Gerador de Funções

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor enigmabox » 30 Mar 2012 23:58

Lembra que ainda estou fazendo o medidor de C e L.

MOR_AL,

Vai usar o 555 no projeto ou vai fazer tudo com componente discreto?
Ha varios anos atras eu montei um capacimetro com 555 e funcionava bem.
enigmabox

Mensagempor MOR_AL » 31 Mar 2012 09:51

enigmabox escreveu:
Lembra que ainda estou fazendo o medidor de C e L.

MOR_AL,

Vai usar o 555 no projeto ou vai fazer tudo com componente discreto?
Ha varios anos atras eu montei um capacimetro com 555 e funcionava bem.

Olá enigmabox!
Veja o tópico a seguir, para maiores detalhes.
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=12324
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 17 Mai 2012 11:31

Olá pessoal que acompanha esse "parto"! :lol:
Apesar de não parecer, ainda estou tentando fazer o tal Gerador de Funções com componentes discretos. Como todo “Projeto Sem Patrão”, este está demorando devido a sua prioridade “dinâmica”. Ora alta, ora baixa.
No momento configurei-o como “Altíssima Prioridade” ... até segunda ordem. :?
Deixando as brincadeiras de lado, tenho realizado algum avanço no projeto.
Segue a sequência do realizado.

1 - Terminei de projetar e simular a última versão do Comparador Discreto.
a) O Comparador discreto (o coração do gerador) anterior respondia até a frequência de vários MHz, porém ainda havia dois problemas a serem corrigidos. A dissipação nos transistores estava excessiva e os parâmetros, como correntes nos transistores e estabilidade com a temperatura, não eram confiáveis. Poderiam assumir valores diferentes para cada unidade montada.
b) O comparador atual, que incluiu diversas versões até chegar a esta última, já não apresenta muita dissipação nos transistores e a estabilidade dos parâmetros foi melhorada. A potência dissipada foi verificada na simulação. A estabilidade foi melhorada com a inclusão de componentes, em determinadas partes do circuito, já conhecidos dos projetistas e que efetivamente funcionam. Não simulei.
2 – Terminei de projetar/simular o circuito de modulação FM e FSK.
a) Este circuito agora pode gerar modulações em onda quadrada, triangular e senoidal. As frequências de modulação variam desde 1c/s até 1000c/s e estão distribuídas em três faixas/décadas.
b) Devo ter alterado o circuito umas 5 vezes até ficar como eu gostaria. Isso atrasa muito o projeto. Para cada alteração tive que refazer todas as contas, o que deu muito trabalho.
3 - Terminei de projetar/simular o circuito de condicionamento entre a modulação e o comparador.
Este circuito tem duas funções.
a) Transfere as tensões do sinal modulante para que o comparador gere a frequência principal, com desvios de acordo com o sinal modulante.
b) Sem a modulação, o circuito gera uma tensão que determina a frequência fundamental.
Como para frequências mais altas, não dá para fazer montagem rápida em “aranha” (exceção para aquelas típicas de RF com menos componentes), tive que fazer o “layout” do comparador, para poder testá-lo. Apesar do circuito modulador e do circuito condicionador não possuírem HF, também tive que fazer o “layout” deles, por possuírem muitos componentes. Então...
4 – Fiz o “layout” do comparador. Uma placa.
5 – Fiz o “layout” do modulador e do condicionador. Outra placa.
6 – Fiz o “layout” que contém os componentes que tem acesso ao exterior, tais como chaves, potenciômetros e capacitores de onda. Outra placa. Esta placa é a maior de todas. Necessário para alocar os componentes externos de modo a ficarem com uma distribuição estética no painel frontal.

Próximos passos:

1 – Fazer a PCI do circuito Modulador FM e do Condicionador. Montar o circuito. Juntar, provisoriamente, com os componentes externos; chaves, potenciômetros, e capacitores e testá-los.
2 – Fazer a PCI do circuito do Comparador. Montar o circuito.
3 – Fazer a placa com os componentes externos e fontes positiva e negativa. Montar o circuito. Testar as fontes de alimentação.
4 – Juntar tudo. Montar na caixa e ver se funciona. :roll:

Por incluir:

1 – Obter o sinal senoidal da onda triangular do comparador.
2 – Circuito de atenuação, com baixa impedância de saída, dos sinais senoidais, triangulares e quadrados gerados no circuito comparador.
3 – Circuito de modulação AM. Esse vai ser difícil.

Isso me lembra que o "Ótimo é inimigo do Bom" e que a partir de determinado tamanho de circuito, os mesmos devem ficar restritos a empresas com mais de um funcionário.
O pior de tudo nem foi projetar. O pior de tudo, para mim, é fazer os “layouts”.

Seguem desenhos de alguns ainda provisórios. Fiz minha própria biblioteca de componentes comuns, para poder espremê-los nas placas.

Imagem
Imagem
Imagem

Até a próxima!
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 08 Jun 2012 16:41

Olá pessoal!
Mais uma etapa concluída!
1 - Montagem da parte que gera o sinal modulante em FM. Ondas quadradas, triangulares e senoidais (ou quase. Hehe. possuem um pouco de distorção. Ainda não tive saco para melhorar). A frequência dessas ondas podem variar desde menos de 1c/s até mais de 2kc/s.
Observem as indicações na tela do osciloscópio.
As fotos das ondas mostram os limites das frequências em cada uma das três faixas.
De menos de 1c/s até mais de 10c/s.
De menos de 10c/s até mais de 100c/s.
De menos de 100c/s até mais de 1000c/s.
A placa também inclui duas fontes de corrente que recebem estes sinais e o aplicam no capacitor de tempo do comparador.
2 - Verificação das ondas geradas (limites de tensão).
3 - Verificação das frequências geradas.
A seguir constam as fotos tiradas dessa etapa.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
[img][img]http://i100.photobucket.com/albums/m36/MOR_AL/Ger_Fun_Mod_FM_15.jpg[/img]
Imagem

Imagem
Imagem

Pode-se também alterar, continuamente, os períodos Ton e Toff da onda quadrada (FSK) e os seus correspondentes para as ondas triangular (sweep) e senoidal (sem uso prático).

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Próximos passos nesta placa:
1 - Verificação do funcionamento das fontes de corrente positiva e negativa.
2 - Verificação da parte condicionadora dos sinais gerados para as fontes de corrente.
Próximo passo geral:
1 - Fazer a PCI do comparador discreto. Já fiz o layout.
2 - Montar os componentes na placa.
3 - Acoplar a placa do sinal modulante (que também produz o sinal contínuo para o estabelecimento da frequência do gerador principal) à placa do comparador discreto.
4 - Fazer a placa que contém os componentes que ficarão à mostra no painel frontal, como potenciômetros e chaves.

Pensamento:
1 - Como era bom quando ainda trabalhava numa empresa e tinha um técnico que fazia o layout e montava a placa. Não sei como eles aguentavam. É muito sacal!! :cry:
2 - Pô! Agora me veio a idéia de que, como essas frequências são baixas, eu poderia usar um PIC. Alguns teclados poderiam selecionar tanto a faixa, a amplitude e a forma de onda ... Fica para a próxima ... Mas o clock do PIC poderia interferir no oscilador principal ... Teria que fazer uma blindagem.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Renato_mcl » 25 Jun 2012 20:48

Mor_Al,

No ebay estão vendendo o famoso CI Max038 que gera frequencias até 20MHz.
Uma pergunta, onde é utilizado o sinal modulado do gerador de funções?

Abs,

Renato
Renato_mcl
Byte

Mensagempor MOR_AL » 26 Jun 2012 14:30

Renato_mcl escreveu:Mor_Al,

No ebay estão vendendo o famoso CI Max038 que gera frequencias até 20MHz.
Uma pergunta, onde é utilizado o sinal modulado do gerador de funções?

Abs,

Renato

Olá Renato!

Dei uma olhada no Ebay.
O chip que eles dizem ser original começa com US$ 28.00.
Acho que, apesar do preço, ainda assim valeria a pena montar um gerador com esse chip.
Só tem que se tomar cuidado com a origem. Se for original, tudo bem, mas se for Xing-Ling, fuja.
Xing-Ling só para componentes não críticos.
Comprei diversos LM311, que no manual é rápido, mas no teste (mostrado aqui mesmo) deixou muito a desejar.
O MAX038 permite gerar frequências até 20Mc/s em onda quadrada. Tá legal que com alguma distorção, mas ainda assim é ótimo. Se eu tivesse a garantia de que o chip é original, então eu teria feito um gerador com ele. Acabei fazendo com o XR2206, que só vai até cerca de 1Mc/s.
Agora já estou fazendo um com componentes discretos, que deve ir até uns 10MHz. Confesso que está dando muito trabalho.

Quanto a sua pergunta, entendi que quais casos seriam interessantes um sinal modulado em frequência.
Dividindo em duas partes:
1 - FM para pequena variação da frequência.
a) Usa-se este sinal para verificar a qualidade de um receptor FM, por exemplo. Você seta a freq. principal com 10,8MHz e aplica uma modulação de uns 200kHz de desvio (10,8MHz - 100kHz até 10,8MHz + 100kHz). Essa modulação pode ser senoidal.
A taxa da variação do sinal modulante equivale ao sinal de áudio (voz, música, etc).
Se você variar essa taxa desde uns 50Hz até uns 15kHz, então você terá a resposta do estágio de FI e demodulador do receptor. Esses estágios são, basicamente, o que limita a qualidade do sinal de áudio.
b) Na transmissão de um sinal FSK. A frequência principal possui dois valores próximos. Um deles corresponde ao ‘0’ e o outro ao ‘1’, lógicos. A qualidade do receptor, que normalmente contém um PLL, pode ser analisada ao se variar a taxa de variação desta onda. Com isso você pode determinar, na prática, até que taxa de dados o seu receptor pode responder.
2 – FM para grande variação de frequência.
Um exemplo clássico é para analisar a resposta de um filtro passa-baixas, passa-banda, passa-altas, rejeita-banda (todos passivos ou ativos com operacionais). Você coloca o seu gerador com uma frequência mínima menor que o que você quer observar no seu filtro, e frequência máxima maior que a que você quer observar. Aplica uma modulação, ou seja uma variação triangular ou dente de serra (variação linear) no seu filtro. Observa a saída do seu filtro na entrada vertical do osciloscópio. Na entrada horizontal o sinal modulante poderia ser aplicado. Na tela teria a forma de variação da saída com a frequência.

Você também pode usar o gerador com modulação AM para a mesma finalidade, quando o sistema de comunicação for desse tipo. O MAX038 não contém essa facilidade. Teria que ser implementada por fora.
Você pode usar o sinal senoidal ou quadrado para determinar o valor de capacitor, ou de indutor. Conhecendo-se a frequência e a amplitude do sinal.

Bom.
Estas são algumas utilizações que me vem à cabeça, mas tem muito mais.
MOR_AL
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 26 Jun 2012 18:28

Sinceramente, parabéns! Estou acompanhando e gostando muito do resultado, queria um desses,hehehe.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor MOR_AL » 26 Jun 2012 19:42

Jorge_Francisco escreveu:Sinceramente, parabéns! Estou acompanhando e gostando muito do resultado, queria um desses,hehehe.

Grato, Jorge!
Sinceramente. Se na ocasião eu conseguisse um MAX038 original, eu partiria dele.
Com relação ao gerador com componentes discretos, é mais trabalhoso. Tenho que projetar, fazer o layout, a placa de CI, comprar todos os componentes, montar, fazer o teste preliminar, alterar o circuito, fazer novo layout, nova placa de CI, montar e testar novamente, a frequência vai até uns 10Mc/s, frente aos 20Mc/s do MAX038, que também permite modulação FM e FSK.
Está demorando muito mais do que eu previa.
Mas hoje eu terminei de montar a placa que compõe o comparador. Vou juntar com a placa que gera a modulação e a frequência principal.
Vou testar para ver se os transistores não esquentam em demasia, ver até que frequência responde.
Quando eu fizer isso e se der certo, eu posto aqui. Não sei quando isso vai ocorrer pois tenho outros compromissos, mas vamos em frente.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor eletroinf » 27 Jun 2012 14:19

Muy interessante esse projeto.
Eu comprei esse kit, ja faz algum tempo:
http://midnightdesignsolutions.com/dds60/index.html
Até então eu só testei ele, espetando num protoboard e acionando as frequencias com um mcu. Usei um rádio OC pra verificar o sinal.
Agora, recentemente, no ebay estão disponíveis com preço interessante.
Comprei um desses:
http://www.ebay.com/itm/AD9850-DDS-Sign ... 20c6f1e852
Chegou essa semana. Nas férias de julho vou testar.

Abrç
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor MOR_AL » 27 Jun 2012 16:55

eletroinf escreveu:Muy interessante esse projeto.
Eu comprei esse kit, ja faz algum tempo:
http://midnightdesignsolutions.com/dds60/index.html
Até então eu só testei ele, espetando num protoboard e acionando as frequencias com um mcu. Usei um rádio OC pra verificar o sinal.
Agora, recentemente, no ebay estão disponíveis com preço interessante.
Comprei um desses:
http://www.ebay.com/itm/AD9850-DDS-Sign ... 20c6f1e852
Chegou essa semana. Nas férias de julho vou testar.

Abrç

O primeiro é mais completo. Parece que pode-se até modular em frequência a frequência principal. Talvez US$ 87.00 ainda seja interessante. Acho que o filtro passa-baixas serve para reduzir as componentes harmônicas que aumentam a distorção, na medida que a frequência aumenta. Parece que a saída é senoidal. Para frequências até 1Mc/s tem saída em onda quadrada. Não li com detalhes para ter certeza.
Não vi como poder variar a tensão de saída. Parece que há um potenciômetro que faz apenas o ajuste.
O segundo não me atraiu, apesar de ser bem mais barato. Como seu preço é bem barato, poderia ser usado como parte de um circuito maior. Teria que ter o manual de operação dele.
Acho que vou comprar o segundo, se encontrar todos os dados dele.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Renato_mcl » 27 Jun 2012 22:51

No ML tem um gerador de funções com DDS, mas é bom procurar informações nos fóruns lá fora porque tem algumas queixas sobre os "UDBxxx".

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 2-2mhz-_JM

Renato
Renato_mcl
Byte

Mensagempor MOR_AL » 28 Jun 2012 15:55

Renato_mcl escreveu:No ML tem um gerador de funções com DDS, mas é bom procurar informações nos fóruns lá fora porque tem algumas queixas sobre os "UDBxxx".

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 2-2mhz-_JM

Renato

O anúncio está mais para um gerador XR2206 que um DDS.
O Gerador vai até 2MHz.
O Contador (frequencímetro) é que vai até 60MHz.
Não sei como ele consegue uma saída de 10Vpp com alimentação de 5V, sem que haja um trafo ou um sintonizado LC.
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais