Olá pessoal que acompanha esse "parto"!
Apesar de não parecer, ainda estou tentando fazer o tal Gerador de Funções com componentes discretos. Como todo “Projeto Sem Patrão”, este está demorando devido a sua prioridade “dinâmica”. Ora alta, ora baixa.
No momento configurei-o como “Altíssima Prioridade” ... até segunda ordem.
Deixando as brincadeiras de lado, tenho realizado algum avanço no projeto.
Segue a sequência do realizado.
1 - Terminei de projetar e simular a última versão do Comparador Discreto.
a) O Comparador discreto (o coração do gerador) anterior respondia até a frequência de vários MHz, porém ainda havia dois problemas a serem corrigidos. A dissipação nos transistores estava excessiva e os parâmetros, como correntes nos transistores e estabilidade com a temperatura, não eram confiáveis. Poderiam assumir valores diferentes para cada unidade montada.
b) O comparador atual, que incluiu diversas versões até chegar a esta última, já não apresenta muita dissipação nos transistores e a estabilidade dos parâmetros foi melhorada. A potência dissipada foi verificada na simulação. A estabilidade foi melhorada com a inclusão de componentes, em determinadas partes do circuito, já conhecidos dos projetistas e que efetivamente funcionam. Não simulei.
2 – Terminei de projetar/simular o circuito de modulação FM e FSK.
a) Este circuito agora pode gerar modulações em onda quadrada, triangular e senoidal. As frequências de modulação variam desde 1c/s até 1000c/s e estão distribuídas em três faixas/décadas.
b) Devo ter alterado o circuito umas 5 vezes até ficar como eu gostaria. Isso atrasa muito o projeto. Para cada alteração tive que refazer todas as contas, o que deu muito trabalho.
3 - Terminei de projetar/simular o circuito de condicionamento entre a modulação e o comparador.
Este circuito tem duas funções.
a) Transfere as tensões do sinal modulante para que o comparador gere a frequência principal, com desvios de acordo com o sinal modulante.
b) Sem a modulação, o circuito gera uma tensão que determina a frequência fundamental.
Como para frequências mais altas, não dá para fazer montagem rápida em “aranha” (exceção para aquelas típicas de RF com menos componentes), tive que fazer o “layout” do comparador, para poder testá-lo. Apesar do circuito modulador e do circuito condicionador não possuírem HF, também tive que fazer o “layout” deles, por possuírem muitos componentes. Então...
4 – Fiz o “layout” do comparador. Uma placa.
5 – Fiz o “layout” do modulador e do condicionador. Outra placa.
6 – Fiz o “layout” que contém os componentes que tem acesso ao exterior, tais como chaves, potenciômetros e capacitores de onda. Outra placa. Esta placa é a maior de todas. Necessário para alocar os componentes externos de modo a ficarem com uma distribuição estética no painel frontal.
Próximos passos:
1 – Fazer a PCI do circuito Modulador FM e do Condicionador. Montar o circuito. Juntar, provisoriamente, com os componentes externos; chaves, potenciômetros, e capacitores e testá-los.
2 – Fazer a PCI do circuito do Comparador. Montar o circuito.
3 – Fazer a placa com os componentes externos e fontes positiva e negativa. Montar o circuito. Testar as fontes de alimentação.
4 – Juntar tudo. Montar na caixa e ver se funciona.
Por incluir:
1 – Obter o sinal senoidal da onda triangular do comparador.
2 – Circuito de atenuação, com baixa impedância de saída, dos sinais senoidais, triangulares e quadrados gerados no circuito comparador.
3 – Circuito de modulação AM. Esse vai ser difícil.
Isso me lembra que o
"Ótimo é inimigo do Bom" e que a partir de determinado tamanho de circuito, os mesmos devem ficar restritos a empresas com mais de um funcionário.
O pior de tudo nem foi projetar. O pior de tudo, para mim, é fazer os “layouts”.
Seguem desenhos de alguns ainda provisórios. Fiz minha própria biblioteca de componentes comuns, para poder espremê-los nas placas.
Até a próxima!
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain