Sensor nível de caixa d'água

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor Jorge_Francisco » 26 Set 2012 10:24

Esse sensor vedado é o usado em carros. Vem 4 deles, e o custo é de cerca de R$ 50,00 no mercado livre.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor edison » 29 Set 2012 02:04

Se puder usar algo artesanal creio que isso resolve seu problema.
Baseado em sistema usado em controle de nível de óleo em centrais hidráulicas.
No sistema original são usados apenas 3 reed magnéticos (min -max -alarme).
Na opção abaixo são usados vários reeds intercalados para evitar "pontos cegos".

Note que:
1-O número de reeds pode variar em função da altura a ser monitorada e podem ser apenas colados numa base isolante e soltos dentro do tubo.

2-Os imãs na boia devem cercar todo o perímetro do tubo ,usar um imã de magnetron (toroidal) embutido numa boia maior ou mais simples ,usar aquelas mantas magnéticas flexíveis de imã de geladeira envolvendo o anel interno da boia.

3-A tampa superior é apenas encaixada ou rosqueada e pode ficar fora do reservatório facilitando qquer manutenção.

4_O peso na tampa inferior evita que o conjunto flutue.

Imagem

Boa sorte!
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor ze » 30 Set 2012 13:34

só passei pra registrar minhas congratulações ao amigo edson. estou a imaginar um ímã de altofalante, uns 10 reed com resitores de 1 a 10k formando uma saída com 2 fios. Eu nem preciso mas estou quase que meio que talvez disposto a montar uma gambi assim pra monitorar o nível da "barragem" da minha famigerada hidrelétrica.
boa amigo!
ze
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 30 Set 2012 15:50

lellis

faço "suas" as "minhas" palavras!! :lol:

Já papei uma pá de vezes com o edson e sempre ele apresenta soluções simples e funcionais.
Estou pensando tb em fazer um deste para a casa do meu sogro ... já que não tenho nem caixa d'agua e nem barragem! :D
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor Fandango » 01 Out 2012 20:52

A solução do Edison funciona direitinho sim.
Há uns 10 anos fiz algo similar para monitorar a caixa d'água da casa da minha mãe e ligar a bomba da cisterna somente quando a caixa estivesse com o nível programado. É que nas férias ou em determinados feriados o número de visitas variava e volta e meia a minha mãe ficava sem água pró banho. Aí tinha que esperar a caixa encher.
Eu usei um tubo de PVC, do tipo que o Edison sugeriu, um ímã de alto-falante acoplado a um pedaço daqueles espagetes para bioar na piscina, e alguns reed-switches, só que para diminuir o número de fios eu liguei os reeds a resistores e usei uma entrada analógica de um PIC desses de 8 pinos (acho que foi um OTP, se bem me recordo um 12C671). Tudo dentro do tubo sensor. Daí só saiam os 2 fios de alimentação e os 2 de comunicação. Usei cabo com 2 pares trançados (uns 40 metros) até a caixinha de controle, que tinha um outro PIC que fazia o controla da IHM (4 teclas e uma barrinha de LEDs).
Funcionou legal por 4 anos, até que a minha mãe vendeu a casa e mudou prá outra.
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 03 Out 2012 18:11

Eu sugiro sensor de pressão. Existem baratinhos para range de 1.0 metro, 2 metros de coluna dágua, etc.
Tem uns que são com conpensação de temperatura e saida de 0 a 200mV.
Se voce fizer um amplificador com ajuste de ZERO e SPAN, então tá morta a cocota.

Pode ficar no topo, recebendo pressão duma coluna de ar, semelhante aos pressostatos de máquina de lavar.

Na farnel tem uns.

Mas o que eu quero mesmo é transmitir essa informação analógica- sinal como de 0-5 V ou 4- 20 mA por Wireless, isto é, sem fio, via rádio.

Tinha um camarada que estava comercializando umas placas made in china para transmissão de sinal analógico sem fio, preço bom mas eu perdí o contato.

Alguem sabe onde existe uma placa dessa.

Na SENSOR deve ter, mas deve ser cara pacas.
Haroldo Coelho
Byte

Anterior

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos