VCC PLANE.

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: VCC PLANE.

Mensagempor fabim » 12 Jun 2013 15:38

chrdcv
Vou tentar ser educado com você, pois você insistiu duas vezes no seu ponto de vista.
Bom, uma trilha sozinha é um grão no oÇeano !!
É que você tentou esconder sua falta de conhecimento com portujeis bonito, ai to sendu sarçasticu coce.

Sim, pode colocar VDD PLANE, GND PLANE, qualquer outra coisa que quiser embaixo de uma trilha de alta frequencia.
Levando-se em consideração que, a INPEDANÇA entre saida e entrada dos componentes seja respeitada.
Você tem uma DDR3 com Z=100, e faz uma linkagem com Z=200 vai atenuar !!! Se baixar vai causar um aumento na corrente de transição de corrente na frequencia caracteristica deste barramento.
Bom, você só consegue realizar o calculo de MATCHING em trilhas, se referenciar DIFERENCIALMENTE ou MODO COMUM.
No caso diferencial, leva-se em consideração também o MODO COMUM.
O modo comum é:
Geometria do condutor para qualquer outro plano proximo. Seja do lado, sob ou sobre... ai muda-se os calculos.

Agora, você tem lá 56 trilhas de uma DDRX de dados. Vai passar do ponto A ao B, tentando o maximo possivel conseguir o comprimento elétrico mais proximo entre elas, bla bla, e não cai colocar um PLANO de baixo para garantir o minimo de certeza que a impedancia das trilhas para o plano é X ? E o pinor, sob estas trilhas de alta corrente, e altissima frequencia, outras trilhas sendo bombardeadas com estes sinais ?

VAPO NEGO !! LEPO !!

Tendeu chrdcv ?

Desculpe se fui sei lá, é que é o meu jeitão mesmo !! Abraço velho !!

Agora se eu falei a mesma coisa que você, foi por não entender bulhufas do que quis dizer !!

Sobre o disfibrilador, procure sobre BURST EN60601-XXX !!

Sim o disfribilador é o cão !!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor chrdcv » 13 Jun 2013 02:05

fabim escreveu:chrdcv
Vou tentar ser educado com você, pois você insistiu duas vezes no seu ponto de vista.
Bom, uma trilha sozinha é um grão no oÇeano !!
É que você tentou esconder sua falta de conhecimento com portujeis bonito, ai to sendu sarçasticu coce.

Sim, pode colocar VDD PLANE, GND PLANE, qualquer outra coisa que quiser embaixo de uma trilha de alta frequencia.
Levando-se em consideração que, a INPEDANÇA entre saida e entrada dos componentes seja respeitada.
Você tem uma DDR3 com Z=100, e faz uma linkagem com Z=200 vai atenuar !!! Se baixar vai causar um aumento na corrente de transição de corrente na frequencia caracteristica deste barramento.
Bom, você só consegue realizar o calculo de MATCHING em trilhas, se referenciar DIFERENCIALMENTE ou MODO COMUM.
No caso diferencial, leva-se em consideração também o MODO COMUM.
O modo comum é:
Geometria do condutor para qualquer outro plano proximo. Seja do lado, sob ou sobre... ai muda-se os calculos.

Agora, você tem lá 56 trilhas de uma DDRX de dados. Vai passar do ponto A ao B, tentando o maximo possivel conseguir o comprimento elétrico mais proximo entre elas, bla bla, e não cai colocar um PLANO de baixo para garantir o minimo de certeza que a impedancia das trilhas para o plano é X ? E o pinor, sob estas trilhas de alta corrente, e altissima frequencia, outras trilhas sendo bombardeadas com estes sinais ?

VAPO NEGO !! LEPO !!

Tendeu chrdcv ?

Desculpe se fui sei lá, é que é o meu jeitão mesmo !! Abraço velho !!

Agora se eu falei a mesma coisa que você, foi por não entender bulhufas do que quis dizer !!

Sobre o disfibrilador, procure sobre BURST EN60601-XXX !!

Sim o disfribilador é o cão !!

Fabim, atrás de vc eu sou um jumento meu caro! Vc tem rasgão! Peço desculpas se em algum momento eu o machuquei por dentro...
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor vtrx » 13 Jun 2013 10:09

Tema do Fabim:

vtrx
Dword

Mensagempor fabim » 13 Jun 2013 11:36

chrdcv !!
EU agora me sinto largo !!
Não sei porque !!!

Cadê minhas pregas pô !!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor pbernardi » 15 Jun 2013 20:26

fabim, o que o nosso colega chrdvfsgdsf escreveu está certo :D

Não é recomendável fazer cortes no plano de ground por conta do caminho de retorno da corrente. A corrente de retorno não tem que ver com impedância de casamento, e colocar trocentos capacitores de desacoplamento podem até amenizar o problema - que não deveria existir se o plano de terra não for cortado.

O que acontece é que a corrente dos sinas também circulam pelo ground, algo que a maioria dos projetistas ignoram:

Imagem

O sinal de alta freqüência tende a retornar no plano de ground, por baixo do próprio sinal, devido a indutância mútua que o sinal provoca com o GND. Porém, se não há plano de GND por baixo do sinal, o sinal vai escolher outro caminho no GND para retornar. Isso vai se refletir em mais ruído (o caminho de GND que o sinal "escolher" para retornar será ruidoso e pode afetar outros componentes), e, como o loop do sinal não será o menor possível, o sinal tenderá a se degradar por reflexão.

Em suma, não retalhe o plano de GND. Se for realmente necessário, deixe todo o plano sob os circuitos críticos (no seu caso, o circuito da DDR2) com um plano sólido de GND abaixo dele.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor fabim » 17 Jun 2013 17:15

pbernardi.
Fiquei 5 minutos tentando entender o que o baiano disse, e o que você disse que ele disse que ele tava certo.
Eu juro que ainda não entendi, o que o baiano disse, que você afirmou que o baiano disse que você tinha dito que ele disse que ta certo !!

Corte aonde ? O Que isto tem haver ?
O que eu sei, que o melhor caminho para retorno de corrente pelo GND é o mais curto, ou o com menor impedância !!

Qual trilha tem maior impedância ?
Uma de 2 mm, ou uma ligação de mesmo comprimento elétrico, só que paralelo de duas trilhas de 1mm com separação X que não infira na impedancia distribuida ?
Nossa, até eu não entendi, bom enfim, entendeu né ?

Diga-me, se tu calcular com o RFsim a trilha para plano GND, esta mesma trilha você embolachar com plano VDD e GND, você esta afirmando que a impedância caracteristica dela é a mesma ?

Aonde o corte de GND entra ai ? 6,s tão tudos doidos !!

Depois eu sou excêntrico !!!!

beju no fiofó do6s
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor pbernardi » 17 Jun 2013 19:29

fabim, de uma olhada em http://www.ti.com/lit/ml/sloa089/sloa089.pdf

A figura 17.9, signal B, é o que nós queremos exemplificar pra você. Esse corte no GND atrapalha bastante sinais de alta frequência, e, dependendo por onde o sinal de GND for desviado, pode causar interferência em outros componentes (imagine que entre a conexão dos planos de GND, houvesse um componente - este provavelmente teria interferência do sinal em questão via GND).

No caso, o sinal C, com plano de GND sólido é sempre preferível.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor fabim » 17 Jun 2013 21:58

Nossa paulo!!
Ta me estranhando é ? Agora que voce se explicou, eu entendi.
Poxa, vocês acham mesmo que alguém que certificou alguns produtos para setor medico nao conhece coisas tao elementares ?
Minha duvida era sobre usar planos embolachando sinais !
Mesmo assim muito obrigado pela atenção !!!
Abcs
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor pbernardi » 18 Jun 2013 00:54

fabim escreveu:Nossa paulo!!
Ta me estranhando é ? Agora que voce se explicou, eu entendi.
Poxa, vocês acham mesmo que alguém que certificou alguns produtos para setor medico nao conhece coisas tao elementares ?
Minha duvida era sobre usar planos embolachando sinais !
Mesmo assim muito obrigado pela atenção !!!
Abcs

Mano, vê só.
Sou responsável pelo que eu escrevo, e não por que você entende. :twisted: :D
pbernardi
Word

Mensagempor tcpipchip » 18 Jun 2013 10:23

fabim escreveu: Mesmo assim muito obrigado pela atenção !!!
Abcs

Entendeu ?
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 20 Jun 2013 08:00

Bom, eu acho que eu entendi sim, é que,
Que estavamos falando mesmo ?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais