Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
MOR_AL escreveu:Não é difícil fazer o que você quer, para ondas quadradas, triangulares e senoidais com o XR2206 ou mesmo com circuito comparadores e amplificadores operacionais. Para esta última opção, a senóide possuiria uma distorção de uns 2 a 5%.
Para o primeiro caso as saídas dos sinais não possuiriam impedância de saída baixa.
Baixe o manual do XR2206, leia-o e estude-o com afinco, que é o modo mais fácil de fazer o que você deseja.
Apenas uma crítica construtiva.
Um potenciômetro para variar duas décadas é não conseguir ajustar o valor da frequência desejado.
Suponha que o potenciômetro possa dar uma volta completa (na realidade é menos que isso).
A faixa de 100Hz a 1kHz (900Hz) é onze vezes menor que toda a faixa. Isso significa que você dispõe de apenas 1/11 de toda a volta do potenciômetro para variar a frequência entre 100 e 1kHz. Vai ficar difícil ajustar um valor dentro dessa faixa.
É por isso que se coloca cerca de uma faixa por década de freq. Mais precisamente, as faixas devem apresentar um pouco de entrelaçamento para que não haja o risco de haver frequências não atendidas, entre faixas adjacentes.
MOR_AL
MOR_AL escreveu:Mastigado ... mas só desta vez, tá?
Se é um trabalho escolar, você devia ter capacidade de fazer sozinho.
Segue o cálculo teórico.
... E aí a simulação no Simetrix. Baixe, que é 0800
Se tiver que ser no Proteus então aí tem tudo que você precisa.
MOR_AL
MOR_AL escreveu:Bom.
Você pode fazer o oscilador usando o comparador do PIC.
Veja no diagrama que eu postei. A tensão de referência seria Vcc/2 (ou algo próximo).
Rf tem que ter um resistor fixo em série com o pino do PIC de 1k para não queimar a porta do PIC.
Note que na minha última equação (f = 2,2 Rf*C), o resistor varia linearmente com a frequência.
MOR_AL
Veja no diagrama que eu postei. A tensão de referência seria Vcc/2 (ou algo próximo).
Rf tem que ter um resistor fixo em série com o pino do PIC de 1k para não queimar a porta do PIC.
Note que na minha última equação (f = 2,2 Rf*C), o resistor varia linearmente com a frequência.
MOR_AL
MOR_AL
MOR_AL escreveu:Tem sim.
Manual página 51.
Modo: CM<2:0> = 001
Interrupções OFF
Rf = 10k.
Pinos extremos no Vss e Vcc.
Pino central com 100nF à terra e um resistor de 100 ohms ao pino do PIC.
MOR_AL
MOR_AL escreveu:Tem sim.
Manual página 51.
Modo: CM<2:0> = 001
Interrupções OFF
Rf = 10k.
Pinos extremos no Vss e Vcc.
Pino central com 100nF à terra e um resistor de 100 ohms ao pino do PIC.
MOR_AL
Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 1 visitante