Soft Livre. Gratuito ?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Soft Livre. Gratuito ?

Mensagempor chipselect » 11 Dez 2014 14:08

[quote="mastk"]
O Office custa muito, muito caro e gracas a isso, nao o tenho, uso outras opcoes.[/quote]

Cria uma conta nos programas de desenvolvimento da Microsoft para uma empresa tipo startup e baixe tudo por $100... nesse preço você tem licenças de praticamente todas as versões mais populares do MS Office e, de quebra, do Windows, Visio, Visual Studio...
chipselect
Word

Mensagempor mastk » 11 Dez 2014 14:30

Ha varios outros softwares no ramo, gracas a Deus a esolha nao eh binaria, CS.

No meu caso, ja usei Ubunto, Debian e Mint, em todos os casos, falta muita coisa e para o meu uso pessoa,l Linux, esta cada vez mais fora de questao, seja por softwares, drivers e ate agilidade no dia a dia.

E como a guerra do SO ja acabou ha muito tempo, e o Linux perdeu, que ele importa? Daqui para frente,acho que cada vez acho que ele tende a ser ignorado ate sumir, os celulares e tablets estao enforcando esse mercado, se pensar em SOHO, para muitos casos, um tablet basta, como tem se compravado na queda da venda de PCs.
mastk
Dword

Mensagempor mastk » 12 Dez 2014 15:21

Acho curioso a pobreza do pessal que ao saber do monopolio do windows e realmente simpatizam pelo o Linux, atacam os usuarios, como se esse elitismo fosse resolver algums coisa, na verdade acho essa postura um dos maiores problemas da comunidade linux e do software livre em geral, justamente a usabilidade eh comprometida, uma animacao, suporte a gestos, aceleracoes.

Se eu fosse entrar nesse campo, radical como sou, seguiria as orientacoes do Stallman e estaria com um 386, fazendo os meus trabalhos de faculdade no Vim, com uma epson LX300, super feliz.
mastk
Dword

Mensagempor chrdcv » 12 Dez 2014 15:31

mastk escreveu:Acho curioso a pobreza do pessal que ao saber do monopolio do windows e realmente simpatizam pelo o Linux, atacam os usuarios, como se esse elitismo fosse resolver algums coisa, na verdade acho essa postura um dos maiores problemas da comunidade linux e do software livre em geral, justamente a usabilidade eh comprometida, uma animacao, suporte a gestos, aceleracoes.

Se eu fosse entrar nesse campo, radical como sou, seguiria as orientacoes do Stallman e estaria com um 386, fazendo os meus trabalhos de faculdade no Vim, com uma epson LX300, super feliz.

Eu uso o vim e escrevo os meus trabalhos escolares em groff ou então em LaTeX e sou super feliz usando o meu notebook vostro 1520! Qual o problema? Vez ou outra uso o windows para terminar algumas atividades usando o Altium, mas isso por pouco tempo pois dentro em breve incomodarei o B-eagle e outros colegas aqui do fórum que são feras no kicad...
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor chipselect » 13 Dez 2014 10:07

mastk escreveu:Ha varios outros softwares no ramo, gracas a Deus a esolha nao eh binaria, CS.

Passei uma alternativa para o seu "custo caro" do MS Office, você não é obrigado a usar, mas não falei que só existia o Office no mundo.

mastk escreveu:Acho curioso a pobreza do pessal que ao saber do monopolio do windows e realmente simpatizam pelo o Linux, atacam os usuarios, como se esse elitismo fosse resolver algums coisa, na verdade acho essa postura um dos maiores problemas da comunidade linux e do software livre em geral, justamente a usabilidade eh comprometida, uma animacao, suporte a gestos, aceleracoes.

Será que você não está levando as coisas muito pro lado pessoal não? mas realmente existem algumas postagens exaltadas e que não apresentam detalhes ou informações técnicas pautáveis, não é verdade?

Quanto à usabilidade dos dispositivos móveis, a Apple realmente fez bem feito, o Android tem conseguido fazer boas coisas nessa área, e o Windows Phone 8 no Lumia até tem as animações agradáveis, mas a navegação dele é mais complexa (para não dizer que é mais bagunçada) para um leigo do que as duas opções anteriores, ou seja, não adianta só fazer firula, tem que fazer firula de modo inteligente e organizado.

Tanto o Android quanto o IOS uma criança consegue aprender a usar tranquilo, já o Windows Phone essa mesma criança vai precisar de ajuda, pelo menos foi o que eu vi.

Como o Android é baseado em Linux e, conforme informam alguns portais, a maior parte de smartphones por aí acabam rodando o Android, por baixo é algo como rodar o Linux mesmo, então ele não tá morto.

http://www.pcworld.com/article/2465045/android-ios-gobble-up-even-more-global-smartphone-share.html

www.idc.com/prodserv/smartphone-os-market-share.jsp

Outro ponto importante que talvez você não esteja levando em consideração é que o Linux mesmo não define uma interface gráfica padrão, você pode usar qualquer interface gráfica existente como o KDE, GNOME, XFCE, BlackBox, etc. Se está ruim de usar porque não faz firula e não reconhece gestos, não é devido ao sistema operacional em si, basta trocar a interface gráfica mas, como não tem uma que te agrade, bastar "fazer uma"... esse é um dos pontos positivos do Linux para usuários avançados, mas também é um ponto negativo para o usuário leigo, a tal da falta de padrão definido para sua "usabilidade" também, como já postei aqui no fórum a muito tempo.

Acredito que sua colocação em relação ao Linux seja por esse lado, o da usabilidade real para o usuário comum. Se for, concordo plenamente que o Linux é ruim, mas ele ainda é meio que bem utilizado em servidores e dificilmente ele vai definhar porque não usam ele muito como desktop ou em dispositivos móveis, até o governo brasileiro estava estudando a adoção do Linux...
chipselect
Word

Mensagempor eletroinf » 13 Dez 2014 11:19

O problema é que muitos radicalizam que pra ser bom tem de ser windows ou IOs, que linux não atende ao uso, etc.
A questão não é por aí. Cada um vai atender melhor em algum item.
O problema é que as pessoas simplesmente querem o que pensam ser melhor e ponto. Tem gente economizando nos centavos para comprar o seu pc ou notebook, aí pega um com Linux e mete um Ruindows pirata. Isso é inadmíssível considerando que para a maioria esmagadora dessas pessoas poderia fazer seus "trabalhos" tranquilamente usando um Linux com uma interface gráfica consolidada e pacotes de software livres. Claro que no meu modo de entender a Microsoft prefere que usem software pirata para se manter bitolado, tornando-se potenciais compradores no futuro ou mesmo obrigando a empresa a comprar o software.
Logo, dizer que Linux está morto baseado em uma falcatrua não procede.
O problema recai na questão geral do mundo atual: As pessoas querem só o fácil, imediatismo e de preferência de graça. Ninguém quer se esforçar um pouquinho para conseguir seus objetivos. Se eu me bitolei em Word, pra que me esforçar um pouco e usar o Writter? Dá muito trabalho, não é? E sempre tem quem paga minha comodidade.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor chipselect » 13 Dez 2014 16:06

eletroinf escreveu:As pessoas querem só o fácil, imediatismo e de preferência de graça

Isso até eu quero, e de preferência, que me dê retorno financeiro e é mentiroso ou masoquista quem, lá no fundo, não pensar desse jeito comercialmente falando.

O problema do Linux é mercadológico: tente ir lá nas Livrarias Cultura comprar um Battlefiled 4 para rodar no Linux... não vai achar.

Se precisar de suporte ou ajuda então, só pela internet ou, se você estiver em uma localidade razoável e tiver com muita sorte, vai ter alguém na cidade que pode ajudar, mas isso é extremamente raro em cidades muito pequenas.

A maioria usa Windows, ruim ou não. Um leigo pode até querer usar Linux, mas dependendo da localidade onde ele estiver, vai ficar sozinho, sem ajuda, então a ideia desse povo é sofrer todos juntos usando Windows, pois terá muito mais gente tentando resolver os problemas que cada um vier a ter. Isso é melhor que sofrer isolado usando Linux.

Nós estamos num país com muita gente analfabeta quando o assunto é informática, e para cada curso de Linux que eu vejo anunciado por aí, tem uma centena de cursos windows... então o mercado não ajuda o Linux mesmo...

Outra coisa é que não vou ficar fazendo gambiarra no Linux para instalar algo que foi feito para rodar no OSX ou no Windows. E driver nem sempre tem tudo bonitinho pro pinquin.
chipselect
Word

Mensagempor eletroinf » 13 Dez 2014 20:40

"Isso até eu quero, e de preferência, que me dê retorno financeiro e é mentiroso ou masoquista quem, lá no fundo, não pensar desse jeito comercialmente falando."

Essa frase me lembrou uma situação que aconteceu no terceiro semestre do meu curso de eng., no meu lado. Um dos professores tem uns livros publicados, que é do assunto da cadeira em questão. Tinha um colega meu com o xerox do livro e teve cara de pau de pedir uma explicação pro professor, autor do livro, mostrando o xerox.
Por isso eu penso que essa frase aí é uma beleza quando o lesado não é a gente.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor KrafT » 14 Dez 2014 09:04

Deixa eu dar me pitaco...

Diferenças Windows <--> Android, comprovadas aqui em casa:

- Computadores Windows: Formatar no máximo em 2 anos de uso, impreterivelmente;
- "Coisas" com Android: Formatar no máximo em 2 meses de uso, impreterivelmente;
- Linux: Instalei quando era jovem e envelheci sem conseguir utilizar. Desisti.

As pessoas me consideram um alienígena ao me ver usar um Windows Phone que roda muito bem com 512 mb de RAM.

Por outro lado sou obrigado a trabalhar com a Área de Trabalho Remota do Windows.. Pqp... Trocaria pelos terminais com aquelas telas somente texto (tipo DOS) que muitos bancos ainda usam...

Quanto ao tópico original, sempre que posso eu compro software (jogos inclusive), pois alguém trabalhou para fazê-lo e precisa viver também.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor vtrx » 15 Dez 2014 07:44

...Quanto ao tópico original, sempre que posso eu compro software (jogos inclusive), pois alguém trabalhou para fazê-lo e precisa viver também.

Além do mais,quem o fez se esforçou ao máximo e vai te garantir algum tipo de suporte total ao seu produto e não vai mandar você ler o manual ou estudar mais linguagem de programação :mrgreen:
vtrx
Dword

Mensagempor longo.251272 » 15 Dez 2014 09:52

Bom dia pessoal,

Aqui na empresa usamos o OpenOffice. Sei que o da Office é bem mais completa, mas só usamos para abrir algum arquivos que recebemos e o open nos atende muito bem.
Usamos também o Postgres, se trata de um banco de dados parrudo que da show em muitos pagos. O custo de um bom banco de dados é muito alto.

Fora isso todos os computadores tem Windows desde o XP até o 8 originais, além de outras ferramentas pagas originais. Ou seja, se tiver algum soft gratuito que nos atenda usamos, caso contrário compramos pois quem trabalhou para criar o programa espera um retorno.
longo.251272
Byte

Mensagempor chipselect » 15 Dez 2014 12:36

eletroinf escreveu:"As pessoas querem só o fácil, imediatismo e de preferência de graça

Há muitas maneiras de interpretar a sua frase inicial e uma delas é: as pessoas optam pelo método de melhor custo/benefício, preferencialmente de menor impacto financeiro possível, e isso não significa apologia à pirataria.

Portanto, se você é uma das pessoas que optam pelas opções de baixo custo/benefício, não implica que todo mundo deva escolher essa sua opção, que pode ser ruim comercialmente falando.

Se você está se referindo somente à pirataria, isso não deveria ser nem cogitado no mundo dos negócios, e deveria ser evitado para uso particular. Eu parto do princípio que os participantes deste fórum não precisa ficar pirateando material ou software pois fazem parte de uma classe da população que está estudando ou tem educação suficiente para coibir e desprezar esse tipo de ato, e tópicos como este levanta exatamente a questão da validade de se usar software livre ou pagar (comprar devidamente a licença de uso) pelo software, não estamos falando de pirataria nesse tópico.

Antes de chamar alguém de lesado, verifique se o que está postando ou foi postado está correto também, interpretação de texto e contexto é importante...
chipselect
Word

Mensagempor chipselect » 15 Dez 2014 12:46

longo.251272 escreveu:Aqui na empresa usamos o OpenOffice. Sei que o da Office é bem mais completa, mas só usamos para abrir algum arquivos que recebemos e o open nos atende muito bem.

Que bom que vocês tenham incorporado o Open Office tranquilamente, parabéns. Também uso o PostgreSQL e o MySQL, são bons banco de dados, tenho a tendência de usar mais o PostgreSQL por ser mais "robusto".

Infelizmente eu precisei manter licenças tanto do Windows quanto do MS Office, por questões de melhor compatibilidade pois cada cliente escolhe um conjunto de aplicações diferentes, e como tenho facilidade na aquisição das licenças da Microsoft, consigo manter tranquilamente as duas plataformas, do Linux e da Microsoft.

Estou tentando achar uma alternativa ao Windows CE, o Linux foi uma opção mas tive dificuldade em encontrar mão de obra para essa área, então ainda tenho vários projetos com Windows Embedded, já que não encontrei, com facilidade, Android e IOS em IP65 adequado para uso industrial ou na agropecuária, só tem fácil Windows CE 6 e 7, e o que vi de Android era xing ling, deu muito problema nos testes, apesar de barato.
chipselect
Word

Mensagempor norad58 » 15 Dez 2014 13:49

Estou tentando achar uma alternativa ao Windows CE, o Linux foi uma opção mas tive dificuldade em encontrar mão de obra para essa área, então ainda tenho vários projetos com Windows Embedded, já que não encontrei, com facilidade, Android e IOS em IP65 adequado para uso industrial ou na agropecuária, só tem fácil Windows CE 6 e 7, e o que vi de Android era xing ling, deu muito problema nos testes, apesar de barato.

Mês passado acabei de instalar uma CPU industrial com um tal de Windows 32 Version 5.1 que é usado em "embarcados", o fabricante do equipamento me informou que essa versao substituiu o WindowsCE.
Se tiver contato com alguem da Microsoft, dá uma analisada neste Windows32.
O ambiente é muito similar ao WindowsXP, parece que fizeram um "limpa" no S.O. e só utilizaram o que era necessário.
norad58
Word

Mensagempor chipselect » 15 Dez 2014 19:36

norad58 escreveu:Mês passado acabei de instalar uma CPU industrial com um tal de Windows 32 Version 5.1 que é usado em "embarcados", o fabricante do equipamento me informou que essa versao substituiu o WindowsCE.
Se tiver contato com alguem da Microsoft, dá uma analisada neste Windows32.
O ambiente é muito similar ao WindowsXP, parece que fizeram um "limpa" no S.O. e só utilizaram o que era necessário.

Eu fui ver no menu da Microsoft, download para assinantes e o que encontrei são essas versões (download para assinantes -> Sistemas operacionais e donwload para assinantes -> ferramentas para desenvolvedor):

Windows Embedded CE 5.0
Windows Embedded CE 6.0
Windows Embedded Compact 7
Windows Embedded Compact 2013
Windows Embedded Standard 7
Windows Embedded 8
Windows Embedded 8.1
Windows XP Embedded

Esse pc industrial não seria a versão Windows XP Embedded? Eu peguei uma licença do OS para x86 para desenvolvedor faz algum tempo, mas ainda não instalei porque estou testando o Embedded Compact 7.

Não é de todo ruim, mas tentei sair um pouco da MS, e o que encontrei foi Android xing ling (inviável porque o hardware era ruim, apesar de barato, o que fazia o sistema ficar instável) e Linux embarcado, que estava mais complicado encontrar profissionais e equipamentos. O chato desses "Embedded" é que frameworks só tem os antigos, não vai achar, por exemplo, o DotNET 4 ou 4.5 nem pro Windows CE 7, só o dotnet 3.5 e um tal de 3.9 que não conheço ainda, bem como o SQLServer Compact também só vai até o 3.5 com compatibilidade nem sempre tranquila em nível de código... Outro ponto negativo é a configuração das portas no Windows CE, dependendo do modelo do equipamento, o mapeamento das portas COM não alcança a porta física e tem que ficar lendo todo manual e os fóruns para descobrir por que a COM1 física não conversa com o código... mesmo testando todas as portas COM listadas pelo SO...

LLRP por exemplo, não encontrei "pronto" nem no fabricante do equipamento e nem na Microsoft (só tinha pra versão normal do Windows... e nem achei pra comprar rápido), então tive que portar uma biblioteca para o Windows CE pra ler o RFID, e tirar tudo que era chamada assíncrona da lib... só porque o dotnet 3.5 não suporta.

A Intermec e algumas outras marcas de renome estão começando a lançar produtos (dispositivos industriais) com Android e, raramente, com Linux, mas parece que o Windows Embedded (compact ou standard) ainda é o que reina nesse mercado industrial, e o principal argumento dos vendedores é que, onde precisa de robustez e confiabilidade, são esses pcs industriais com Windows Embedded, esquece o resto... não acho que é por esse lado não, gostaria de ver um IOS em um computador industrial pra ver como ele se sai, sei que já tem em veículo mas nada de controle crítico do veículo...

Toda vez que eu vou trabalhar com um PC Industrial, me sinto como se tivesse voltado pro século passado...
chipselect
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais