Gerador de frequencia (ajuda)

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Gerador de frequencia (ajuda)

Mensagempor lucasromeiro » 01 Nov 2012 11:37

Pessoal, estou precisando fazer um gerador de frequencia que vai de 100HZ até 10kHZ.

Ele deve ser controlado SOMENTE com um potenciometro.

Achei varios circuitos, mas nenhum que tivesse essa faixa, alguns até tinham, mas tinha que ficar chaveando capaciores e n da p fazer isso, tenho que controlar só com um potenciometro mesmo.

pensei em usar um pic desses da familia 12f, tive ate uns resultados interessantes, mas a resposta nao ficou linear apesar do potenciometro ser, ficou muito desproporcional.

Alguem poderia me ajudar?

Agradeco a ajuda de todos.
lucasromeiro
Byte

Mensagempor Andre_Cruz » 01 Nov 2012 12:54

lucasromeiro,

Você pode ser mais claro, colocando o esquemático do circuito que você esta usando e o programa ?

Dessa forma o pessoal do fórum pode opinar de forma mais precisa !

Abraço
Andre_Cruz
Word

Mensagempor MOR_AL » 01 Nov 2012 13:24

Não é difícil fazer o que você quer, para ondas quadradas, triangulares e senoidais com o XR2206 ou mesmo com circuito comparadores e amplificadores operacionais. Para esta última opção, a senóide possuiria uma distorção de uns 2 a 5%.
Para o primeiro caso as saídas dos sinais não possuiriam impedância de saída baixa.

Baixe o manual do XR2206, leia-o e estude-o com afinco, que é o modo mais fácil de fazer o que você deseja.

Apenas uma crítica construtiva.

Um potenciômetro para variar duas décadas é não conseguir ajustar o valor da frequência desejado.

Suponha que o potenciômetro possa dar uma volta completa (na realidade é menos que isso).
A faixa de 100Hz a 1kHz (900Hz) é onze vezes menor que toda a faixa. Isso significa que você dispõe de apenas 1/11 de toda a volta do potenciômetro para variar a frequência entre 100 e 1kHz. Vai ficar difícil ajustar um valor dentro dessa faixa.
É por isso que se coloca cerca de uma faixa por década de freq. Mais precisamente, as faixas devem apresentar um pouco de entrelaçamento para que não haja o risco de haver frequências não atendidas, entre faixas adjacentes.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 01 Nov 2012 13:41

nao consegui postar arquivo aqui.

mas o circuito é bem simples.
um pic 12f683 rodando a 8mhz
o potenciometro numa porta analogica
e uma saida digital p gerar a onda

eu fiz de 2 formas:

usando timer e o resultado da conversao mudava o estouro do timer.

e no main mesmo usando delay_us(conversao), pnde conversao eh o valor da conversao.

em ambos os testes comportaram de forma semelhante, ou seja:

o potenciometro estava todo para um lado e a frequencia estava 900hz, quando eu botava ele em 50% a frequencia ia para 1400hz, apartir do meio ele aumentava exponencialmente, ou seja, ja ia p 2000hz, ai 3000hz até chegar 9000hz, ou seja está desproporcional

alguma dica?

preciso que ele trabalho entre 100Hz e 10Khz
lucasromeiro
Byte

Mensagempor lucasromeiro » 01 Nov 2012 13:52

MOR_AL escreveu:Não é difícil fazer o que você quer, para ondas quadradas, triangulares e senoidais com o XR2206 ou mesmo com circuito comparadores e amplificadores operacionais. Para esta última opção, a senóide possuiria uma distorção de uns 2 a 5%.
Para o primeiro caso as saídas dos sinais não possuiriam impedância de saída baixa.

Baixe o manual do XR2206, leia-o e estude-o com afinco, que é o modo mais fácil de fazer o que você deseja.

Apenas uma crítica construtiva.

Um potenciômetro para variar duas décadas é não conseguir ajustar o valor da frequência desejado.

Suponha que o potenciômetro possa dar uma volta completa (na realidade é menos que isso).
A faixa de 100Hz a 1kHz (900Hz) é onze vezes menor que toda a faixa. Isso significa que você dispõe de apenas 1/11 de toda a volta do potenciômetro para variar a frequência entre 100 e 1kHz. Vai ficar difícil ajustar um valor dentro dessa faixa.
É por isso que se coloca cerca de uma faixa por década de freq. Mais precisamente, as faixas devem apresentar um pouco de entrelaçamento para que não haja o risco de haver frequências não atendidas, entre faixas adjacentes.
MOR_AL

valeu pela resposta mor_al

XR2206 n tem p simular no proteus.

preciso de uma simulacao para apresentar, é obrigatório.

realmente sou MUITO leigo em eletronica e tenho certas dificuldades.

o que me indica para que eu possa simular algo?

entendi tb que preciso fazer faixas como vc faou, agora nao sei como fazer para uma frequencia ser atendida sem fixar ela.

preciso que oprere entre 100hz e 10khz

pode me dar essa forca?
lucasromeiro
Byte

Mensagempor MOR_AL » 01 Nov 2012 15:43

Mastigado ... mas só desta vez, tá?
Se é um trabalho escolar, você devia ter capacidade de fazer sozinho.

Segue o cálculo teórico.

Imagem

... E aí a simulação no Simetrix. Baixe, que é 0800

Imagem

Se tiver que ser no Proteus então aí tem tudo que você precisa.
Substitua Rf por um resistor de 1k em série com um potenciômetro de uns 100k (vai ter que ver qual é o valor correto). O centro do potenciômetro vai ligado a um dos lados. Se girando para diminuir a frequência aumentar, conecte o pino central ao outro extremo. Claro que desfazendo a conexão anterior.
O valor do capacitor deve estar próximo a 4n7F (que é o mesmo que 4700pF).

MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 01 Nov 2012 15:54, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 01 Nov 2012 15:53

MOR_AL escreveu:Mastigado ... mas só desta vez, tá?
Se é um trabalho escolar, você devia ter capacidade de fazer sozinho.

Segue o cálculo teórico.

Imagem

... E aí a simulação no Simetrix. Baixe, que é 0800

Imagem

Se tiver que ser no Proteus então aí tem tudo que você precisa.

MOR_AL

Eh, tenho que estudar mesmo... n entendi foi nada... kkkkkk
tenho que usar proteus sim.

apresentar p um amigo, n eh coisa de escola nao. n tenho esse conhecimento. =/

Tentei aqui o proteus e o 555 eh diferente do seu.

tenho mais conhecimento c pic, e usando pic deu o que escrevi ai em cima. mt estranho. =/

Mas MUITOOO obrigado pela forca cara. são poucos que ajudam assim!
lucasromeiro
Byte

Mensagempor MOR_AL » 01 Nov 2012 16:18

Bom.
Você pode fazer o oscilador usando o comparador do PIC.
Veja no diagrama que eu postei. A tensão de referência seria Vcc/2 (ou algo próximo).

Rf tem que ter um resistor fixo em série com o pino do PIC de 1k para não queimar a porta do PIC.
Note que na minha última equação (f = 2,2 Rf*C), o resistor varia linearmente com a frequência.
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 01 Nov 2012 16:28, em um total de 1 vez.
MOR_AL
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 01 Nov 2012 16:28

MOR_AL escreveu:Bom.
Veja no diagrama que eu postei. A tensão de referência seria Vcc/2 (ou algo próximo).

Rf tem que ter um resistor fixo em série com o pino do PIC de 1k para não queimar a porta do PIC.
Note que na minha última equação (f = 2,2 Rf*C), o resistor varia linearmente com a frequência.
MOR_AL

Com pic fica mais facil p mim!
P eu aprender oq eh comparador e como funciona fica mais facil.
estou usando o pic 12f683, acho que ele n tem comparador.

Vou pesquisar um pouco sobre, mas de cara acho que eh mais simples.
lucasromeiro
Byte

Mensagempor lucasromeiro » 01 Nov 2012 16:30

MOR_AL

Realmente ele n tem. vou ver se uso o 16f628a entao p fazer isso!

to pesquisando
lucasromeiro
Byte

Mensagempor lucasromeiro » 01 Nov 2012 16:31

MOR_AL

estou lendo isso aqui: http://www.munif.com.br/munif/arquivos/ ... pdf?id=366
lucasromeiro
Byte

Mensagempor MOR_AL » 01 Nov 2012 16:33

Tem sim.
Manual página 51.

Modo: CM<2:0> = 001
Interrupções OFF
Rf = 10k.
Pinos extremos no Vss e Vcc.
Pino central com 100nF à terra e um resistor de 100 ohms ao pino do PIC.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 01 Nov 2012 20:58

MOR_AL escreveu:Tem sim.
Manual página 51.

Interrupções OFF
Rf = 10k.
MOR_AL

Caramba, tem mesmo... botei ate p buscar no documento p acha e n tinha achado..

Valeuu...

Agora to aqui tentando entender o que é e como funciona..

pelo que li ele compara 2 tensoes analogicas e gera uma conversao digital, so n sei o que ele converte das 2.

e como gerar uma frequencia apartir disso.
lucasromeiro
Byte

Mensagempor lucasromeiro » 01 Nov 2012 21:47

MOR_AL escreveu:Tem sim.
Manual página 51.

Interrupções OFF
Rf = 10k.
MOR_AL

Pode dar uma forca com o comparador MORAL ???
lucasromeiro
Byte

Mensagempor MOR_AL » 02 Nov 2012 09:23

Claro que posso te auxiliar. Para isso me informe. Você entende o que está escrito no manual?
Se não, dê uma olhada na figura 8-1. Ela mostra um gráfico das duas tensões de entrada de um dos comparadores (Vin+ e Vin-) e a tensão de saída (Output).
O eixo horizontal é o tempo e o eixo vertical são as três tensões.

Para entender o que ocorre, imagine uma linha vertical cruzando (perpendicularmente) o eixo dos tempos e cortando as três tensões. Isso determina um instante. Um valor para o tempo. Os valores das tensões são os pontos que esta linha cruza as três tensões.

Quando a tensão na entrada não inversora (Vin+) for menor que a tensão na entrada inversora (Vin-), a saída Output vale zero lógico.
Quando a tensão na entrada não inversora (Vin+) for maior que a tensão na entrada inversora (Vin-), a saída Output vale um lógico.

Agora releia as postagens anteriores e tente fazer um programinha. É bem simples esse programa. O circuito também já foi apresentado, basta montá-lo. O hardware é o circuito RC. Ele é que vai determinar os períodos Ton e Toff. A expressão da frequência também já foi apresentada (f = 2,2 x Rf x C). Pode incluir dois resistores para a outra entrada do comparador, ou pode incluir uma tensão de referência por software. O modo que o comparador vai operar já foi mostrado.
Agora falta colocar seus neurônios para trabalhar e testar.
DEPOIS de ter testado, se ainda não funcionar, aí você pede ajuda. Mas tem que mostrar o que você fez e colocar a figura do circuito.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Próximo

Voltar para PIC