por chipselect » 25 Ago 2014 18:24
Até entendo que esses outros cursos tem suas complexidades, mas são poucos cursos que vejo tanta gente perdendo cabelo para tentar não reprovar...
A prova de fritar um ovo pode até ser complexa no ponto da matéria de química e física, mas, em um curso de culinária, isso não compõe a nota integral, e uma parte da nota vem do sabor e da apresentação do prato no curso de culinária, podendo até ter um peso maior em algumas situações, maior até do que a parte da química e física envolvida. Neste aspecto, quais seriam os parâmetros para dar nota ao formato do prato? Isso é muito subjetivo e deve existir apenas regras básicas gerais do que pode e não pode ser feito, não há um formato ou uma fórmula exata para nota máxima.
Na culinária, uma das dificuldades é saber fazer algo que vá agradar principalmente os avaliadores, não há regras rígidas, vai no conhecimento geral que o candidato a chefe de cozinha tem sobre os avaliadores e sobre a matéria. Faz o prato usando tudo que sabe e reza pra agradar os avaliadores, pois só saber a matéria não rola pra tirar nota máxima.
Na verdade, seria até um problema se existisse uma "fórmula mágica" de avaliação nestes cursos que consideramos "subjetivos" demais. Como se pode travar a criatividade de um escultor, pintor ou compositor usando fórmulas para avaliar seu trabalho? A parte da arte não tem regras bem definidas, é subjetivo mesmo, se não fosse assim, não teria graça.
Direito, por exemplo, tem toda aquela coisa de filosofia e princípios, e, em algumas vezes, a sua nota depende se o que você está escrevendo vai "de acordo" com o que o seu professor segue, e não tem como questionar muito isso, é até um pouco difícil fazê-lo, se sobressai o aluno que conseguir isso.
A área de exatas não tem muito o lado "subjetivo", geralmente algo está certo ou não está segundo regras mais definidas que um curso de "moda", "design" ou outro, e os professores dão uma colher de chá falando que você acertou 1/2 exercício. Na prática, se acertar 1/2 do problema, você pode queimar o sistema e perder tudo, então não tem meia resposta.
Mas podemos até deixar o curso de engenharia mais parecido com o de outras áreas fora de exatas, basta dar nota também pelo formato da equação que o aluno escreve, ou pelo formato dos diagramas, da lógica... e depois aguentar a reclamação dos alunos. Seria até interessante parte da nota de uma matéria de algoritmos do curso de Ciências da Computação ser composta pelo formato do código fonte, nomenclatura utilizada e estrutura do algoritmo, mas não vejo um consenso sobre esses pontos, java prega de um jeito, C/C++ prega de outro, C# joga a bomba pra cima e fala que você faz da maneira que quiser...