longo.251272 escreveu:egipts, o problema é que a empresa não tem capital suficiente para abrir uma empresa na china. Para médias ou pequenas empresas não é simples. Vai ter que investir um bonde de dinheiro, aumentar suas vendas, contratar e treinar funcionários. Se eu fosse dono da empresa, vendia todos as máquinas de usinagem, alugava o galpão para alguma transportadora e aplicava o dimdim em algum comércio.
Concordo que a falta de capital e este é o grande agravante, porém o custo seria basicamente antecipar o pagamento do primeiro lote de produtos (paga antes, recebe depois). O simples fato da transferência de capital intelectual já é mais do que interessante para eles. O problema é que eles abrangem os mercados mundiais facilmente e nós ainda apanhamos muito pra conseguir isso. A vantagem seria fechar a produção com eles, mas ter a venda global somente com vocês; mesmo que só por um período pequeno de 1 ou 2 anos.
Concordo com o guest2003, também. Eu fiz um MBA em Gestão de Projetos e Processo Organizacionais e este foi meu primeiro curso na área administrativa. Foi muito bom, vi que eu tinha muito a aprender e melhorar. Porém, vi também que eu estava fazendo muita coisa certa e vi que tem muita gente que não serve para administrador. Certa vez teve um exercício bem simples onde o objetivo era basicamente definir o ganho/lucro máximo de um setor num determinado senário. O correto era apenas verificar as possibilidades (combinações) das atividades, multiplicar pelas respectivas h/homem e adotar a de melhor retorno. Acreditem, de 24 alunos presentes apenas eu e mais um que acertamos. E olha que tinham contadores, outros eng., logística e um monte de gente de TI. Infelizmente como empresário não sou um exemplo bom, tenho minha empresa a 6 anos e tô longe de ficar milionário. Porém, noto que há uma "maldição" nos brasileiros que sempre faz com que se busque vender sempre por preços menores. Isso tá errado, só serve para reduzir a margem de todo mundo.
Vou dar um exemplo que aconteceu comigo. Certa época eu trabalhei numa empresa e passei 6 meses desenvolvendo uma linha de alarme residencial, sensores... Depois que a linha de produtos estava completa o dono da empresa me disse que os produtos não iriam para o mercado porque um concorrente (que era menor que nós) tinha lançado produtos equivalentes a menor preço. Moral da história: eu pedi demissão e fui trabalhar numa empresa com produtos de maior valor agregado. Ele ficou sem Eng. e sem produtos. Em menos de 6 meses depois aquele concorrente já tinha fechado as portas. O pior não é isso, recentemente eu vi o lançamento de mais uma empresa que também entrou neste mercado: a PST. O que eu quero dizer? Quero dizer que, se o mercado era tão ruim assim porque tem várias empresas entrando nele? Será que o problema tá na engenharia mesmo??? Muitos administradores estão acostumados a acreditar que a Eng. tá lá pra fazer milagres...