quebrar alguma parte plástica.
Alguém pode me ajudar?

Em tempo:
1 - Acho que encontrei como abri-lo.
http://www-act.ucsd.edu/cwp/tools/searc ... d&q=TDS220.
Alguma ajuda é bem-vinda

2 - O manual informa que se abre destruindo o case frontal. Outras partes também.
Deixei ele na tomada e com o botão liga/desliga na posição ligado. Depois de mais de uma hora o osciloscópio ligou.
A tela de LCD já está apresentando uma mancha. Deixei ele ligado para ver se sai um pouco da umidade, mas a vida útil dele já está no fim. :cry:

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Osciloscópio Tektronix TDS220

Mensagempor msamsoniuk » 19 Abr 2015 23:12

jah abri um destes, desmontei inteiro e nao vi dificuldade. a fonte do meu baleou e entao eu vendi as placas logicas para um cara aqui do forum mesmo. videos costumam ajudar... mas soh por via das duvidas: o scope do cara jah esta sem a tampa do conector de expansao. em alguns scopes tem a placa GPIB ali e tem que remover antes de desmontar, senao obviamente nao abre. mas acho que vc nao deve encontrar dificuldade, tem uma recuo em cima justamente para destravar a tampa plastica, tirar e tirar a placa GPIB.

https://www.youtube.com/watch?v=VZCokbsTwmQ

detalhe: o TDS220 usa um mero 68EC000 de 8MHz! chupa essa ARM! :3 huahuahua
msamsoniuk
Dword

Mensagempor MOR_AL » 20 Abr 2015 00:08

É!
O cara desmontou sem quebrar os cases.
Agora que vi como é aberto, fica mais fácil abri-lo.
Mas enquanto ainda ficar ligando, vou evitar de abri-lo.
Valeu pela dica do tagarela, hehehe!
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 27 Jun 2015 09:27

Meu Tektronix TDS220 agora não funciona quase.
Fiquei com ele mais de duas horas ligado. Observei que a tela emitia um fraquíssimo lampejo regular. Algo como 1 a 2 c/s. Só deu para observar com a luz ambiente desligada, quase no escuro.
Como estava uns 22ºC, decidi colocar o osciloscópio para "tomar sol", claro que de costas para o LDC.
Com um leve aquecimento, algo como 30ºC, tornei a ligá-lo. O bichinho ligou e promoveu o teste inicial.
A oscilação na tela continuava, mas agora com a imagem incluída. É como se fossem duas imagens em OU lógico. Aliás três imagens.
1 - A normal com os 2 traços e o que mais acompanha.
2 - Um terceiro traço, mais fino na altura da linha horizontal mais alta na tela, entre os limites laterais do LCD e com a taxa da oscilação anterior.
3 - Um borrão/mancha característica de tela de LCD indo pro brejo. Essa mancha já ocupa um quadrado concêntrico com o do LCD e atrapalha bem a imagem, porém os traços ainda são perfeitamente visíveis.
Após uns 30 minutos o traço fino some (item 2).

Bom.
Como previ, acabei abrindo o osciloscópio, com as dicas mostradas no vídeo. Só que por mais que me esforçasse, acabei quebrando alguns pontos plásticos, mas nada de grave, para influenciar no funcionamento, ou estética.
Basicamente, a eletrônica esta dividida em duas partes/placas. A das fonte e a do circuito propriamente dito.
Observei a fonte, visualmente e olfativamente (hehe), mas nada de anormal foi verificado. ACHO que as oscilações do item 2 têm origem na fonte. Não é uma fonte simples, apesar de parecer ser do tipo flyback. Deve fornecer diversas tensões e os componentes ativos são desconhecidos para mim.

Alguém possuiria o diagrama dessa fonte? Facilitaria o conserto do item 2.
Alguém que já tenha vivenciado algo com este modelo de osciloscópio, poderia dar algumas dicas de procedimentos futuros.

Por favor, em princípio, descartem doação ou jogar no lixo. Eu já estou ciente destas duas opções. :wink:

Grato.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor edison » 27 Jun 2015 15:13

Achei o "Service Manual da série 200".
Tenta nese link ,se não der te mando o pdf por email.
http://www.eserviceinfo.com/download.ph ... ileid=3043
:D
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor edison » 27 Jun 2015 16:10

Nesse post comentam algo sobre um recall na série TDS210 e 220.
Veja se é útil prá vc.
http://www.eevblog.com/forum/reviews/te ... illoscope/
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor MOR_AL » 27 Jun 2015 20:05

edison escreveu:Achei o "Service Manual da série 200".
Tenta nese link ,se não der te mando o pdf por email.
http://www.eserviceinfo.com/download.ph ... ileid=3043
:D

Olá Edson!
Baixei o manual de serviço. Valeu!
Nesse meio tempo descobri que o problema do item 2 relatado, fliquer na tela, é causado pela fonte de tensão.
A placa da fonte de tensão tem dois grupos de tensão. Um para a placa da parte do circuito do osciloscópio e outra para a parte do LCD.
Coloquei o secador de cabelo na placa da fonte enquanto ocorria o fliquer no display. Em alguns segundos de aquecimento a "Bagaça Pegou no Tranco" (a tela iluminou e o procedimento correto do auto teste iniciou).
Isso parece mostrar que a parte da tensão do LCD não é a responsável e sim os circuitos que tratam do sinal. Como o auto teste só começou após a tela acender, significa que os circuitos do sinal é que não estavam funcionando e a tela não acendia porque faltava o sinal. Caso o problema fosse na tensão de alimentação do LCD, ao acender a tela já deveria estar com os traços e não com a tela de auto teste.

Estudando o manual, encontrei as tensões que devem estar num conector da fonte. Vou medi-las. O problema é que não há um diagrama esquemático de nada, somente os blocos das placas com suas interconexões. No manual, caso seja constatado o problema em alguma placa, ele informa para trocá-la!!!
Nós aqui queremos o diagrama para tentar encontrar o componente defeituoso e consertar a placa. :cry:

De qualquer forma, com os valores das tensões e os pinos do conector, posso avançar no diagnóstico.
Mesmo assim, prevejo que a tela LCD não vai permitir visualizar os traços em cerca de um ano, considerando a taxa de degradação que está ocorrendo.
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Jul 2015 11:52

Tudo leva a crer que identifiquei o componente defeituoso da fonte. É o CI de primário que gera o PWM e outras coisinhas mais. É o KA7552. Aqueço apenas ele com a ponta do ferro de soldar e ao ligar, a imagem aparece.
Descobri que pode custar R$ 1,70 a unidade e o transporte de São Paulo para o Rio sai em R$ 18,xx.
Antes de comprar via correios, vou ver se encontro aqui no Rio.
Valeu pelas dicas, principalmente ao Edson, que após baixar o manual, pude constatar que as tensões produzidas pela fonte eram nulas. Após aquecer o CI, as tensões apareceram e se mantiveram dentro das especificações.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor mastk » 03 Jul 2015 08:28

Anos atras tive um problema parecido no LCD de TDS220 e levei em uma assistencia na Santa Ifigenia que resolveu muito bem o problema, espero que nao preciso do contato, mas vou busca-lo e posto assim que possivel.
mastk
Dword

Mensagempor MOR_AL » 03 Jul 2015 16:55

mastk escreveu:Anos atras tive um problema parecido no LCD de TDS220 e levei em uma assistencia na Santa Ifigenia que resolveu muito bem o problema, espero que nao preciso do contato, mas vou busca-lo e posto assim que possivel.

Bom.
Avancei mais um pouco.
Uma vez que já consigo fazer o osciloscópio "pegar no tranco", este problema da inicialização está devidamente equacionado.
O maior problema é o mostrador LCD. O borrão já ocupa quase que a tela toda e somente dá para ver os traços e as grades com apenas duas ou três das 20 graduações da intensidade.
Pesquisei no Google e encontrei uma tela usada, mas segundo o vendedor, em bom estado. O preço da tela é algo em torno de R$ 250,00, mais envio via Fedex e não envia para o Brasil. Além disso, tem os impostos aqui, o que ficaria muito caro recuperar.
O máximo que vou agitar é a compra do CI por vinte e uns reais.
Em tempo: Como estava pesquisando, encontrei também uma placa da fonte por um preço semelhante ao do LCD.
Não vale a pena.
Talvez esteja pensando em vender a placa principal. Chegou a hora de estudar o manual do meu Rigol.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor norad58 » 03 Jul 2015 17:22

O maior problema é o mostrador LCD. O borrão já ocupa quase que a tela toda e somente dá para ver os traços e as grades com apenas duas ou três das 20 graduações da intensidade.

Tenho um TDS220 com mesmo problema, ja desmontei a tela LCD pensando que seria algum tipo de fungo no vidro, mas o problema esta dentro do waffer feito com vidro, ou seja, na matriz LCD.
Na epoca liguei para uma oficina autorizada da marca em SP e disseram que não tinha reparo, isso significa que deve ser dificil encontrar este LCD no mercado.
norad58
Word

Mensagempor MOR_AL » 09 Jul 2015 12:05

norad58 escreveu:

Tenho um TDS220 com mesmo problema, ja desmontei a tela LCD pensando que seria algum tipo de fungo no vidro, mas o problema esta dentro do waffer feito com vidro, ou seja, na matriz LCD.
Na epoca liguei para uma oficina autorizada da marca em SP e disseram que não tinha reparo, isso significa que deve ser dificil encontrar este LCD no mercado.

Olá Norad58!
Não estou recebendo notificações do ASM51 das respostas dos tópicos.

Parece que não tem mais jeito.
Como informei em mensagem anterior, tem uma tela à venda por algo como R$ 250,00, mas no meu caso, não vale a pena, pois comprei um outro osciloscópio.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor norad58 » 09 Jul 2015 17:48

Parece que não tem mais jeito.
Como informei em mensagem anterior, tem uma tela à venda por algo como R$ 250,00, mas no meu caso, não vale a pena, pois comprei um outro osciloscópio.
MOR_AL

Não analisei ainda o tipo de comunicação entre o LCD e a placa controladora, se o LCD seguir alguma pinagem padrão, pode servir algum outro modelo de LCD ou TFT Led. Outro problema na conversão é o tamanho da tela. Não sei se vale a pena tentar converter a tela para outra, pois um osciloscopio de 100mhz não está tão caro assim.
Pagar R$250,00 é um risco, vai saber se a tela usada que vendem também não tem o mesmo problema.
norad58
Word

Mensagempor MOR_AL » 13 Jul 2015 13:00

Não estou recebendo informação de postagens do ASM51.
Não pretendo comprar a tela LCD.
Vou ficar usando o osciloscópio até quando der.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 21 Jul 2015 23:47

Desisti de querer usar o osciloscópio. :evil:
Não dá mais. :(
Estou vendendo como sucata só para não jogar fora. :mrgreen:
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais