chrdcv
Vou tentar ser educado com você, pois você insistiu duas vezes no seu ponto de vista.
Bom, uma trilha sozinha é um grão no oÇeano !!
É que você tentou esconder sua falta de conhecimento com portujeis bonito, ai to sendu sarçasticu coce.
Sim, pode colocar VDD PLANE, GND PLANE, qualquer outra coisa que quiser embaixo de uma trilha de alta frequencia.
Levando-se em consideração que, a INPEDANÇA entre saida e entrada dos componentes seja respeitada.
Você tem uma DDR3 com Z=100, e faz uma linkagem com Z=200 vai atenuar !!! Se baixar vai causar um aumento na corrente de transição de corrente na frequencia caracteristica deste barramento.
Bom, você só consegue realizar o calculo de MATCHING em trilhas, se referenciar DIFERENCIALMENTE ou MODO COMUM.
No caso diferencial, leva-se em consideração também o MODO COMUM.
O modo comum é:
Geometria do condutor para qualquer outro plano proximo. Seja do lado, sob ou sobre... ai muda-se os calculos.
Agora, você tem lá 56 trilhas de uma DDRX de dados. Vai passar do ponto A ao B, tentando o maximo possivel conseguir o comprimento elétrico mais proximo entre elas, bla bla, e não cai colocar um PLANO de baixo para garantir o minimo de certeza que a impedancia das trilhas para o plano é X ? E o pinor, sob estas trilhas de alta corrente, e altissima frequencia, outras trilhas sendo bombardeadas com estes sinais ?
VAPO NEGO !! LEPO !!
Tendeu chrdcv ?
Desculpe se fui sei lá, é que é o meu jeitão mesmo !! Abraço velho !!
Agora se eu falei a mesma coisa que você, foi por não entender bulhufas do que quis dizer !!
Sobre o disfibrilador, procure sobre BURST EN60601-XXX !!
Sim o disfribilador é o cão !!